Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, F. B.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: RESENDE, M. D. V. de, ANSELMO, J. L., SATURNINO, H. M., BRENHA, J. A. M., FREITAS, F. B. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578276
Resumo: O pinhão-manso está entre as oleaginosas que podem ser cultivadas para aumentar a produção de biodiesel. Este trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso do Banco Ativo de Germoplasma da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com base em características tomadas na fase juvenil das plantas. Foram avaliados dez acessos de pinhão-manso, oriundos de diferentes locais, tomando-se para avaliação as características: altura de plantas, altura de inserção da primeira folha, diâmetro do caule e número de folhas. A análise estatística foi baseada em modelos mistos do tipo REML/BLUP. Os valores genotípicos preditos dos acessos foram utilizados na realização da análise multivariada para cômputo de distâncias genéticas entre procedências e agrupamento pelo método de Tocher. Os resultados indicaram a presença de considerável variabilidade entre os dez acessos. A herdabilidade de plantas individuais no sentido amplo foi baixa, porém para a herdabilidade da média de acesso foram obtidos altos coeficientes: 56% para altura de plantas, 82% para altura da primeira folha, 76% para diâmetro de caule e 89% para número de folhas. Tais valores indicam a possibilidade de grande precisão na seleção entre populações. No estudo da divergência, os acessos avaliados foram separados em dois grupos distintos: o primeiro grupo com sete acessos similares geneticamente, e o segundo com três acessos.
id EMBR_4bb1c7b2d5495982d058b22ef000b5bf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/578276
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.Pinhão mansoHerdabilidadeAgrupamentoJatropha CurcasO pinhão-manso está entre as oleaginosas que podem ser cultivadas para aumentar a produção de biodiesel. Este trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso do Banco Ativo de Germoplasma da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com base em características tomadas na fase juvenil das plantas. Foram avaliados dez acessos de pinhão-manso, oriundos de diferentes locais, tomando-se para avaliação as características: altura de plantas, altura de inserção da primeira folha, diâmetro do caule e número de folhas. A análise estatística foi baseada em modelos mistos do tipo REML/BLUP. Os valores genotípicos preditos dos acessos foram utilizados na realização da análise multivariada para cômputo de distâncias genéticas entre procedências e agrupamento pelo método de Tocher. Os resultados indicaram a presença de considerável variabilidade entre os dez acessos. A herdabilidade de plantas individuais no sentido amplo foi baixa, porém para a herdabilidade da média de acesso foram obtidos altos coeficientes: 56% para altura de plantas, 82% para altura da primeira folha, 76% para diâmetro de caule e 89% para número de folhas. Tais valores indicam a possibilidade de grande precisão na seleção entre populações. No estudo da divergência, os acessos avaliados foram separados em dois grupos distintos: o primeiro grupo com sete acessos similares geneticamente, e o segundo com três acessos.FLÁVIA BARBOSA ABREU, UFMS; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF; JEFFERSON LUIS AMSELMO, Fundação Chapadão; HELOÍSA MATTANA SATURNINO, EPAMIG; JERUSKA AZEVEDO MOREIRA BRENHA, UFMS; FELIPE BARBOSA DE FREITAS, UFMS.ABREU, F. B.RESENDE, M. D. V. deANSELMO, J. L.SATURNINO, H. M.BRENHA, J. A. M.FREITAS, F. B. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-12-1720092015-02-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMagistra, Cruz das Almas, v. 21, n. 1, p. 36-40, jan./mar. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:29:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/578276Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.
title Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.
spellingShingle Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.
ABREU, F. B.
Pinhão manso
Herdabilidade
Agrupamento
Jatropha Curcas
title_short Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.
title_full Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.
title_fullStr Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.
title_full_unstemmed Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.
title_sort Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.
author ABREU, F. B.
author_facet ABREU, F. B.
RESENDE, M. D. V. de
ANSELMO, J. L.
SATURNINO, H. M.
BRENHA, J. A. M.
FREITAS, F. B. de
author_role author
author2 RESENDE, M. D. V. de
ANSELMO, J. L.
SATURNINO, H. M.
BRENHA, J. A. M.
FREITAS, F. B. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLÁVIA BARBOSA ABREU, UFMS; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF; JEFFERSON LUIS AMSELMO, Fundação Chapadão; HELOÍSA MATTANA SATURNINO, EPAMIG; JERUSKA AZEVEDO MOREIRA BRENHA, UFMS; FELIPE BARBOSA DE FREITAS, UFMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, F. B.
RESENDE, M. D. V. de
ANSELMO, J. L.
SATURNINO, H. M.
BRENHA, J. A. M.
FREITAS, F. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Pinhão manso
Herdabilidade
Agrupamento
Jatropha Curcas
topic Pinhão manso
Herdabilidade
Agrupamento
Jatropha Curcas
description O pinhão-manso está entre as oleaginosas que podem ser cultivadas para aumentar a produção de biodiesel. Este trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso do Banco Ativo de Germoplasma da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com base em características tomadas na fase juvenil das plantas. Foram avaliados dez acessos de pinhão-manso, oriundos de diferentes locais, tomando-se para avaliação as características: altura de plantas, altura de inserção da primeira folha, diâmetro do caule e número de folhas. A análise estatística foi baseada em modelos mistos do tipo REML/BLUP. Os valores genotípicos preditos dos acessos foram utilizados na realização da análise multivariada para cômputo de distâncias genéticas entre procedências e agrupamento pelo método de Tocher. Os resultados indicaram a presença de considerável variabilidade entre os dez acessos. A herdabilidade de plantas individuais no sentido amplo foi baixa, porém para a herdabilidade da média de acesso foram obtidos altos coeficientes: 56% para altura de plantas, 82% para altura da primeira folha, 76% para diâmetro de caule e 89% para número de folhas. Tais valores indicam a possibilidade de grande precisão na seleção entre populações. No estudo da divergência, os acessos avaliados foram separados em dois grupos distintos: o primeiro grupo com sete acessos similares geneticamente, e o segundo com três acessos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-17
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Magistra, Cruz das Almas, v. 21, n. 1, p. 36-40, jan./mar. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578276
identifier_str_mv Magistra, Cruz das Almas, v. 21, n. 1, p. 36-40, jan./mar. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503342558281728