Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, R. B.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: VIEIRA, A. H., BENTES-GAMA, M. de M., ROSSI, L. M. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710760
Resumo: Entre as essências florestais nativas da região norte de potencial para a produção madeireira destaca-se a bandarra (Schizolobium amazonicum) pelo seu rápido crescimento e qualidade de madeira. O objetivo deste trabalho foi quantificar a variabilidade genética entre procedências de bandarra e o progresso genético com a prática da seleção, visando caracterizar área de produção de sementes (APS). Foram avaliadas três procedências de bandarra dos Estados de Rondônia, Pará e Acre em delineamento de blocos ao acaso com informação dentro de parcela instalado no espaçamento de 4 x 2 m em Ouro Preto d´Oeste, Rondônia. Foram avaliados os caracteres: diâmetro à altura do peito DAP (cm), altura total ALT(m) e volume de madeira VOL (m³) aos nove anos de idade. A análise da variância indicou a existência de variabilidade genética entre as procedências a 1% de probabilidade somente para os caracteres ALT (m) e VOL (m³). A acurácia do procedimento de seleção entre procedências apresentou magnitude elevada e suas estimativas de progresso genético foram consideradas para prever a média na próxima geração. As estimativas de progresso genético indicam 20% de ganho em volume com a seleção entre procedências e 30% com a seleção entre e dentro de procedências. As procedências avaliadas apresentaram boa adaptabilidade geral, com potencial para a produção de madeira na região e variabilidade genética suficiente para ser explorada com estruturação em famílias.
id EMBR_451863c8c0435772586ae3d3785be8a9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/710760
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)Melhoramento florestalÀrea de produção de sementesParâmetros genéticosSeed production areasGenetic parameterstree breedingEntre as essências florestais nativas da região norte de potencial para a produção madeireira destaca-se a bandarra (Schizolobium amazonicum) pelo seu rápido crescimento e qualidade de madeira. O objetivo deste trabalho foi quantificar a variabilidade genética entre procedências de bandarra e o progresso genético com a prática da seleção, visando caracterizar área de produção de sementes (APS). Foram avaliadas três procedências de bandarra dos Estados de Rondônia, Pará e Acre em delineamento de blocos ao acaso com informação dentro de parcela instalado no espaçamento de 4 x 2 m em Ouro Preto d´Oeste, Rondônia. Foram avaliados os caracteres: diâmetro à altura do peito DAP (cm), altura total ALT(m) e volume de madeira VOL (m³) aos nove anos de idade. A análise da variância indicou a existência de variabilidade genética entre as procedências a 1% de probabilidade somente para os caracteres ALT (m) e VOL (m³). A acurácia do procedimento de seleção entre procedências apresentou magnitude elevada e suas estimativas de progresso genético foram consideradas para prever a média na próxima geração. As estimativas de progresso genético indicam 20% de ganho em volume com a seleção entre procedências e 30% com a seleção entre e dentro de procedências. As procedências avaliadas apresentaram boa adaptabilidade geral, com potencial para a produção de madeira na região e variabilidade genética suficiente para ser explorada com estruturação em famílias.Rodrigo Barros Rocha, Embrapa Rondônia; Abadio Hermes Vieira, Embrapa Rondônia; Michelliny de Matos Bentes-Gama, Embrapa Rondônia; Luiz Marcelo Brum Rossi, Embrapa Amazônia Ocidental.ROCHA, R. B.VIEIRA, A. H.BENTES-GAMA, M. de M.ROSSI, L. M. B.2011-04-09T18:48:29Z2011-04-09T18:48:29Z2009-12-2120092011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSeparata de: Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 37, n. 84, p. 351-358, dez. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:30:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/710760Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:30:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:30:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)
title Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)
spellingShingle Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)
ROCHA, R. B.
Melhoramento florestal
Àrea de produção de sementes
Parâmetros genéticos
Seed production areas
Genetic parameters
tree breeding
title_short Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)
title_full Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)
title_fullStr Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)
title_full_unstemmed Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)
title_sort Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)
author ROCHA, R. B.
author_facet ROCHA, R. B.
VIEIRA, A. H.
BENTES-GAMA, M. de M.
ROSSI, L. M. B.
author_role author
author2 VIEIRA, A. H.
BENTES-GAMA, M. de M.
ROSSI, L. M. B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigo Barros Rocha, Embrapa Rondônia; Abadio Hermes Vieira, Embrapa Rondônia; Michelliny de Matos Bentes-Gama, Embrapa Rondônia; Luiz Marcelo Brum Rossi, Embrapa Amazônia Ocidental.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, R. B.
VIEIRA, A. H.
BENTES-GAMA, M. de M.
ROSSI, L. M. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento florestal
Àrea de produção de sementes
Parâmetros genéticos
Seed production areas
Genetic parameters
tree breeding
topic Melhoramento florestal
Àrea de produção de sementes
Parâmetros genéticos
Seed production areas
Genetic parameters
tree breeding
description Entre as essências florestais nativas da região norte de potencial para a produção madeireira destaca-se a bandarra (Schizolobium amazonicum) pelo seu rápido crescimento e qualidade de madeira. O objetivo deste trabalho foi quantificar a variabilidade genética entre procedências de bandarra e o progresso genético com a prática da seleção, visando caracterizar área de produção de sementes (APS). Foram avaliadas três procedências de bandarra dos Estados de Rondônia, Pará e Acre em delineamento de blocos ao acaso com informação dentro de parcela instalado no espaçamento de 4 x 2 m em Ouro Preto d´Oeste, Rondônia. Foram avaliados os caracteres: diâmetro à altura do peito DAP (cm), altura total ALT(m) e volume de madeira VOL (m³) aos nove anos de idade. A análise da variância indicou a existência de variabilidade genética entre as procedências a 1% de probabilidade somente para os caracteres ALT (m) e VOL (m³). A acurácia do procedimento de seleção entre procedências apresentou magnitude elevada e suas estimativas de progresso genético foram consideradas para prever a média na próxima geração. As estimativas de progresso genético indicam 20% de ganho em volume com a seleção entre procedências e 30% com a seleção entre e dentro de procedências. As procedências avaliadas apresentaram boa adaptabilidade geral, com potencial para a produção de madeira na região e variabilidade genética suficiente para ser explorada com estruturação em famílias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-21
2009
2011-04-09T18:48:29Z
2011-04-09T18:48:29Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Separata de: Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 37, n. 84, p. 351-358, dez. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710760
identifier_str_mv Separata de: Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 37, n. 84, p. 351-358, dez. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503329991098368