Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPOSITO, E. C.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065400
Resumo: Resumo: O presente estudo apresenta a análise da diversidade das formas de comercialização de produtos orgânicos em Vitória (ES), além da discussão sobre essa temática da pesquisa. O objetivo é entender como e em que condições o mercado valoriza a produção local, fortalece a produção familiar ecológica e a soberania alimentar. A metodologia da pesquisa levou em consideração dados quantitativos e qualitativos, utilizando informações públicas disponíveis e dados adquiridos na pesquisa de campo. A avaliação mostra que os produtos orgânicos são comercializados por vendas diretas, em feiras livres de orgânicos e feiras de exposição, e por vendas indiretas em supermercados, lojas especializadas e restaurantes. Dentre os canais de comercialização avaliados, foram as feiras livres de produtos orgânicos que apresentaram a maior diversidade de produtos, além do melhor preço, que foi até cinco vezes menor do que nos supermercados. Ainda, os preços dos produtos orgânicos, quando comparado com os convencionais equivalentes, apresentaram-se sempre com valores maiores em canais de comercialização indiretos. Porém, entre feiras livres convencionais e orgânicas encontraram-se preços de produtos orgânicos maiores, iguais ou menores que seus equivalentes convencionais. Portanto, conclui-se que esse canal de comercialização valoriza a produção familiar orgânica, promovendo o empoderamento dos produtores familiares e o acesso à alimentação saudável para o consumidor local.
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