Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUNQUEIRA, N. T. V.
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: CHAVES, G. M., ZAMBOLIM, L., ALFENAS, A. C., GASPAROTTO, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667185
Resumo: Estudou-se a reacao de 33 clones de seringueira a infeccao por varios isolados de Microcyclus ulei provenientes de varias regioes heveicolas do Brasil. As inoculacoes foram feitas em condicoes climaticas controladas, utilizando-se conidios/ml, com 70% a 80% de germinacao, provenientes de culturas com doze dias de idade. As reacoes apresentadas pelos clones variaram com os isolados. Os clones, em sua maioria, apresentaram resistencia completa a determinados isolados e foram suscetiveis ou altamente suscetiveis a outros. Verificou-se que o periodo latente e o diametro medio das lesoes podem estar relacionados com a resistencia dos clones ao fungo, mas somente estes parametros nao explicam essa resistencia, sendo necessaria a associacao de varios componentes, dentre os quais destaca-se a esporulacao do tecido infectado. O periodo de incubacao e o numero de lesoes nao sao bons parametros para analise de resistencia da seringueira ao M. ulei.
id EMBR_489b0ff41f31d91e33ed8f13da053341
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/667185
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.BrasilRubber treeSpeciesFungal diseasesSouth American leaf blightResistanceDoençaEspécieFolhaFungoHeveaMal das FolhasMicrocyclus UleiResistênciaSeringueiraleavesEstudou-se a reacao de 33 clones de seringueira a infeccao por varios isolados de Microcyclus ulei provenientes de varias regioes heveicolas do Brasil. As inoculacoes foram feitas em condicoes climaticas controladas, utilizando-se conidios/ml, com 70% a 80% de germinacao, provenientes de culturas com doze dias de idade. As reacoes apresentadas pelos clones variaram com os isolados. Os clones, em sua maioria, apresentaram resistencia completa a determinados isolados e foram suscetiveis ou altamente suscetiveis a outros. Verificou-se que o periodo latente e o diametro medio das lesoes podem estar relacionados com a resistencia dos clones ao fungo, mas somente estes parametros nao explicam essa resistencia, sendo necessaria a associacao de varios componentes, dentre os quais destaca-se a esporulacao do tecido infectado. O periodo de incubacao e o numero de lesoes nao sao bons parametros para analise de resistencia da seringueira ao M. ulei.NILTON T. V. JUNQUEIRA, CNPSD; GERALDO M. CHAVES, UFV; LAÉRCIO ZAMBOLIM, UFV; ACELINO C. ALFENAS, UFV; LUADIR GASPAROTTO, CNPSD.JUNQUEIRA, N. T. V.CHAVES, G. M.ZAMBOLIM, L.ALFENAS, A. C.GASPAROTTO, L.2018-11-29T23:48:20Z2018-11-29T23:48:20Z1996-11-1919882018-11-29T23:48:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, v. 23, n. 8, p. 877-893, ago. 1988.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-11-29T23:48:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/667185Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-11-29T23:48:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-11-29T23:48:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.
title Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.
spellingShingle Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.
JUNQUEIRA, N. T. V.
Brasil
Rubber tree
Species
Fungal diseases
South American leaf blight
Resistance
Doença
Espécie
Folha
Fungo
Hevea
Mal das Folhas
Microcyclus Ulei
Resistência
Seringueira
leaves
title_short Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.
title_full Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.
title_fullStr Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.
title_full_unstemmed Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.
title_sort Reação de clones de seringueira a vários isolados de Microcyclus ulei.
author JUNQUEIRA, N. T. V.
author_facet JUNQUEIRA, N. T. V.
CHAVES, G. M.
ZAMBOLIM, L.
ALFENAS, A. C.
GASPAROTTO, L.
author_role author
author2 CHAVES, G. M.
ZAMBOLIM, L.
ALFENAS, A. C.
GASPAROTTO, L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NILTON T. V. JUNQUEIRA, CNPSD; GERALDO M. CHAVES, UFV; LAÉRCIO ZAMBOLIM, UFV; ACELINO C. ALFENAS, UFV; LUADIR GASPAROTTO, CNPSD.
dc.contributor.author.fl_str_mv JUNQUEIRA, N. T. V.
CHAVES, G. M.
ZAMBOLIM, L.
ALFENAS, A. C.
GASPAROTTO, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Rubber tree
Species
Fungal diseases
South American leaf blight
Resistance
Doença
Espécie
Folha
Fungo
Hevea
Mal das Folhas
Microcyclus Ulei
Resistência
Seringueira
leaves
topic Brasil
Rubber tree
Species
Fungal diseases
South American leaf blight
Resistance
Doença
Espécie
Folha
Fungo
Hevea
Mal das Folhas
Microcyclus Ulei
Resistência
Seringueira
leaves
description Estudou-se a reacao de 33 clones de seringueira a infeccao por varios isolados de Microcyclus ulei provenientes de varias regioes heveicolas do Brasil. As inoculacoes foram feitas em condicoes climaticas controladas, utilizando-se conidios/ml, com 70% a 80% de germinacao, provenientes de culturas com doze dias de idade. As reacoes apresentadas pelos clones variaram com os isolados. Os clones, em sua maioria, apresentaram resistencia completa a determinados isolados e foram suscetiveis ou altamente suscetiveis a outros. Verificou-se que o periodo latente e o diametro medio das lesoes podem estar relacionados com a resistencia dos clones ao fungo, mas somente estes parametros nao explicam essa resistencia, sendo necessaria a associacao de varios componentes, dentre os quais destaca-se a esporulacao do tecido infectado. O periodo de incubacao e o numero de lesoes nao sao bons parametros para analise de resistencia da seringueira ao M. ulei.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
1996-11-19
2018-11-29T23:48:20Z
2018-11-29T23:48:20Z
2018-11-29T23:48:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 23, n. 8, p. 877-893, ago. 1988.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667185
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 23, n. 8, p. 877-893, ago. 1988.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503466185392128