Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORDÃO, M. A.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ARAÚJO, W. P., PEREIRA, J. R., ZONTA, J. H., LIMA, R. F. de, FERREIRA, F. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1107098
http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i3.5933
Resumo: Para o uso do recurso água na agricultura procura-se uma maior eficiência devido á escassez em determinadas regiões. Objetivou-se avaliar o efeito do déficit hídrico, aplicado em diferentes fases fenológicas, sobre o crescimento, fisiologia e produção das cultivares BRS 286 e BRS 336 de algodoeiro herbáceo. O delineamento experimental foi blocos casualizados em parcelas subdivididas, com os seis regimes de déficits hídricos, aplicados em diferentes fases fenológicas do algodoeiro, formando as parcelas e, as duas cultivares de algodoeiro herbáceo, as subparcelas, em 4 repetições. Foram avaliadas as variáveis de crescimento, fisiológicas e produtividade de algodão em caroço do algodoeiro herbáceo. O déficit hídrico restringiu o crescimento de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, com as fases mais sensíveis sendo as de crescimento inicial, de botão floral e de flor. O déficit de 14 dias, aplicados nas diferentes fases fenológicas, não influenciou a fotossíntese das plantas de ambas as cultivares, mas alterou a condutâncias estomática e a transpiração das mesmas. As fases fenológicas de flor e de maçã foram as mais sensíveis ao déficit hídrico por apresentarem menor produção. Os tratamentos sem déficit em todo o ciclo e com déficit nas fases de crescimento inicial e de capulho, de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, permitiram produtividade satisfatória em relação à média nacional.
id EMBR_4499ede67e7b5f9bca8eab94873bfe6d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1107098
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.Balanço HídricoPotencial HídricoDeficiência HídricaGossypium HirsutumWater balanceWater potentialSoil water deficitPara o uso do recurso água na agricultura procura-se uma maior eficiência devido á escassez em determinadas regiões. Objetivou-se avaliar o efeito do déficit hídrico, aplicado em diferentes fases fenológicas, sobre o crescimento, fisiologia e produção das cultivares BRS 286 e BRS 336 de algodoeiro herbáceo. O delineamento experimental foi blocos casualizados em parcelas subdivididas, com os seis regimes de déficits hídricos, aplicados em diferentes fases fenológicas do algodoeiro, formando as parcelas e, as duas cultivares de algodoeiro herbáceo, as subparcelas, em 4 repetições. Foram avaliadas as variáveis de crescimento, fisiológicas e produtividade de algodão em caroço do algodoeiro herbáceo. O déficit hídrico restringiu o crescimento de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, com as fases mais sensíveis sendo as de crescimento inicial, de botão floral e de flor. O déficit de 14 dias, aplicados nas diferentes fases fenológicas, não influenciou a fotossíntese das plantas de ambas as cultivares, mas alterou a condutâncias estomática e a transpiração das mesmas. As fases fenológicas de flor e de maçã foram as mais sensíveis ao déficit hídrico por apresentarem menor produção. Os tratamentos sem déficit em todo o ciclo e com déficit nas fases de crescimento inicial e de capulho, de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, permitiram produtividade satisfatória em relação à média nacional.Mailson Araújo Cordão; Whéllyson Pereira Araújo; JOSE RODRIGUES PEREIRA, CNPA; JOAO HENRIQUE ZONTA, CNPA; Robson Felipe de Lima; Fagner Nogueira Ferreira.CORDÃO, M. A.ARAÚJO, W. P.PEREIRA, J. R.ZONTA, J. H.LIMA, R. F. deFERREIRA, F. N.2019-03-15T00:27:50Z2019-03-15T00:27:50Z2019-03-1420182019-03-15T00:27:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 13, n. 3, p. 313-321, 2018.1981-8203http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1107098http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i3.5933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-15T00:27:58Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1107098Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-15T00:27:58falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-15T00:27:58Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.
title Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.
spellingShingle Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.
CORDÃO, M. A.
Balanço Hídrico
Potencial Hídrico
Deficiência Hídrica
Gossypium Hirsutum
Water balance
Water potential
Soil water deficit
title_short Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.
title_full Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.
title_fullStr Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.
title_full_unstemmed Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.
title_sort Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.
author CORDÃO, M. A.
author_facet CORDÃO, M. A.
ARAÚJO, W. P.
PEREIRA, J. R.
ZONTA, J. H.
LIMA, R. F. de
FERREIRA, F. N.
author_role author
author2 ARAÚJO, W. P.
PEREIRA, J. R.
ZONTA, J. H.
LIMA, R. F. de
FERREIRA, F. N.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mailson Araújo Cordão; Whéllyson Pereira Araújo; JOSE RODRIGUES PEREIRA, CNPA; JOAO HENRIQUE ZONTA, CNPA; Robson Felipe de Lima; Fagner Nogueira Ferreira.
dc.contributor.author.fl_str_mv CORDÃO, M. A.
ARAÚJO, W. P.
PEREIRA, J. R.
ZONTA, J. H.
LIMA, R. F. de
FERREIRA, F. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Balanço Hídrico
Potencial Hídrico
Deficiência Hídrica
Gossypium Hirsutum
Water balance
Water potential
Soil water deficit
topic Balanço Hídrico
Potencial Hídrico
Deficiência Hídrica
Gossypium Hirsutum
Water balance
Water potential
Soil water deficit
description Para o uso do recurso água na agricultura procura-se uma maior eficiência devido á escassez em determinadas regiões. Objetivou-se avaliar o efeito do déficit hídrico, aplicado em diferentes fases fenológicas, sobre o crescimento, fisiologia e produção das cultivares BRS 286 e BRS 336 de algodoeiro herbáceo. O delineamento experimental foi blocos casualizados em parcelas subdivididas, com os seis regimes de déficits hídricos, aplicados em diferentes fases fenológicas do algodoeiro, formando as parcelas e, as duas cultivares de algodoeiro herbáceo, as subparcelas, em 4 repetições. Foram avaliadas as variáveis de crescimento, fisiológicas e produtividade de algodão em caroço do algodoeiro herbáceo. O déficit hídrico restringiu o crescimento de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, com as fases mais sensíveis sendo as de crescimento inicial, de botão floral e de flor. O déficit de 14 dias, aplicados nas diferentes fases fenológicas, não influenciou a fotossíntese das plantas de ambas as cultivares, mas alterou a condutâncias estomática e a transpiração das mesmas. As fases fenológicas de flor e de maçã foram as mais sensíveis ao déficit hídrico por apresentarem menor produção. Os tratamentos sem déficit em todo o ciclo e com déficit nas fases de crescimento inicial e de capulho, de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, permitiram produtividade satisfatória em relação à média nacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-15T00:27:50Z
2019-03-15T00:27:50Z
2019-03-14
2019-03-15T00:27:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 13, n. 3, p. 313-321, 2018.
1981-8203
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1107098
http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i3.5933
identifier_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 13, n. 3, p. 313-321, 2018.
1981-8203
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1107098
http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i3.5933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503473031544832