Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDUGNO, C. C.
Data de Publicação: 1989
Outros Autores: CASTRO, M. L., GONZALEZ, G.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046049
Resumo: As primeiras etapas selecionadas para o estudo de uma formulação pó molhável foram a caracterização de superfície quanto a morfologia (MEV) e carga, e a influencia do método de secagem na dispersibilidade das partículas. O vírus foi obtido de lagartas infectadas (CNPSo) e purificado pelo método de Van der Geest. A dispersão resultante apresenta uma distribuição de tamanho entre 1.6 e 1.9 micra, permanecendo invariável quando a preparação foi armazenada ate 6 meses sob refrigeração. O ponto isoelétrico dos poliedros de NPV de B. anticarsia, determinado a partir de gráfico de mobilidade versus pH e 4,5, sendo que em pHs superiores, as partículas estão carregadas negativamente. As dispersões foram secas por liofilização, spray dryer e estufa (27 C.). O processo de secagem determina o estado de agregação, quando os poliedros são dispersos novamente em água, com tamanho ate 27 micra, difíceis de redispersar, enquanto a secagem por spray dryer resulta em um material pouco aglomerado e facilmente dispersível.
id EMBR_4b86bd73d4964f914330ec8dbbe84c0f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1046049
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.CaracterizaçãoPoliedroAnticarsia GemmatalisBaculovirus AnticarsiaControle BiológicoFormulaçãoLagartaInsetoPó MolhávelSecagemSojaAs primeiras etapas selecionadas para o estudo de uma formulação pó molhável foram a caracterização de superfície quanto a morfologia (MEV) e carga, e a influencia do método de secagem na dispersibilidade das partículas. O vírus foi obtido de lagartas infectadas (CNPSo) e purificado pelo método de Van der Geest. A dispersão resultante apresenta uma distribuição de tamanho entre 1.6 e 1.9 micra, permanecendo invariável quando a preparação foi armazenada ate 6 meses sob refrigeração. O ponto isoelétrico dos poliedros de NPV de B. anticarsia, determinado a partir de gráfico de mobilidade versus pH e 4,5, sendo que em pHs superiores, as partículas estão carregadas negativamente. As dispersões foram secas por liofilização, spray dryer e estufa (27 C.). O processo de secagem determina o estado de agregação, quando os poliedros são dispersos novamente em água, com tamanho ate 27 micra, difíceis de redispersar, enquanto a secagem por spray dryer resulta em um material pouco aglomerado e facilmente dispersível.CLAUDIA CONTI MEDUGNO, CNPMA; MARINA L. CASTRO, CNPMA; GASPAR GONGALEZ, CENPES/PETROBRÁS.MEDUGNO, C. C.CASTRO, M. L.GONZALEZ, G.2016-06-01T11:11:11Z2016-06-01T11:11:11Z2016-06-0119892016-06-01T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpaginação irregularIn: ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE FORMULAÇÕES DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, 2., 1989, Campinas.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:29:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1046049Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:29:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.
title Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.
spellingShingle Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.
MEDUGNO, C. C.
Caracterização
Poliedro
Anticarsia Gemmatalis
Baculovirus Anticarsia
Controle Biológico
Formulação
Lagarta
Inseto
Pó Molhável
Secagem
Soja
title_short Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.
title_full Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.
title_fullStr Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.
title_full_unstemmed Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.
title_sort Etapas do desenvolvimento de uma formulação pó molhável para o Baculovirus anticarsia: secagem e caracterização da superfície do poliedro.
author MEDUGNO, C. C.
author_facet MEDUGNO, C. C.
CASTRO, M. L.
GONZALEZ, G.
author_role author
author2 CASTRO, M. L.
GONZALEZ, G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLAUDIA CONTI MEDUGNO, CNPMA; MARINA L. CASTRO, CNPMA; GASPAR GONGALEZ, CENPES/PETROBRÁS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDUGNO, C. C.
CASTRO, M. L.
GONZALEZ, G.
dc.subject.por.fl_str_mv Caracterização
Poliedro
Anticarsia Gemmatalis
Baculovirus Anticarsia
Controle Biológico
Formulação
Lagarta
Inseto
Pó Molhável
Secagem
Soja
topic Caracterização
Poliedro
Anticarsia Gemmatalis
Baculovirus Anticarsia
Controle Biológico
Formulação
Lagarta
Inseto
Pó Molhável
Secagem
Soja
description As primeiras etapas selecionadas para o estudo de uma formulação pó molhável foram a caracterização de superfície quanto a morfologia (MEV) e carga, e a influencia do método de secagem na dispersibilidade das partículas. O vírus foi obtido de lagartas infectadas (CNPSo) e purificado pelo método de Van der Geest. A dispersão resultante apresenta uma distribuição de tamanho entre 1.6 e 1.9 micra, permanecendo invariável quando a preparação foi armazenada ate 6 meses sob refrigeração. O ponto isoelétrico dos poliedros de NPV de B. anticarsia, determinado a partir de gráfico de mobilidade versus pH e 4,5, sendo que em pHs superiores, as partículas estão carregadas negativamente. As dispersões foram secas por liofilização, spray dryer e estufa (27 C.). O processo de secagem determina o estado de agregação, quando os poliedros são dispersos novamente em água, com tamanho ate 27 micra, difíceis de redispersar, enquanto a secagem por spray dryer resulta em um material pouco aglomerado e facilmente dispersível.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989
2016-06-01T11:11:11Z
2016-06-01T11:11:11Z
2016-06-01
2016-06-01T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE FORMULAÇÕES DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, 2., 1989, Campinas.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046049
identifier_str_mv In: ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE FORMULAÇÕES DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, 2., 1989, Campinas.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv paginação irregular
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721199678947329