Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, S. S. de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PEREIRA, M. G., SILVA NETO, E. C. da, FERNANDES D. A. C., AQUINO, A. M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124947
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252020v33n203rc
Resumo: Avaliou-se a eficiência da aveia preta na recuperação da agregação do solo e quantificou-se os teores dos nutrientes nos agregados biogênicos e fisiogênicos em áreas de cultivo de Nova Friburgo, RJ. A paisagem foi estratificada nas secções: superior - com o emprego de aveia preta, adubada e outra não adubada; e inferior: com aveia preta adubada, outra com consórcio de aveia preta, nabo forrageiro e ervilhaca com adubação. Ambas as secções tinham área adjacente de floresta. Os agregados foram separados quanto às vias de formação quantificando-se a porcentagem de massa em cada via de formação. Foram analisados: estabilidade dos agregados, teores de nutrientes e conteúdo de carbono orgânico. Na parte superior, na área adubada verificou-se a maior porcentagem de agregados biogênicos associada a maiores valores de carbono orgânico total, e fertilidade. Nessa área também foram observados maiores valores de diâmetro médio ponderado e o diâmetro médio geométrico dos agregados. Na parte inferior, na área de consórcio foi quantificada a maior porcentagem de agregados biogênicos e quantificados os menores teores de P, Ca+2, Mg+2 e K+ . Os sistemas de manejo influenciaram nas vias de formação dos agregados. A classificação morfológica representa uma importante ferramenta para o monitoramento do manejo do solo. A aveia preta promoveu o aumento da formação dos agregados biogênicos, os quais se comportaram como compartimentos de reservas de nutrientes.
id EMBR_4bd7c841fc9e894081a3de0cd580b0be
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1124947
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.Plantas de coberturaBiogênese de agregadosDesastre ambientalAvaliou-se a eficiência da aveia preta na recuperação da agregação do solo e quantificou-se os teores dos nutrientes nos agregados biogênicos e fisiogênicos em áreas de cultivo de Nova Friburgo, RJ. A paisagem foi estratificada nas secções: superior - com o emprego de aveia preta, adubada e outra não adubada; e inferior: com aveia preta adubada, outra com consórcio de aveia preta, nabo forrageiro e ervilhaca com adubação. Ambas as secções tinham área adjacente de floresta. Os agregados foram separados quanto às vias de formação quantificando-se a porcentagem de massa em cada via de formação. Foram analisados: estabilidade dos agregados, teores de nutrientes e conteúdo de carbono orgânico. Na parte superior, na área adubada verificou-se a maior porcentagem de agregados biogênicos associada a maiores valores de carbono orgânico total, e fertilidade. Nessa área também foram observados maiores valores de diâmetro médio ponderado e o diâmetro médio geométrico dos agregados. Na parte inferior, na área de consórcio foi quantificada a maior porcentagem de agregados biogênicos e quantificados os menores teores de P, Ca+2, Mg+2 e K+ . Os sistemas de manejo influenciaram nas vias de formação dos agregados. A classificação morfológica representa uma importante ferramenta para o monitoramento do manejo do solo. A aveia preta promoveu o aumento da formação dos agregados biogênicos, os quais se comportaram como compartimentos de reservas de nutrientes.SANDRA SANTANA DE LIMA, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA; EDUARDO CARVALHO DA SILVA NETO, UFRRJ; DOUGLATH ALVES CORRÊA FERNANDES, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB.LIMA, S. S. dePEREIRA, M. G.SILVA NETO, E. C. daFERNANDES D. A. C.AQUINO, A. M. de2020-09-16T04:45:56Z2020-09-16T04:45:56Z2020-09-152020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Caatinga, Mossoró, v. 33, n. 2, p. 299 ? 309, abr./jun., 20201983-2125http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124947http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252020v33n203rcenginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-09-16T04:46:02Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1124947Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-09-16T04:46:02Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.
title Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.
spellingShingle Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.
LIMA, S. S. de
Plantas de cobertura
Biogênese de agregados
Desastre ambiental
title_short Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.
title_full Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.
title_fullStr Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.
title_full_unstemmed Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.
title_sort Biogenic and physicogenic aggregates under differente crops with black oat in Nova Friburgo, Brazil.
author LIMA, S. S. de
author_facet LIMA, S. S. de
PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
FERNANDES D. A. C.
AQUINO, A. M. de
author_role author
author2 PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
FERNANDES D. A. C.
AQUINO, A. M. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANDRA SANTANA DE LIMA, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA; EDUARDO CARVALHO DA SILVA NETO, UFRRJ; DOUGLATH ALVES CORRÊA FERNANDES, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, S. S. de
PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
FERNANDES D. A. C.
AQUINO, A. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas de cobertura
Biogênese de agregados
Desastre ambiental
topic Plantas de cobertura
Biogênese de agregados
Desastre ambiental
description Avaliou-se a eficiência da aveia preta na recuperação da agregação do solo e quantificou-se os teores dos nutrientes nos agregados biogênicos e fisiogênicos em áreas de cultivo de Nova Friburgo, RJ. A paisagem foi estratificada nas secções: superior - com o emprego de aveia preta, adubada e outra não adubada; e inferior: com aveia preta adubada, outra com consórcio de aveia preta, nabo forrageiro e ervilhaca com adubação. Ambas as secções tinham área adjacente de floresta. Os agregados foram separados quanto às vias de formação quantificando-se a porcentagem de massa em cada via de formação. Foram analisados: estabilidade dos agregados, teores de nutrientes e conteúdo de carbono orgânico. Na parte superior, na área adubada verificou-se a maior porcentagem de agregados biogênicos associada a maiores valores de carbono orgânico total, e fertilidade. Nessa área também foram observados maiores valores de diâmetro médio ponderado e o diâmetro médio geométrico dos agregados. Na parte inferior, na área de consórcio foi quantificada a maior porcentagem de agregados biogênicos e quantificados os menores teores de P, Ca+2, Mg+2 e K+ . Os sistemas de manejo influenciaram nas vias de formação dos agregados. A classificação morfológica representa uma importante ferramenta para o monitoramento do manejo do solo. A aveia preta promoveu o aumento da formação dos agregados biogênicos, os quais se comportaram como compartimentos de reservas de nutrientes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-16T04:45:56Z
2020-09-16T04:45:56Z
2020-09-15
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Caatinga, Mossoró, v. 33, n. 2, p. 299 ? 309, abr./jun., 2020
1983-2125
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124947
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252020v33n203rc
identifier_str_mv Revista Caatinga, Mossoró, v. 33, n. 2, p. 299 ? 309, abr./jun., 2020
1983-2125
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124947
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252020v33n203rc
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695596047237120