Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITZSONS, E.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MANTOVANI, L. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101284
Resumo: Projetos de restauração da floresta ciliar em regiões tropicais são complexos e difíceis de serem efetuados. Assim, é importante priorizar as áreas para serem restauradas numa bacia hidrográfica e esta priorização deve levar em consideração sua importância para a proteção das águas dos rios. A bacia de hidrográfica do Ribeirão da Onça está localizada na região metropolitana de Curitiba, no Primeiro Planalto Paranaense, Paraná, Região sul do Brasil. É uma bacia situada em zona rural, próxima a um grande centro urbano e está submetida a um crescente conflito de uso nas áreas de preservação permanente (APP) devido à supressão completa ou parcial da floresta ciliar. Este trabalho propõe um método para discriminar classes de impacto para áreas de preservação permanentes (APPs), visando à preservação da qualidade de água superficial e, dessa forma, priorizar zonas para recuperação. Foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e de sistemas de informações geográficas. Foram utilizados pesos para tipologias de uso da terra, para ordem dos rios e declividade. Os resultados indicam que, em 51% da área da bacia, não há conflito de uso das APPs. Para os 49% restantes, em 40%, o impacto é classificado como sendo médio, em 8% como sendo alto e, em 1%, o impacto é considerado baixo. As áreas de alto impacto e médio impacto são prioritárias para recuperação das APPs.
id EMBR_4c9277c2e9a767ac44ee141f2e3b9d65
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1101284
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.Área de preservação permanenteCódigo florestalQualidade de águaRestauraçãoMata CiliarWater qualityProjetos de restauração da floresta ciliar em regiões tropicais são complexos e difíceis de serem efetuados. Assim, é importante priorizar as áreas para serem restauradas numa bacia hidrográfica e esta priorização deve levar em consideração sua importância para a proteção das águas dos rios. A bacia de hidrográfica do Ribeirão da Onça está localizada na região metropolitana de Curitiba, no Primeiro Planalto Paranaense, Paraná, Região sul do Brasil. É uma bacia situada em zona rural, próxima a um grande centro urbano e está submetida a um crescente conflito de uso nas áreas de preservação permanente (APP) devido à supressão completa ou parcial da floresta ciliar. Este trabalho propõe um método para discriminar classes de impacto para áreas de preservação permanentes (APPs), visando à preservação da qualidade de água superficial e, dessa forma, priorizar zonas para recuperação. Foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e de sistemas de informações geográficas. Foram utilizados pesos para tipologias de uso da terra, para ordem dos rios e declividade. Os resultados indicam que, em 51% da área da bacia, não há conflito de uso das APPs. Para os 49% restantes, em 40%, o impacto é classificado como sendo médio, em 8% como sendo alto e, em 1%, o impacto é considerado baixo. As áreas de alto impacto e médio impacto são prioritárias para recuperação das APPs.ELENICE FRITZSONS, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR.FRITZSONS, E.MANTOVANI, L. E.2018-12-13T00:09:22Z2018-12-13T00:09:22Z2018-12-1220172019-01-18T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmbiência, Guarapuava, v. 13, n. 3 p. 537-551, set./dez. 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/110128410.5935/ambiencia.2017.03.01porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-12-13T00:09:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1101284Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-12-13T00:09:28falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-12-13T00:09:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.
title Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.
spellingShingle Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.
FRITZSONS, E.
Área de preservação permanente
Código florestal
Qualidade de água
Restauração
Mata Ciliar
Water quality
title_short Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.
title_full Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.
title_fullStr Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.
title_full_unstemmed Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.
title_sort Áreas prioritárias para restauração das florestas ciliares: um exemplo no Sul do Brasil.
author FRITZSONS, E.
author_facet FRITZSONS, E.
MANTOVANI, L. E.
author_role author
author2 MANTOVANI, L. E.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELENICE FRITZSONS, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITZSONS, E.
MANTOVANI, L. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Área de preservação permanente
Código florestal
Qualidade de água
Restauração
Mata Ciliar
Water quality
topic Área de preservação permanente
Código florestal
Qualidade de água
Restauração
Mata Ciliar
Water quality
description Projetos de restauração da floresta ciliar em regiões tropicais são complexos e difíceis de serem efetuados. Assim, é importante priorizar as áreas para serem restauradas numa bacia hidrográfica e esta priorização deve levar em consideração sua importância para a proteção das águas dos rios. A bacia de hidrográfica do Ribeirão da Onça está localizada na região metropolitana de Curitiba, no Primeiro Planalto Paranaense, Paraná, Região sul do Brasil. É uma bacia situada em zona rural, próxima a um grande centro urbano e está submetida a um crescente conflito de uso nas áreas de preservação permanente (APP) devido à supressão completa ou parcial da floresta ciliar. Este trabalho propõe um método para discriminar classes de impacto para áreas de preservação permanentes (APPs), visando à preservação da qualidade de água superficial e, dessa forma, priorizar zonas para recuperação. Foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e de sistemas de informações geográficas. Foram utilizados pesos para tipologias de uso da terra, para ordem dos rios e declividade. Os resultados indicam que, em 51% da área da bacia, não há conflito de uso das APPs. Para os 49% restantes, em 40%, o impacto é classificado como sendo médio, em 8% como sendo alto e, em 1%, o impacto é considerado baixo. As áreas de alto impacto e médio impacto são prioritárias para recuperação das APPs.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-12-13T00:09:22Z
2018-12-13T00:09:22Z
2018-12-12
2019-01-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ambiência, Guarapuava, v. 13, n. 3 p. 537-551, set./dez. 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101284
10.5935/ambiencia.2017.03.01
identifier_str_mv Ambiência, Guarapuava, v. 13, n. 3 p. 537-551, set./dez. 2017.
10.5935/ambiencia.2017.03.01
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503466731700224