Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONTE, O.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LEVIEN, R., TREIN, C. R., XAVIER, A. A. P., DEBIASI, H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/579214
Resumo: Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre a força de tração (FT) na haste sulcadora de adubo e o volume de solo mobilizado na linha de semeadura em função da quantidade de resíduos, do tráfego de rodados de trator e da profundidade de sulcamento, e sua influência sobre a performance agronômica da soja. Os tratamentos englobaram seis doses de resíduos culturais (DR), duas profundidades de trabalho das hastes sulcadoras (PT) e duas condições de tráfego – com e sem tráfego de rodados de trator –, em blocos ao acaso e parcelas subsubdivididas. Os tratamentos foram aplicados com e sem irrigação, em Argissolo Vermelho, sob plantio direto. As diferentes PT e condições de tráfego influenciaram significativamente a FT. Independentemente da condição de irrigação, as DR não influenciaram a produtividade de grãos e a massa seca da parte aérea da soja. Sem irrigação, a produtividade da soja aumentou em 180 kg ha?1 quando a PT passou de 0,064 para 0,10 m, o que demonstra que a aplicação do fertilizante a profundidades maiores é uma prática viável para diminuir os efeitos da seca sobre a cultura. Termos para indexação: Avena strigosa, Glycine max, doses de resíduo, força de tração, semeadora de precisão.
id EMBR_48fd192d674428ec00d8b3ab30cf03ae
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/579214
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.Doses de resíduoForça de traçãoSemeadora de precisãoPrecision seedersSoybeanSojaPlantio diretoAveia forrageiraResíduo orgânicoTração motorizadaMáquina agrícolaMatéria secaSemeadeiraAvena StrigosaNo-tillagePlant residuesDry matter accumulationAgricultural machinery and equipmentResumo O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre a força de tração (FT) na haste sulcadora de adubo e o volume de solo mobilizado na linha de semeadura em função da quantidade de resíduos, do tráfego de rodados de trator e da profundidade de sulcamento, e sua influência sobre a performance agronômica da soja. Os tratamentos englobaram seis doses de resíduos culturais (DR), duas profundidades de trabalho das hastes sulcadoras (PT) e duas condições de tráfego – com e sem tráfego de rodados de trator –, em blocos ao acaso e parcelas subsubdivididas. Os tratamentos foram aplicados com e sem irrigação, em Argissolo Vermelho, sob plantio direto. As diferentes PT e condições de tráfego influenciaram significativamente a FT. Independentemente da condição de irrigação, as DR não influenciaram a produtividade de grãos e a massa seca da parte aérea da soja. Sem irrigação, a produtividade da soja aumentou em 180 kg ha?1 quando a PT passou de 0,064 para 0,10 m, o que demonstra que a aplicação do fertilizante a profundidades maiores é uma prática viável para diminuir os efeitos da seca sobre a cultura. Termos para indexação: Avena strigosa, Glycine max, doses de resíduo, força de tração, semeadora de precisão.OSMAR CONTE, UFRGS; RENATO LEVIEN, UFRGS; CARLOS RICARDO TREIN, UFRGS; ANTÔNIO ALEXANDRE PETERSEN XAVIER, UFRGS; HENRIQUE DEBIASI, CNPSo.CONTE, O.LEVIEN, R.TREIN, C. R.XAVIER, A. A. P.DEBIASI, H.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2010-01-0420092017-10-31T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 10, p. 1254-1261, out. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/579214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:27:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/579214Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:27:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.
title Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.
spellingShingle Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.
CONTE, O.
Doses de resíduo
Força de tração
Semeadora de precisão
Precision seeders
Soybean
Soja
Plantio direto
Aveia forrageira
Resíduo orgânico
Tração motorizada
Máquina agrícola
Matéria seca
Semeadeira
Avena Strigosa
No-tillage
Plant residues
Dry matter accumulation
Agricultural machinery and equipment
title_short Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.
title_full Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.
title_fullStr Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.
title_full_unstemmed Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.
title_sort Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto.
author CONTE, O.
author_facet CONTE, O.
LEVIEN, R.
TREIN, C. R.
XAVIER, A. A. P.
DEBIASI, H.
author_role author
author2 LEVIEN, R.
TREIN, C. R.
XAVIER, A. A. P.
DEBIASI, H.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv OSMAR CONTE, UFRGS; RENATO LEVIEN, UFRGS; CARLOS RICARDO TREIN, UFRGS; ANTÔNIO ALEXANDRE PETERSEN XAVIER, UFRGS; HENRIQUE DEBIASI, CNPSo.
dc.contributor.author.fl_str_mv CONTE, O.
LEVIEN, R.
TREIN, C. R.
XAVIER, A. A. P.
DEBIASI, H.
dc.subject.por.fl_str_mv Doses de resíduo
Força de tração
Semeadora de precisão
Precision seeders
Soybean
Soja
Plantio direto
Aveia forrageira
Resíduo orgânico
Tração motorizada
Máquina agrícola
Matéria seca
Semeadeira
Avena Strigosa
No-tillage
Plant residues
Dry matter accumulation
Agricultural machinery and equipment
topic Doses de resíduo
Força de tração
Semeadora de precisão
Precision seeders
Soybean
Soja
Plantio direto
Aveia forrageira
Resíduo orgânico
Tração motorizada
Máquina agrícola
Matéria seca
Semeadeira
Avena Strigosa
No-tillage
Plant residues
Dry matter accumulation
Agricultural machinery and equipment
description Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre a força de tração (FT) na haste sulcadora de adubo e o volume de solo mobilizado na linha de semeadura em função da quantidade de resíduos, do tráfego de rodados de trator e da profundidade de sulcamento, e sua influência sobre a performance agronômica da soja. Os tratamentos englobaram seis doses de resíduos culturais (DR), duas profundidades de trabalho das hastes sulcadoras (PT) e duas condições de tráfego – com e sem tráfego de rodados de trator –, em blocos ao acaso e parcelas subsubdivididas. Os tratamentos foram aplicados com e sem irrigação, em Argissolo Vermelho, sob plantio direto. As diferentes PT e condições de tráfego influenciaram significativamente a FT. Independentemente da condição de irrigação, as DR não influenciaram a produtividade de grãos e a massa seca da parte aérea da soja. Sem irrigação, a produtividade da soja aumentou em 180 kg ha?1 quando a PT passou de 0,064 para 0,10 m, o que demonstra que a aplicação do fertilizante a profundidades maiores é uma prática viável para diminuir os efeitos da seca sobre a cultura. Termos para indexação: Avena strigosa, Glycine max, doses de resíduo, força de tração, semeadora de precisão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-01-04
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-10-31T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 10, p. 1254-1261, out. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/579214
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 10, p. 1254-1261, out. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/579214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695283385991168