Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, M. F.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: NUNES, A. C. R., SPERA, S. T., MAGALHAES, C. A. de S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041292
Resumo: Os sistemas integração lavoura pecuária floresta (ILPF) consistem numa estratégia que visa produção agropecuária sustentável ao integrar os componentes: lavoura, criação de gado e florestas plantadas numa mesma área, aproveitando os efeitos sinérgicos desta integração. A ampliação do uso desse e de sistemas agroflorestais em quatro milhões de hectares até 2020 foi compromisso assumido pelo governo brasileiro, tendo como base o Plano ABC, o qual tem por objetivo reduzir emissões de gases de efeito estufa na agricultura brasileira. A estrutura do solo tem sido estudada por muitos pesquisadores, principalmente quanto aos efeitos sobre a aeração do solo que causam redução de rendimento das culturas. E atualmente, sobre as emissões de gases de efeito estufa. Normalmente as causas mais comuns da desestruturação física do solo ocorrem devido ao pisoteio de animais como o gado, máquinas agrícolas, como trator, colhedoras e implementos agrícolas. Com a agricultura se modernizando, o peso das máquinas e equipamentos e o aumento da intensidade do uso do solo (FONTANELI et al., 2010). A desestruturação do solo, assumida como compactação do solo, é danosa à produção agrícola, pois influência negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha redução no desenvolvimento. Os efeitos prejudiciais da desestruturação do solo são: redução no crescimento das raízes, na aeração e na disponibilidade de água do solo.
id EMBR_48b0a95017d322d875e59de6fdaff87b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1041292
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.IlpfIntegração lavoura-pecuária-florestaSoloManejoOs sistemas integração lavoura pecuária floresta (ILPF) consistem numa estratégia que visa produção agropecuária sustentável ao integrar os componentes: lavoura, criação de gado e florestas plantadas numa mesma área, aproveitando os efeitos sinérgicos desta integração. A ampliação do uso desse e de sistemas agroflorestais em quatro milhões de hectares até 2020 foi compromisso assumido pelo governo brasileiro, tendo como base o Plano ABC, o qual tem por objetivo reduzir emissões de gases de efeito estufa na agricultura brasileira. A estrutura do solo tem sido estudada por muitos pesquisadores, principalmente quanto aos efeitos sobre a aeração do solo que causam redução de rendimento das culturas. E atualmente, sobre as emissões de gases de efeito estufa. Normalmente as causas mais comuns da desestruturação física do solo ocorrem devido ao pisoteio de animais como o gado, máquinas agrícolas, como trator, colhedoras e implementos agrícolas. Com a agricultura se modernizando, o peso das máquinas e equipamentos e o aumento da intensidade do uso do solo (FONTANELI et al., 2010). A desestruturação do solo, assumida como compactação do solo, é danosa à produção agrícola, pois influência negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha redução no desenvolvimento. Os efeitos prejudiciais da desestruturação do solo são: redução no crescimento das raízes, na aeração e na disponibilidade de água do solo.MARCLEIRE F. RIBEIRO, UFMT; ANA CLÁUDIA RIBEIRO NUNES, UFMT; SILVIO TULIO SPERA, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT.RIBEIRO, M. F.NUNES, A. C. R.SPERA, S. T.MAGALHAES, C. A. de S.2020-10-01T09:11:48Z2020-10-01T09:11:48Z2016-03-172015Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 31-35In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 4., 2015, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-10-01T09:11:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1041292Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-10-01T09:11:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
title Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
spellingShingle Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
RIBEIRO, M. F.
Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Solo
Manejo
title_short Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
title_full Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
title_fullStr Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
title_full_unstemmed Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
title_sort Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
author RIBEIRO, M. F.
author_facet RIBEIRO, M. F.
NUNES, A. C. R.
SPERA, S. T.
MAGALHAES, C. A. de S.
author_role author
author2 NUNES, A. C. R.
SPERA, S. T.
MAGALHAES, C. A. de S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCLEIRE F. RIBEIRO, UFMT; ANA CLÁUDIA RIBEIRO NUNES, UFMT; SILVIO TULIO SPERA, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT.
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, M. F.
NUNES, A. C. R.
SPERA, S. T.
MAGALHAES, C. A. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Solo
Manejo
topic Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Solo
Manejo
description Os sistemas integração lavoura pecuária floresta (ILPF) consistem numa estratégia que visa produção agropecuária sustentável ao integrar os componentes: lavoura, criação de gado e florestas plantadas numa mesma área, aproveitando os efeitos sinérgicos desta integração. A ampliação do uso desse e de sistemas agroflorestais em quatro milhões de hectares até 2020 foi compromisso assumido pelo governo brasileiro, tendo como base o Plano ABC, o qual tem por objetivo reduzir emissões de gases de efeito estufa na agricultura brasileira. A estrutura do solo tem sido estudada por muitos pesquisadores, principalmente quanto aos efeitos sobre a aeração do solo que causam redução de rendimento das culturas. E atualmente, sobre as emissões de gases de efeito estufa. Normalmente as causas mais comuns da desestruturação física do solo ocorrem devido ao pisoteio de animais como o gado, máquinas agrícolas, como trator, colhedoras e implementos agrícolas. Com a agricultura se modernizando, o peso das máquinas e equipamentos e o aumento da intensidade do uso do solo (FONTANELI et al., 2010). A desestruturação do solo, assumida como compactação do solo, é danosa à produção agrícola, pois influência negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha redução no desenvolvimento. Os efeitos prejudiciais da desestruturação do solo são: redução no crescimento das raízes, na aeração e na disponibilidade de água do solo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-17
2020-10-01T09:11:48Z
2020-10-01T09:11:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 4., 2015, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041292
identifier_str_mv In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 4., 2015, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 31-35
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695596564185088