Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, R.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MADDOCK, J. E. L., CAMPOS, D. V. B. de, MADARI, B. E., MACHADO, P. L. O. de A., SANTELLI, R. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104876
Resumo: Recentemente os solos arqueológicos Amazônicos conhecidos como Terra Preta de Índio (TPI) foram propostos para serem elegíveis como Golden spikes do início do Antropoceno há 2000 anos antes do presente. Contudo, esta hipótese foi altamente contestada pela comunidade científica internacional que apontou que as TPI não possuem as condições de preservação geológicas necessárias para servirem como Golden spikes. Uma das principais alegações é que as TPI encontram-se em ecossistemas naturais abertos suscetíveis à erosão natural ou antrópica, o que inviabilizaria uma adequada preservação estratigráfica. Logo, o objetivo deste estudo foi avaliar as características de estabilidade de agregados de solos de TPI sobre diferentes períodos de pousio e determinar se as TPI possuem capacidade de preservação estratigráfica que as tornem resistentes à erosão pluvial e mecânica. Foi constatado que o tempo de pousio não influenciou significativamente na melhoria da estabilidade de agregados das duas áreas avaliadas e foi observado que a matéria orgânica do solo (MOS) não desempenhou uma forte participação como agente cimentante das partículas devido ao caráter oxidíco e caulinítico destas áreas. Consequentemente, foi constatado a suscetibilidade à erosão pluvial e antrópica das TPI, inviabilizando-as como Golden Spikes do início do Antropoceno.
id EMBR_453cfc7da9ea900dd60bc5b899aca214
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104876
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.Golden spike do AntropocenoTerra preta de índioCarbono pirogênicoSolos antrópicosRecentemente os solos arqueológicos Amazônicos conhecidos como Terra Preta de Índio (TPI) foram propostos para serem elegíveis como Golden spikes do início do Antropoceno há 2000 anos antes do presente. Contudo, esta hipótese foi altamente contestada pela comunidade científica internacional que apontou que as TPI não possuem as condições de preservação geológicas necessárias para servirem como Golden spikes. Uma das principais alegações é que as TPI encontram-se em ecossistemas naturais abertos suscetíveis à erosão natural ou antrópica, o que inviabilizaria uma adequada preservação estratigráfica. Logo, o objetivo deste estudo foi avaliar as características de estabilidade de agregados de solos de TPI sobre diferentes períodos de pousio e determinar se as TPI possuem capacidade de preservação estratigráfica que as tornem resistentes à erosão pluvial e mecânica. Foi constatado que o tempo de pousio não influenciou significativamente na melhoria da estabilidade de agregados das duas áreas avaliadas e foi observado que a matéria orgânica do solo (MOS) não desempenhou uma forte participação como agente cimentante das partículas devido ao caráter oxidíco e caulinítico destas áreas. Consequentemente, foi constatado a suscetibilidade à erosão pluvial e antrópica das TPI, inviabilizando-as como Golden Spikes do início do Antropoceno.RICARDO SOARES, INEA/UFF; JOHN E. L. MADDOCK, UFF; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, SIRE; RICARDO E. SANTELLI, UFRJ.SOARES, R.MADDOCK, J. E. L.CAMPOS, D. V. B. deMADARI, B. E.MACHADO, P. L. O. de A.SANTELLI, R. E.2019-01-28T23:42:07Z2019-01-28T23:42:07Z2019-01-2820182020-01-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Virtual de Química, v. 10, n. 6, p. 1693-1718, nov./dez. 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/110487610.21577/1984-6835.20180114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-01-28T23:42:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104876Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-01-28T23:42:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-01-28T23:42:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
title Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
spellingShingle Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
SOARES, R.
Golden spike do Antropoceno
Terra preta de índio
Carbono pirogênico
Solos antrópicos
title_short Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
title_full Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
title_fullStr Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
title_full_unstemmed Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
title_sort Avaliação da estabilidade de agregados em marcadores ambientais terrestres do Antropoceno submetidos a diferentes períodos de pousio.
author SOARES, R.
author_facet SOARES, R.
MADDOCK, J. E. L.
CAMPOS, D. V. B. de
MADARI, B. E.
MACHADO, P. L. O. de A.
SANTELLI, R. E.
author_role author
author2 MADDOCK, J. E. L.
CAMPOS, D. V. B. de
MADARI, B. E.
MACHADO, P. L. O. de A.
SANTELLI, R. E.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RICARDO SOARES, INEA/UFF; JOHN E. L. MADDOCK, UFF; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, SIRE; RICARDO E. SANTELLI, UFRJ.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, R.
MADDOCK, J. E. L.
CAMPOS, D. V. B. de
MADARI, B. E.
MACHADO, P. L. O. de A.
SANTELLI, R. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Golden spike do Antropoceno
Terra preta de índio
Carbono pirogênico
Solos antrópicos
topic Golden spike do Antropoceno
Terra preta de índio
Carbono pirogênico
Solos antrópicos
description Recentemente os solos arqueológicos Amazônicos conhecidos como Terra Preta de Índio (TPI) foram propostos para serem elegíveis como Golden spikes do início do Antropoceno há 2000 anos antes do presente. Contudo, esta hipótese foi altamente contestada pela comunidade científica internacional que apontou que as TPI não possuem as condições de preservação geológicas necessárias para servirem como Golden spikes. Uma das principais alegações é que as TPI encontram-se em ecossistemas naturais abertos suscetíveis à erosão natural ou antrópica, o que inviabilizaria uma adequada preservação estratigráfica. Logo, o objetivo deste estudo foi avaliar as características de estabilidade de agregados de solos de TPI sobre diferentes períodos de pousio e determinar se as TPI possuem capacidade de preservação estratigráfica que as tornem resistentes à erosão pluvial e mecânica. Foi constatado que o tempo de pousio não influenciou significativamente na melhoria da estabilidade de agregados das duas áreas avaliadas e foi observado que a matéria orgânica do solo (MOS) não desempenhou uma forte participação como agente cimentante das partículas devido ao caráter oxidíco e caulinítico destas áreas. Consequentemente, foi constatado a suscetibilidade à erosão pluvial e antrópica das TPI, inviabilizando-as como Golden Spikes do início do Antropoceno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-28T23:42:07Z
2019-01-28T23:42:07Z
2019-01-28
2020-01-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Virtual de Química, v. 10, n. 6, p. 1693-1718, nov./dez. 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104876
10.21577/1984-6835.20180114
identifier_str_mv Revista Virtual de Química, v. 10, n. 6, p. 1693-1718, nov./dez. 2018.
10.21577/1984-6835.20180114
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503469967605760