Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, P. P.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: LIMA, R. S. N. de, SANTOS, C. A. F., RODRIGUES, M. A., ALVES, J. C. da S. F.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162238
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estimar as distâncias genéticas, baseadas em marcas de AFLP, entre algumas populações de cebola desenvolvidas para a região Nordeste ou introduzidas de outros países, bem como de algumas populações em desenvolvimento na região, de forma a orientar programas de melhoramento para o Nordeste. DNA genômico total extraído de 11 indivíduos de oito genótipos de cebola e um de Allium tuberosum foi digerido com as enzimas de restrição PstI e MseI. A visualização das bandas em gel de poliacrilamida foi efetuada com coloração de nitrato de prata. Foi construído com o método UPGMA a partir da matriz de similaridade de Jaccard. As oito combinações de primers PstI e MseI amplificaram 175 bandas, das quais 83 polimórficas. O fenograma gerado mostrou a formação de três grupos principais ao nível de 50% de similaridade: o primeiro com as populações experimentais de cebola suave (Alfa59 e Alfa85) e as cultivares IPA 10, IPA11, Brisa e Alfa São Francisco; o segundo com o híbrido Granex 429 e TEG 502 PRR; e o terceiro com as populações experimentais de cebola cascuda bronzeada (CR108/9 e 20CA2). O outgroup A. tuberosum posicionou-se externamente aos genótipos de A. cepa. Os dois indivíduos da cultivar Brisa apresentaram a maior similaridade, em torno de 75%. No geral, o fenograma gerado manteve as relações conhecidas do pedigree dos genótipos. Um número maior de populações e de fragmentos de AFLP deve ser incluído para o estabelecimento das relações de parentesco entre as populações de cebola de dias curtos cultivadas ou em desenvolvimento no Nordeste brasileiro, de forma a auxiliar na geração de novas cultivares para a região.
id EMBR_47da1b9aa2a6c38a1c302bd18c9ecab9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/162238
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.FenogramaMarcador AFLPDivergência genéticaOnionCebolaAllium CepaGenótipoEste trabalho teve como objetivo estimar as distâncias genéticas, baseadas em marcas de AFLP, entre algumas populações de cebola desenvolvidas para a região Nordeste ou introduzidas de outros países, bem como de algumas populações em desenvolvimento na região, de forma a orientar programas de melhoramento para o Nordeste. DNA genômico total extraído de 11 indivíduos de oito genótipos de cebola e um de Allium tuberosum foi digerido com as enzimas de restrição PstI e MseI. A visualização das bandas em gel de poliacrilamida foi efetuada com coloração de nitrato de prata. Foi construído com o método UPGMA a partir da matriz de similaridade de Jaccard. As oito combinações de primers PstI e MseI amplificaram 175 bandas, das quais 83 polimórficas. O fenograma gerado mostrou a formação de três grupos principais ao nível de 50% de similaridade: o primeiro com as populações experimentais de cebola suave (Alfa59 e Alfa85) e as cultivares IPA 10, IPA11, Brisa e Alfa São Francisco; o segundo com o híbrido Granex 429 e TEG 502 PRR; e o terceiro com as populações experimentais de cebola cascuda bronzeada (CR108/9 e 20CA2). O outgroup A. tuberosum posicionou-se externamente aos genótipos de A. cepa. Os dois indivíduos da cultivar Brisa apresentaram a maior similaridade, em torno de 75%. No geral, o fenograma gerado manteve as relações conhecidas do pedigree dos genótipos. Um número maior de populações e de fragmentos de AFLP deve ser incluído para o estabelecimento das relações de parentesco entre as populações de cebola de dias curtos cultivadas ou em desenvolvimento no Nordeste brasileiro, de forma a auxiliar na geração de novas cultivares para a região.Edição dos Anais do 47. Congresso Brasileiro de Olericultura; 4. Simpósio Brasileiro sobre Cucurbitáceas, Porto Seguro, ago. 2007.CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA.BATISTA, P. P.LIMA, R. S. N. deSANTOS, C. A. F.RODRIGUES, M. A.ALVES, J. C. da S. F.2018-03-01T00:34:52Z2018-03-01T00:34:52Z2008-02-2220072018-03-01T00:34:52ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 1, ago. 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-03-01T00:34:58Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/162238Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-03-01T00:34:58Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.
title Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.
spellingShingle Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.
BATISTA, P. P.
Fenograma
Marcador AFLP
Divergência genética
Onion
Cebola
Allium Cepa
Genótipo
title_short Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.
title_full Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.
title_fullStr Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.
title_full_unstemmed Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.
title_sort Divergência genética entre populações de cebola potenciais e comerciais para o Nordeste, com base em marcador AFLP.
author BATISTA, P. P.
author_facet BATISTA, P. P.
LIMA, R. S. N. de
SANTOS, C. A. F.
RODRIGUES, M. A.
ALVES, J. C. da S. F.
author_role author
author2 LIMA, R. S. N. de
SANTOS, C. A. F.
RODRIGUES, M. A.
ALVES, J. C. da S. F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, P. P.
LIMA, R. S. N. de
SANTOS, C. A. F.
RODRIGUES, M. A.
ALVES, J. C. da S. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Fenograma
Marcador AFLP
Divergência genética
Onion
Cebola
Allium Cepa
Genótipo
topic Fenograma
Marcador AFLP
Divergência genética
Onion
Cebola
Allium Cepa
Genótipo
description Este trabalho teve como objetivo estimar as distâncias genéticas, baseadas em marcas de AFLP, entre algumas populações de cebola desenvolvidas para a região Nordeste ou introduzidas de outros países, bem como de algumas populações em desenvolvimento na região, de forma a orientar programas de melhoramento para o Nordeste. DNA genômico total extraído de 11 indivíduos de oito genótipos de cebola e um de Allium tuberosum foi digerido com as enzimas de restrição PstI e MseI. A visualização das bandas em gel de poliacrilamida foi efetuada com coloração de nitrato de prata. Foi construído com o método UPGMA a partir da matriz de similaridade de Jaccard. As oito combinações de primers PstI e MseI amplificaram 175 bandas, das quais 83 polimórficas. O fenograma gerado mostrou a formação de três grupos principais ao nível de 50% de similaridade: o primeiro com as populações experimentais de cebola suave (Alfa59 e Alfa85) e as cultivares IPA 10, IPA11, Brisa e Alfa São Francisco; o segundo com o híbrido Granex 429 e TEG 502 PRR; e o terceiro com as populações experimentais de cebola cascuda bronzeada (CR108/9 e 20CA2). O outgroup A. tuberosum posicionou-se externamente aos genótipos de A. cepa. Os dois indivíduos da cultivar Brisa apresentaram a maior similaridade, em torno de 75%. No geral, o fenograma gerado manteve as relações conhecidas do pedigree dos genótipos. Um número maior de populações e de fragmentos de AFLP deve ser incluído para o estabelecimento das relações de parentesco entre as populações de cebola de dias curtos cultivadas ou em desenvolvimento no Nordeste brasileiro, de forma a auxiliar na geração de novas cultivares para a região.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-02-22
2018-03-01T00:34:52Z
2018-03-01T00:34:52Z
2018-03-01T00:34:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 1, ago. 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162238
identifier_str_mv Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 1, ago. 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695504366043136