Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YANO, I. H.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: OLIVEIRA, V. C. de, BECKER, M., CORREA, A. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006371
Resumo: Este artigo propõe uma solução para aumentar o tempo de vida de nós repetidores para Redes de Sensores Sem Fio. Os nós repetidores tem a função de permitir a comunicação entre os nós de coleta de dados e uma base central, uma vez que os dispositivos utilizados neste tipo de rede tem limitado alcance de sinal de rádio. Outra restrição dos nós de redes de sensores sem fio é seu curto tempo de vida, devido à limitada autonomia de carga de suas baterias. Isso reforça a importância de poupar energia dos nós repetidores, a fim de mantê-los ativos o maior tempo possível, sem os quais a transmissão de dados não seria possível. A contribuição deste trabalho é o prolongamento do tempo de vida de nós repetidores, através da implementação de uma estratégia de dormência. Cujo resultado foi a ampliação significativa do tempo de vida dos nós repetidores em mais de 326%.
id EMBR_48197c089ead895592fe551635c1b2f1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1006371
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.Rede de sensores sem fioNós repetidoresTempo de vidaWireless Sensor NetworksRelay nodeLifetimeWireless technologyEste artigo propõe uma solução para aumentar o tempo de vida de nós repetidores para Redes de Sensores Sem Fio. Os nós repetidores tem a função de permitir a comunicação entre os nós de coleta de dados e uma base central, uma vez que os dispositivos utilizados neste tipo de rede tem limitado alcance de sinal de rádio. Outra restrição dos nós de redes de sensores sem fio é seu curto tempo de vida, devido à limitada autonomia de carga de suas baterias. Isso reforça a importância de poupar energia dos nós repetidores, a fim de mantê-los ativos o maior tempo possível, sem os quais a transmissão de dados não seria possível. A contribuição deste trabalho é o prolongamento do tempo de vida de nós repetidores, através da implementação de uma estratégia de dormência. Cujo resultado foi a ampliação significativa do tempo de vida dos nós repetidores em mais de 326%.INACIO HENRIQUE YANO, CNPTIA; VITOR CHAVES DE OLIVEIRA, Faculdade de Americana; MAURICIO BECKER, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; ANDREIWID SHEFFER CORREA, Instituto Federal de São Paulo, Campus Campinas.YANO, I. H.OLIVEIRA, V. C. deBECKER, M.CORREA, A. S.2015-01-30T09:10:15Z2015-01-30T09:10:15Z2015-01-2220142015-01-30T09:10:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNão paginado.Sinergia, São Paulo, v. 15, n. 1, 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:03:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1006371Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:03:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:03:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.
title Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.
spellingShingle Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.
YANO, I. H.
Rede de sensores sem fio
Nós repetidores
Tempo de vida
Wireless Sensor Networks
Relay node
Lifetime
Wireless technology
title_short Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.
title_full Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.
title_fullStr Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.
title_full_unstemmed Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.
title_sort Utilizando uma técnica do pseudossincronismo para prolongar o tempo de vida de uma rede de sensores sem fio.
author YANO, I. H.
author_facet YANO, I. H.
OLIVEIRA, V. C. de
BECKER, M.
CORREA, A. S.
author_role author
author2 OLIVEIRA, V. C. de
BECKER, M.
CORREA, A. S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv INACIO HENRIQUE YANO, CNPTIA; VITOR CHAVES DE OLIVEIRA, Faculdade de Americana; MAURICIO BECKER, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; ANDREIWID SHEFFER CORREA, Instituto Federal de São Paulo, Campus Campinas.
dc.contributor.author.fl_str_mv YANO, I. H.
OLIVEIRA, V. C. de
BECKER, M.
CORREA, A. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Rede de sensores sem fio
Nós repetidores
Tempo de vida
Wireless Sensor Networks
Relay node
Lifetime
Wireless technology
topic Rede de sensores sem fio
Nós repetidores
Tempo de vida
Wireless Sensor Networks
Relay node
Lifetime
Wireless technology
description Este artigo propõe uma solução para aumentar o tempo de vida de nós repetidores para Redes de Sensores Sem Fio. Os nós repetidores tem a função de permitir a comunicação entre os nós de coleta de dados e uma base central, uma vez que os dispositivos utilizados neste tipo de rede tem limitado alcance de sinal de rádio. Outra restrição dos nós de redes de sensores sem fio é seu curto tempo de vida, devido à limitada autonomia de carga de suas baterias. Isso reforça a importância de poupar energia dos nós repetidores, a fim de mantê-los ativos o maior tempo possível, sem os quais a transmissão de dados não seria possível. A contribuição deste trabalho é o prolongamento do tempo de vida de nós repetidores, através da implementação de uma estratégia de dormência. Cujo resultado foi a ampliação significativa do tempo de vida dos nós repetidores em mais de 326%.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-01-30T09:10:15Z
2015-01-30T09:10:15Z
2015-01-22
2015-01-30T09:10:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sinergia, São Paulo, v. 15, n. 1, 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006371
identifier_str_mv Sinergia, São Paulo, v. 15, n. 1, 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503401455747072