Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA, C. M. C.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: DEDECEK, R. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316013
Resumo: Este trabalho teve por objetivo identificar as perdas reais de solo provenientes de trechos de estradas de uso florestal e de suas áreas adjacentes, e comparar com as estimativas obtidas através da Revised Universal Soil Loss Equation (RUSLE). A avaliação das perdas de solo teve início logo após a colheita de madeira e se manteve por um ano, com coletas semanais de solo e em casos de chuva com alta intensidade. As condições de relevo variam de plano a suave ondulado, com caracterização edáfica do tipo Argissolo Vermelho-Escuro álico e Argissolo Vermelho-Escuro Latossólico. Para a adequação da RUSLE, foram considerados os seguintes fatores: erosividade da chuva, obtida através de pluviogramas e cruzados com os dados de pluviosidade da empresa; erodibilidade do solo, calculada em função dos resultados de análises de solo provenientes das áreas; declividade e comprimento de rampa, medidos em campo; e fatores C e P, estipulados através de literatura. Os resultados obtidos evidenciaram significância estatística e alta correlação existente entre os valores reais, mensurados através de calhas coletoras de sedimentos, e os valores estimados através da RUSLE. As perdas de solo provenientes dos trechos de estrada avaliados corresponderam a 99% das perdas totais observadas no experimento.
id EMBR_45dbb8e2e650d535735c51f7900d0a08
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/316013
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.ErosividadeErodibilidadeDeclividadeComprimento de rampaEste trabalho teve por objetivo identificar as perdas reais de solo provenientes de trechos de estradas de uso florestal e de suas áreas adjacentes, e comparar com as estimativas obtidas através da Revised Universal Soil Loss Equation (RUSLE). A avaliação das perdas de solo teve início logo após a colheita de madeira e se manteve por um ano, com coletas semanais de solo e em casos de chuva com alta intensidade. As condições de relevo variam de plano a suave ondulado, com caracterização edáfica do tipo Argissolo Vermelho-Escuro álico e Argissolo Vermelho-Escuro Latossólico. Para a adequação da RUSLE, foram considerados os seguintes fatores: erosividade da chuva, obtida através de pluviogramas e cruzados com os dados de pluviosidade da empresa; erodibilidade do solo, calculada em função dos resultados de análises de solo provenientes das áreas; declividade e comprimento de rampa, medidos em campo; e fatores C e P, estipulados através de literatura. Os resultados obtidos evidenciaram significância estatística e alta correlação existente entre os valores reais, mensurados através de calhas coletoras de sedimentos, e os valores estimados através da RUSLE. As perdas de solo provenientes dos trechos de estrada avaliados corresponderam a 99% das perdas totais observadas no experimento.Carla Maria Camargo Corrêa, UFPR; Renato Antonio Dedecek, Embrapa Florestas.CORRÊA, C. M. C.DEDECEK, R. A.2019-03-01T00:55:43Z2019-03-01T00:55:43Z2009-07-1420092019-03-01T00:55:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta, Curitiba, v. 39, n. 2, p. 381-391, abr./jun. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-01T00:55:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/316013Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-01T00:55:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-01T00:55:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.
title Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.
spellingShingle Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.
CORRÊA, C. M. C.
Erosividade
Erodibilidade
Declividade
Comprimento de rampa
title_short Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.
title_full Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.
title_fullStr Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.
title_full_unstemmed Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.
title_sort Erosão real e estimada através da RUSLE em estradas de uso florestais, em condições de relevo plano a suave ondulado.
author CORRÊA, C. M. C.
author_facet CORRÊA, C. M. C.
DEDECEK, R. A.
author_role author
author2 DEDECEK, R. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carla Maria Camargo Corrêa, UFPR; Renato Antonio Dedecek, Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv CORRÊA, C. M. C.
DEDECEK, R. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Erosividade
Erodibilidade
Declividade
Comprimento de rampa
topic Erosividade
Erodibilidade
Declividade
Comprimento de rampa
description Este trabalho teve por objetivo identificar as perdas reais de solo provenientes de trechos de estradas de uso florestal e de suas áreas adjacentes, e comparar com as estimativas obtidas através da Revised Universal Soil Loss Equation (RUSLE). A avaliação das perdas de solo teve início logo após a colheita de madeira e se manteve por um ano, com coletas semanais de solo e em casos de chuva com alta intensidade. As condições de relevo variam de plano a suave ondulado, com caracterização edáfica do tipo Argissolo Vermelho-Escuro álico e Argissolo Vermelho-Escuro Latossólico. Para a adequação da RUSLE, foram considerados os seguintes fatores: erosividade da chuva, obtida através de pluviogramas e cruzados com os dados de pluviosidade da empresa; erodibilidade do solo, calculada em função dos resultados de análises de solo provenientes das áreas; declividade e comprimento de rampa, medidos em campo; e fatores C e P, estipulados através de literatura. Os resultados obtidos evidenciaram significância estatística e alta correlação existente entre os valores reais, mensurados através de calhas coletoras de sedimentos, e os valores estimados através da RUSLE. As perdas de solo provenientes dos trechos de estrada avaliados corresponderam a 99% das perdas totais observadas no experimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-14
2009
2019-03-01T00:55:43Z
2019-03-01T00:55:43Z
2019-03-01T00:55:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta, Curitiba, v. 39, n. 2, p. 381-391, abr./jun. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316013
identifier_str_mv Floresta, Curitiba, v. 39, n. 2, p. 381-391, abr./jun. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503472119283712