Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATTOS, B. D.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: LIMA, I., MAGALHAES, W. L. E.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067160
Resumo: Visando a reutilização de resíduos provenientes do consumo de pinhão, este trabalho teve por objetivo confeccionar compósitos pela incorporação da casca de pinhão em polímeros termoplástico e termofixos. As matrizes utilizadas foram a ureia formaldeído, fenol formaldeído e polipropileno, onde as resinas termofixas foram adicionas em 20 e 30% e a matriz termoplástico sob carga de 50 e 60%. Utilizou-se prensagem e injeção para a os compósitos termofixos e termoplásticos, respectivamente. Os compósitos termoplásticos apresentaram menor teor de inchamento e absorção de água e maiores propriedades mecânicas. Além disso, os compósitos termoplásticos apresentaram maior estabilidade térmica. Independentemente da matriz, o aumento da carga de polímero diminuiu a absorção de agua e inchamento em espessura, assim como aumentou as propriedades mecânicas.
id EMBR_4b7f089a408daba987235811ff3d1e25
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1067160
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.Compósito poliméricoPine nut huskPolymeric compositeBiomass valorizationPinhãoCascaThermoplasticsVisando a reutilização de resíduos provenientes do consumo de pinhão, este trabalho teve por objetivo confeccionar compósitos pela incorporação da casca de pinhão em polímeros termoplástico e termofixos. As matrizes utilizadas foram a ureia formaldeído, fenol formaldeído e polipropileno, onde as resinas termofixas foram adicionas em 20 e 30% e a matriz termoplástico sob carga de 50 e 60%. Utilizou-se prensagem e injeção para a os compósitos termofixos e termoplásticos, respectivamente. Os compósitos termoplásticos apresentaram menor teor de inchamento e absorção de água e maiores propriedades mecânicas. Além disso, os compósitos termoplásticos apresentaram maior estabilidade térmica. Independentemente da matriz, o aumento da carga de polímero diminuiu a absorção de agua e inchamento em espessura, assim como aumentou as propriedades mecânicas.BRUNO D. MATTOS, UFPR; ISABELLE LIMA, Pontifícia Universidade Católica, Escola de Ciências da Vida; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF.MATTOS, B. D.LIMA, I.MAGALHAES, W. L. E.2017-03-16T11:11:11Z2017-03-16T11:11:11Z2017-03-1620162017-06-16T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: ENCONTRO NORDESTE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS, 3., Fortaleza, 2016. Anais. Fortaleza: ABPOL-NE, 2016. p. 77-79.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:32:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1067160Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:32:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.
title Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.
spellingShingle Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.
MATTOS, B. D.
Compósito polimérico
Pine nut husk
Polymeric composite
Biomass valorization
Pinhão
Casca
Thermoplastics
title_short Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.
title_full Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.
title_fullStr Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.
title_full_unstemmed Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.
title_sort Compósitos poliméricos preparados com casca de pinhão.
author MATTOS, B. D.
author_facet MATTOS, B. D.
LIMA, I.
MAGALHAES, W. L. E.
author_role author
author2 LIMA, I.
MAGALHAES, W. L. E.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRUNO D. MATTOS, UFPR; ISABELLE LIMA, Pontifícia Universidade Católica, Escola de Ciências da Vida; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATTOS, B. D.
LIMA, I.
MAGALHAES, W. L. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Compósito polimérico
Pine nut husk
Polymeric composite
Biomass valorization
Pinhão
Casca
Thermoplastics
topic Compósito polimérico
Pine nut husk
Polymeric composite
Biomass valorization
Pinhão
Casca
Thermoplastics
description Visando a reutilização de resíduos provenientes do consumo de pinhão, este trabalho teve por objetivo confeccionar compósitos pela incorporação da casca de pinhão em polímeros termoplástico e termofixos. As matrizes utilizadas foram a ureia formaldeído, fenol formaldeído e polipropileno, onde as resinas termofixas foram adicionas em 20 e 30% e a matriz termoplástico sob carga de 50 e 60%. Utilizou-se prensagem e injeção para a os compósitos termofixos e termoplásticos, respectivamente. Os compósitos termoplásticos apresentaram menor teor de inchamento e absorção de água e maiores propriedades mecânicas. Além disso, os compósitos termoplásticos apresentaram maior estabilidade térmica. Independentemente da matriz, o aumento da carga de polímero diminuiu a absorção de agua e inchamento em espessura, assim como aumentou as propriedades mecânicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-03-16T11:11:11Z
2017-03-16T11:11:11Z
2017-03-16
2017-06-16T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: ENCONTRO NORDESTE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS, 3., Fortaleza, 2016. Anais. Fortaleza: ABPOL-NE, 2016. p. 77-79.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067160
identifier_str_mv In: ENCONTRO NORDESTE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS, 3., Fortaleza, 2016. Anais. Fortaleza: ABPOL-NE, 2016. p. 77-79.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695472030056448