Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAZAROTTO, M.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MUNIZ, M. F. B., SANTOS, A. F. dos, MEZZOMO, R., PIVETA, G., BLUME, E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961030
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram: avaliar a qualidade fisiológica de sementes de cedro (Cedrela fissilis), procedentes de localidades do sul do Brasil, através de testes de vigor e avaliar diferentes tratamentos nas sementes para controle de patógenos e para promoção da germinação da espécie. Para tanto, foram utilizadas seis amostras com procedências dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as quais foram submetidas à determinação de teor de água, teste de germinação e primeira contagem, envelhecimento acelerado (testando períodos de exposição às condições de envelhecimento), emergência em viveiro e tratamento de sementes. Os tratamentos utilizados para controle de patógenos foram: testemunha (T0); físico com calor seco a 70°C±3°C por 48 horas (T1); extrato aquoso de alho (Allium sativum) (T2); biológico à base de Trichoderma spp. - Agrotich Plus® (T3); e químico com fungicida protetor Captan (T4). A germinação variou de 56 a 87%; o período de 48 h sob temperatura de 41 °C foi o mais eficiente para estratificar as amostras em níveis de vigor; a emergência variou de 51 a 88% e as variáveis de desempenho de plântulas analisadas conseguiram estratificar as amostras em níveis de vigor. Quanto ao tratamento de sementes, o calor seco e o tratamento à base de extrato de alho se mostram eficientes no controle de microrganismos em semente de cedro, sem prejuízos ao vigor destas.
id EMBR_47a0381373986fb04c33a355498964e7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/961030
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.Tratamento alternativoCedrela FissilisSemente FlorestalTeste de VigorOs objetivos deste trabalho foram: avaliar a qualidade fisiológica de sementes de cedro (Cedrela fissilis), procedentes de localidades do sul do Brasil, através de testes de vigor e avaliar diferentes tratamentos nas sementes para controle de patógenos e para promoção da germinação da espécie. Para tanto, foram utilizadas seis amostras com procedências dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as quais foram submetidas à determinação de teor de água, teste de germinação e primeira contagem, envelhecimento acelerado (testando períodos de exposição às condições de envelhecimento), emergência em viveiro e tratamento de sementes. Os tratamentos utilizados para controle de patógenos foram: testemunha (T0); físico com calor seco a 70°C±3°C por 48 horas (T1); extrato aquoso de alho (Allium sativum) (T2); biológico à base de Trichoderma spp. - Agrotich Plus® (T3); e químico com fungicida protetor Captan (T4). A germinação variou de 56 a 87%; o período de 48 h sob temperatura de 41 °C foi o mais eficiente para estratificar as amostras em níveis de vigor; a emergência variou de 51 a 88% e as variáveis de desempenho de plântulas analisadas conseguiram estratificar as amostras em níveis de vigor. Quanto ao tratamento de sementes, o calor seco e o tratamento à base de extrato de alho se mostram eficientes no controle de microrganismos em semente de cedro, sem prejuízos ao vigor destas.MARÍLIA LAZAROTTO, UFPEL; MARLOVE FÁTIMA BRIÃO MUNIZ, UFSM; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; RICARDO MEZZOMO, Pós-graduação UFSM; GRAZIELA PIVETA, Pós-graduação UFSM; ELENA BLUME, UFPEL.LAZAROTTO, M.MUNIZ, M. F. B.SANTOS, A. F. dosMEZZOMO, R.PIVETA, G.BLUME, E.2013-07-02T11:11:11Z2013-07-02T11:11:11Z2013-07-0220132013-07-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Árvore, Viçosa, v. 37, n. 2, p. 201-210, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:58:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/961030Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:58:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:58:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.
title Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.
spellingShingle Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.
LAZAROTTO, M.
Tratamento alternativo
Cedrela Fissilis
Semente Florestal
Teste de Vigor
title_short Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.
title_full Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.
title_fullStr Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.
title_full_unstemmed Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.
title_sort Qualidade fisiológica e tratamentos de sementes de cedrela fissilis procedentes do sul do Brasil.
author LAZAROTTO, M.
author_facet LAZAROTTO, M.
MUNIZ, M. F. B.
SANTOS, A. F. dos
MEZZOMO, R.
PIVETA, G.
BLUME, E.
author_role author
author2 MUNIZ, M. F. B.
SANTOS, A. F. dos
MEZZOMO, R.
PIVETA, G.
BLUME, E.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARÍLIA LAZAROTTO, UFPEL; MARLOVE FÁTIMA BRIÃO MUNIZ, UFSM; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; RICARDO MEZZOMO, Pós-graduação UFSM; GRAZIELA PIVETA, Pós-graduação UFSM; ELENA BLUME, UFPEL.
dc.contributor.author.fl_str_mv LAZAROTTO, M.
MUNIZ, M. F. B.
SANTOS, A. F. dos
MEZZOMO, R.
PIVETA, G.
BLUME, E.
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento alternativo
Cedrela Fissilis
Semente Florestal
Teste de Vigor
topic Tratamento alternativo
Cedrela Fissilis
Semente Florestal
Teste de Vigor
description Os objetivos deste trabalho foram: avaliar a qualidade fisiológica de sementes de cedro (Cedrela fissilis), procedentes de localidades do sul do Brasil, através de testes de vigor e avaliar diferentes tratamentos nas sementes para controle de patógenos e para promoção da germinação da espécie. Para tanto, foram utilizadas seis amostras com procedências dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as quais foram submetidas à determinação de teor de água, teste de germinação e primeira contagem, envelhecimento acelerado (testando períodos de exposição às condições de envelhecimento), emergência em viveiro e tratamento de sementes. Os tratamentos utilizados para controle de patógenos foram: testemunha (T0); físico com calor seco a 70°C±3°C por 48 horas (T1); extrato aquoso de alho (Allium sativum) (T2); biológico à base de Trichoderma spp. - Agrotich Plus® (T3); e químico com fungicida protetor Captan (T4). A germinação variou de 56 a 87%; o período de 48 h sob temperatura de 41 °C foi o mais eficiente para estratificar as amostras em níveis de vigor; a emergência variou de 51 a 88% e as variáveis de desempenho de plântulas analisadas conseguiram estratificar as amostras em níveis de vigor. Quanto ao tratamento de sementes, o calor seco e o tratamento à base de extrato de alho se mostram eficientes no controle de microrganismos em semente de cedro, sem prejuízos ao vigor destas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02T11:11:11Z
2013-07-02T11:11:11Z
2013-07-02
2013
2013-07-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Árvore, Viçosa, v. 37, n. 2, p. 201-210, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961030
identifier_str_mv Revista Árvore, Viçosa, v. 37, n. 2, p. 201-210, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503379860324352