Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, G. M. M. de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA-MATOS, R. R. S. da, OLIVEIRA, J. E. de M., MOREIRA, A. N., OLIVEIRA, A. C., SOUZA, I. D. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039071
Resumo: O objetivo do trabalho foi verificar a situação da Produção Integrada de Uvas Finas de Mesa (PI-Uva) frente às condições da fruticultura regional, avaliar a adaptabilidade das empresas aos princípios da PI, levantar as suas principais dificuldades no cumprimento das normas da PI Uva assim como, identificar os ganhos sociais dos treinamentos realizados pelos trabalhadores rurais e técnicos da área. Realizou-se entrevistas com nove empresas de diferentes estratos, nos Estados da Bahia e Pernambuco na região do Submédio São Francisco. Constatou-se que todas as empresas de pequeno porte são certificadas em PI-Uva, enquanto que nas empresas de médio a grande porte 71% possuem certificação PI. Das empresas pesquisadas, todas (100%) usam a capacitação como principal forma de incentivo. A maioria das empresas (78%) acredita que o seu desempenho socioambiental tenha aumentando em função das exigências da PI-Uva. O principal fator limitante para a gestão da PI-Uva foi a mudança nas práticas de higiene dos funcionários. Os maiores benefícios apontados foram o incremento na qualidade da uva. Assim, as empresas produtoras de uvas da região têm conseguido se adaptar às exigências das certificadoras e encontram-se satisfeitas com os resultados dos treinamentos. Além disso, trabalham ativamente na conscientização dos funcionários quanto à preservação do meio ambiente, atendendo assim, aos princípios de sustentabilidade dos agroecossistemas.
id EMBR_463e54f136f38e58664676cee5c733ce
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1039071
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.Produção Integrada de Uvas Finas de MesaCertificaçãoUvaProdução integradaVitis ViniferaGrapesVitisO objetivo do trabalho foi verificar a situação da Produção Integrada de Uvas Finas de Mesa (PI-Uva) frente às condições da fruticultura regional, avaliar a adaptabilidade das empresas aos princípios da PI, levantar as suas principais dificuldades no cumprimento das normas da PI Uva assim como, identificar os ganhos sociais dos treinamentos realizados pelos trabalhadores rurais e técnicos da área. Realizou-se entrevistas com nove empresas de diferentes estratos, nos Estados da Bahia e Pernambuco na região do Submédio São Francisco. Constatou-se que todas as empresas de pequeno porte são certificadas em PI-Uva, enquanto que nas empresas de médio a grande porte 71% possuem certificação PI. Das empresas pesquisadas, todas (100%) usam a capacitação como principal forma de incentivo. A maioria das empresas (78%) acredita que o seu desempenho socioambiental tenha aumentando em função das exigências da PI-Uva. O principal fator limitante para a gestão da PI-Uva foi a mudança nas práticas de higiene dos funcionários. Os maiores benefícios apontados foram o incremento na qualidade da uva. Assim, as empresas produtoras de uvas da região têm conseguido se adaptar às exigências das certificadoras e encontram-se satisfeitas com os resultados dos treinamentos. Além disso, trabalham ativamente na conscientização dos funcionários quanto à preservação do meio ambiente, atendendo assim, aos princípios de sustentabilidade dos agroecossistemas.GEISA MAYANA MIRANDA DE SOUZA, Doutoranda UFPBRAISSA RACHEL SALUSTRIANO DA SILVA-MATOS, UFMAJOSE EUDES DE MORAIS OLIVEIRA, CPATSAANDRÉA NUNES MOREIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão PernambucanoANDREA COSTA OLIVEIRA, Estagiária da Embrapa SemiáridoINGRIDE DAYANE DE SOUZA, Estagiária da Embrapa Semiárido.SOUZA, G. M. M. deSILVA-MATOS, R. R. S. daOLIVEIRA, J. E. de M.MOREIRA, A. N.OLIVEIRA, A. C.SOUZA, I. D. de2016-02-29T11:11:11Z2016-02-29T11:11:11Z2016-02-2920152016-03-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGaia Scientia, v. 9, n. 1, p. 107-112, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:15:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1039071Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:15:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.
title Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.
spellingShingle Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.
SOUZA, G. M. M. de
Produção Integrada de Uvas Finas de Mesa
Certificação
Uva
Produção integrada
Vitis Vinifera
Grapes
Vitis
title_short Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.
title_full Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.
title_fullStr Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.
title_full_unstemmed Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.
title_sort Perfil socioeconômico e ambiental da produção integrada de uva no Submédio São Francisco.
author SOUZA, G. M. M. de
author_facet SOUZA, G. M. M. de
SILVA-MATOS, R. R. S. da
OLIVEIRA, J. E. de M.
MOREIRA, A. N.
OLIVEIRA, A. C.
SOUZA, I. D. de
author_role author
author2 SILVA-MATOS, R. R. S. da
OLIVEIRA, J. E. de M.
MOREIRA, A. N.
OLIVEIRA, A. C.
SOUZA, I. D. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GEISA MAYANA MIRANDA DE SOUZA, Doutoranda UFPB
RAISSA RACHEL SALUSTRIANO DA SILVA-MATOS, UFMA
JOSE EUDES DE MORAIS OLIVEIRA, CPATSA
ANDRÉA NUNES MOREIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
ANDREA COSTA OLIVEIRA, Estagiária da Embrapa Semiárido
INGRIDE DAYANE DE SOUZA, Estagiária da Embrapa Semiárido.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, G. M. M. de
SILVA-MATOS, R. R. S. da
OLIVEIRA, J. E. de M.
MOREIRA, A. N.
OLIVEIRA, A. C.
SOUZA, I. D. de
dc.subject.por.fl_str_mv Produção Integrada de Uvas Finas de Mesa
Certificação
Uva
Produção integrada
Vitis Vinifera
Grapes
Vitis
topic Produção Integrada de Uvas Finas de Mesa
Certificação
Uva
Produção integrada
Vitis Vinifera
Grapes
Vitis
description O objetivo do trabalho foi verificar a situação da Produção Integrada de Uvas Finas de Mesa (PI-Uva) frente às condições da fruticultura regional, avaliar a adaptabilidade das empresas aos princípios da PI, levantar as suas principais dificuldades no cumprimento das normas da PI Uva assim como, identificar os ganhos sociais dos treinamentos realizados pelos trabalhadores rurais e técnicos da área. Realizou-se entrevistas com nove empresas de diferentes estratos, nos Estados da Bahia e Pernambuco na região do Submédio São Francisco. Constatou-se que todas as empresas de pequeno porte são certificadas em PI-Uva, enquanto que nas empresas de médio a grande porte 71% possuem certificação PI. Das empresas pesquisadas, todas (100%) usam a capacitação como principal forma de incentivo. A maioria das empresas (78%) acredita que o seu desempenho socioambiental tenha aumentando em função das exigências da PI-Uva. O principal fator limitante para a gestão da PI-Uva foi a mudança nas práticas de higiene dos funcionários. Os maiores benefícios apontados foram o incremento na qualidade da uva. Assim, as empresas produtoras de uvas da região têm conseguido se adaptar às exigências das certificadoras e encontram-se satisfeitas com os resultados dos treinamentos. Além disso, trabalham ativamente na conscientização dos funcionários quanto à preservação do meio ambiente, atendendo assim, aos princípios de sustentabilidade dos agroecossistemas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-29T11:11:11Z
2016-02-29T11:11:11Z
2016-02-29
2016-03-29T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gaia Scientia, v. 9, n. 1, p. 107-112, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039071
identifier_str_mv Gaia Scientia, v. 9, n. 1, p. 107-112, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695423996887040