Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEGETO, G. A. S.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: OLIVEIRA, S. R. de M., DEL PONTE, E. M., MEIRA, C. A. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992324
Resumo: A ferrugem asiática é a mais importante doença da soja no Brasil. Apesar de sua epidemiologia ser conhecida, são escassos os estudos sobre os fatores que desencadeiam a doença com base em dados de campo. Este trabalho objetivou modelar a influência de variáveis meteorológicas a partir de um conjunto extenso de dados de ocorrência da ferrugem, por meio da técnica de indução de árvores de decisão. Os modelos foram desenvolvidos com dados de data de ocorrência da doença em quatro safras (2007/08 a 2010/11) e variáveis de temperatura e chuva em diferentes janelas de tempo prévias à data de detecção. Para cada registro de ocorrência, foi gerado um correspondente de "não ocorrência" como sendo o trigésimo dia anterior ao dia da detecção, assumindo-se a presença de inóculo, mas condições meteorológicas desfavoráveis à doença. O conjunto de treinamento para a modelagem foi composto de 45 variáveis de chuva e temperatura e 12.591 registros. O modelo preditivo escolhido resultou em uma árvore de decisão com, aproximadamente, 78% de taxa de acerto e 108 regras, determinadas por validação cruzada. O modelo interpretado, com 28 regras, considerou variáveis de temperatura como mais importantes, sendo que temperaturas abaixo de 15 °C e acima de 30 °C foram relacionadas com eventos de não ocorrência, enquanto temperaturas dentro da faixa favorável foram associadas com eventos de ocorrência, mostrando coerência com a literatura.
id EMBR_4b4458798ab1587b258641489e4c7190
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/992324
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.Mineração de dadosPrevisão de doenças de plantasSistemas de suporte à decisãoData miningSojaDoençaEpidemiologiaGlycine MaxPhakopsora PachyrhiziSoybean rustRust diseasesA ferrugem asiática é a mais importante doença da soja no Brasil. Apesar de sua epidemiologia ser conhecida, são escassos os estudos sobre os fatores que desencadeiam a doença com base em dados de campo. Este trabalho objetivou modelar a influência de variáveis meteorológicas a partir de um conjunto extenso de dados de ocorrência da ferrugem, por meio da técnica de indução de árvores de decisão. Os modelos foram desenvolvidos com dados de data de ocorrência da doença em quatro safras (2007/08 a 2010/11) e variáveis de temperatura e chuva em diferentes janelas de tempo prévias à data de detecção. Para cada registro de ocorrência, foi gerado um correspondente de "não ocorrência" como sendo o trigésimo dia anterior ao dia da detecção, assumindo-se a presença de inóculo, mas condições meteorológicas desfavoráveis à doença. O conjunto de treinamento para a modelagem foi composto de 45 variáveis de chuva e temperatura e 12.591 registros. O modelo preditivo escolhido resultou em uma árvore de decisão com, aproximadamente, 78% de taxa de acerto e 108 regras, determinadas por validação cruzada. O modelo interpretado, com 28 regras, considerou variáveis de temperatura como mais importantes, sendo que temperaturas abaixo de 15 °C e acima de 30 °C foram relacionadas com eventos de não ocorrência, enquanto temperaturas dentro da faixa favorável foram associadas com eventos de ocorrência, mostrando coerência com a literatura.GUILHERME A. S. MEGETO, Unicamp; STANLEY ROBSON DE MEDEIROS OLIVEIRA, CNPTIA; EMERSON M. DEL PONTE, UFRGS; CARLOS ALBERTO ALVES MEIRA, CNPTIA.MEGETO, G. A. S.OLIVEIRA, S. R. de M.DEL PONTE, E. M.MEIRA, C. A. A.2014-08-12T11:11:11Z2014-08-12T11:11:11Z2014-08-1220142014-08-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEngenharia Agrícola, Jaboticabal, v, 34, n. 3, p. 590-599, maio/jun. 2014http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992324porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:01:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/992324Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:01:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:01:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.
title Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.
spellingShingle Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.
MEGETO, G. A. S.
Mineração de dados
Previsão de doenças de plantas
Sistemas de suporte à decisão
Data mining
Soja
Doença
Epidemiologia
Glycine Max
Phakopsora Pachyrhizi
Soybean rust
Rust diseases
title_short Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.
title_full Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.
title_fullStr Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.
title_full_unstemmed Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.
title_sort Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas.
author MEGETO, G. A. S.
author_facet MEGETO, G. A. S.
OLIVEIRA, S. R. de M.
DEL PONTE, E. M.
MEIRA, C. A. A.
author_role author
author2 OLIVEIRA, S. R. de M.
DEL PONTE, E. M.
MEIRA, C. A. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GUILHERME A. S. MEGETO, Unicamp; STANLEY ROBSON DE MEDEIROS OLIVEIRA, CNPTIA; EMERSON M. DEL PONTE, UFRGS; CARLOS ALBERTO ALVES MEIRA, CNPTIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEGETO, G. A. S.
OLIVEIRA, S. R. de M.
DEL PONTE, E. M.
MEIRA, C. A. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração de dados
Previsão de doenças de plantas
Sistemas de suporte à decisão
Data mining
Soja
Doença
Epidemiologia
Glycine Max
Phakopsora Pachyrhizi
Soybean rust
Rust diseases
topic Mineração de dados
Previsão de doenças de plantas
Sistemas de suporte à decisão
Data mining
Soja
Doença
Epidemiologia
Glycine Max
Phakopsora Pachyrhizi
Soybean rust
Rust diseases
description A ferrugem asiática é a mais importante doença da soja no Brasil. Apesar de sua epidemiologia ser conhecida, são escassos os estudos sobre os fatores que desencadeiam a doença com base em dados de campo. Este trabalho objetivou modelar a influência de variáveis meteorológicas a partir de um conjunto extenso de dados de ocorrência da ferrugem, por meio da técnica de indução de árvores de decisão. Os modelos foram desenvolvidos com dados de data de ocorrência da doença em quatro safras (2007/08 a 2010/11) e variáveis de temperatura e chuva em diferentes janelas de tempo prévias à data de detecção. Para cada registro de ocorrência, foi gerado um correspondente de "não ocorrência" como sendo o trigésimo dia anterior ao dia da detecção, assumindo-se a presença de inóculo, mas condições meteorológicas desfavoráveis à doença. O conjunto de treinamento para a modelagem foi composto de 45 variáveis de chuva e temperatura e 12.591 registros. O modelo preditivo escolhido resultou em uma árvore de decisão com, aproximadamente, 78% de taxa de acerto e 108 regras, determinadas por validação cruzada. O modelo interpretado, com 28 regras, considerou variáveis de temperatura como mais importantes, sendo que temperaturas abaixo de 15 °C e acima de 30 °C foram relacionadas com eventos de não ocorrência, enquanto temperaturas dentro da faixa favorável foram associadas com eventos de ocorrência, mostrando coerência com a literatura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-12T11:11:11Z
2014-08-12T11:11:11Z
2014-08-12
2014
2014-08-12T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v, 34, n. 3, p. 590-599, maio/jun. 2014
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992324
identifier_str_mv Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v, 34, n. 3, p. 590-599, maio/jun. 2014
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503393153122304