Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIORDANO, L. de B.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: BEZERRA, I. C., FERRAZ, E., AVILA, A. C. de, LIMA, M. F., RESENDE, L. V., SOUZA, A. J. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133699
Resumo: A região Nordeste produz anualmente cerca de 240 mil toneladas de tomate para processamento industrial, sendo esta atividade responsável pela absorção de grande contingente de mão-de-obra envolvido direta e indiretamente no cultivo e no processamento de tomate. As tospoviroses, transmitidas por tripes, e as geminiviroses, transmitidas por mosca-branca, vêm causando grandes reduções na produtividade do tomateiro no Nordeste do Brasil. O controle químico dos insetos vetores muitas vezes não diminui a incidência destas viroses no tomateiro, sendo comum a ocorrência de campos com 100% de plantas mostrando sintomas destas doenças. O uso da resistência genética, como um dos componentes do manejo integrado de pragas (MIP), parece ser a medida mais eficaz para o controle destas duas viroses.
id EMBR_4910fe715a918714c2a2b78fdc85776e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/133699
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.TospoviroseGeminiviroseLycopersicum esculentumNordesteDiseasesTospovirusesGeminivirusesResistanceNortheastInsectTomatoTomateDoençaInsetoMosca BrancaProgênieVariedadeprogenyvarietiestomatoesA região Nordeste produz anualmente cerca de 240 mil toneladas de tomate para processamento industrial, sendo esta atividade responsável pela absorção de grande contingente de mão-de-obra envolvido direta e indiretamente no cultivo e no processamento de tomate. As tospoviroses, transmitidas por tripes, e as geminiviroses, transmitidas por mosca-branca, vêm causando grandes reduções na produtividade do tomateiro no Nordeste do Brasil. O controle químico dos insetos vetores muitas vezes não diminui a incidência destas viroses no tomateiro, sendo comum a ocorrência de campos com 100% de plantas mostrando sintomas destas doenças. O uso da resistência genética, como um dos componentes do manejo integrado de pragas (MIP), parece ser a medida mais eficaz para o controle destas duas viroses.LEONARDO DE BRITO GIORDANO; ISABEL C. BEZERRA; EDINARDO FERRAZ; ANTÔNIO C. DE ÁVILA; MIRTES FREITAS LIMA, CPATSA; LUCIANE VILELA RESENDE; ANÍBAL JOSÉ DE SOUZA.GIORDANO, L. de B.BEZERRA, I. C.FERRAZ, E.AVILA, A. C. deLIMA, M. F.RESENDE, L. V.SOUZA, A. J. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1999-11-3019992017-06-01T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartNão paginado.In: QUEIROZ, M. A. de; GOEDERT, C. O.; RAMOS, S. R. R. (Ed.). Recursos genéticos e melhoramento de plantas para o Nordeste brasileiro. Petrolina: Embrapa Semi-Árido; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 1999.85-7405-001-6http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:42:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/133699Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:42:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.
title Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.
spellingShingle Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.
GIORDANO, L. de B.
Tospovirose
Geminivirose
Lycopersicum esculentum
Nordeste
Diseases
Tospoviruses
Geminiviruses
Resistance
Northeast
Insect
Tomato
Tomate
Doença
Inseto
Mosca Branca
Progênie
Variedade
progeny
varieties
tomatoes
title_short Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.
title_full Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.
title_fullStr Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.
title_sort Desenvolvimento de linhagens e cultivares de tomateiro para o Nordeste do Brasil com resistencia a Tospovirose e Geminiviroses.
author GIORDANO, L. de B.
author_facet GIORDANO, L. de B.
BEZERRA, I. C.
FERRAZ, E.
AVILA, A. C. de
LIMA, M. F.
RESENDE, L. V.
SOUZA, A. J. de
author_role author
author2 BEZERRA, I. C.
FERRAZ, E.
AVILA, A. C. de
LIMA, M. F.
RESENDE, L. V.
SOUZA, A. J. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEONARDO DE BRITO GIORDANO; ISABEL C. BEZERRA; EDINARDO FERRAZ; ANTÔNIO C. DE ÁVILA; MIRTES FREITAS LIMA, CPATSA; LUCIANE VILELA RESENDE; ANÍBAL JOSÉ DE SOUZA.
dc.contributor.author.fl_str_mv GIORDANO, L. de B.
BEZERRA, I. C.
FERRAZ, E.
AVILA, A. C. de
LIMA, M. F.
RESENDE, L. V.
SOUZA, A. J. de
dc.subject.por.fl_str_mv Tospovirose
Geminivirose
Lycopersicum esculentum
Nordeste
Diseases
Tospoviruses
Geminiviruses
Resistance
Northeast
Insect
Tomato
Tomate
Doença
Inseto
Mosca Branca
Progênie
Variedade
progeny
varieties
tomatoes
topic Tospovirose
Geminivirose
Lycopersicum esculentum
Nordeste
Diseases
Tospoviruses
Geminiviruses
Resistance
Northeast
Insect
Tomato
Tomate
Doença
Inseto
Mosca Branca
Progênie
Variedade
progeny
varieties
tomatoes
description A região Nordeste produz anualmente cerca de 240 mil toneladas de tomate para processamento industrial, sendo esta atividade responsável pela absorção de grande contingente de mão-de-obra envolvido direta e indiretamente no cultivo e no processamento de tomate. As tospoviroses, transmitidas por tripes, e as geminiviroses, transmitidas por mosca-branca, vêm causando grandes reduções na produtividade do tomateiro no Nordeste do Brasil. O controle químico dos insetos vetores muitas vezes não diminui a incidência destas viroses no tomateiro, sendo comum a ocorrência de campos com 100% de plantas mostrando sintomas destas doenças. O uso da resistência genética, como um dos componentes do manejo integrado de pragas (MIP), parece ser a medida mais eficaz para o controle destas duas viroses.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-11-30
1999
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-06-01T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: QUEIROZ, M. A. de; GOEDERT, C. O.; RAMOS, S. R. R. (Ed.). Recursos genéticos e melhoramento de plantas para o Nordeste brasileiro. Petrolina: Embrapa Semi-Árido; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 1999.
85-7405-001-6
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133699
identifier_str_mv In: QUEIROZ, M. A. de; GOEDERT, C. O.; RAMOS, S. R. R. (Ed.). Recursos genéticos e melhoramento de plantas para o Nordeste brasileiro. Petrolina: Embrapa Semi-Árido; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 1999.
85-7405-001-6
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695336809889792