Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACIULLO, D. S. C.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ROSA, M. E. C. da, PEREIRA, F. G., GUIMARAES, D. de M., OLIVEIRA, C. de C., CAMPOS, N. R.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595708
Resumo: Foram avaliadas, em casa de vegetação, variáveis morfogênicas, a produção de matéria seca e o teor de proteína bruta da Brachiaria brizantha cv. Marandu, submetida a cinco doses de nitrogênio (N): 0, 25, 50, 100 e 200 mg/dm3 . Foi usado delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. O estudo foi realizado durante um período de rebrota de 42 dias, após corte de uniformização aos 30 dias do estabelecimento. As taxas de alongamento e aparecimento de folhas, o comprimento da lâmina foliar e o número de perfilhos por planta responderam positivamente e de forma linear ao N, enquanto o filocrono variou inversamente com as doses de N. A produção de matéria seca (MS) e o teor de proteína bruta (PB) responderam de forma quadrática ao N, com valores máximos de 26,9 g/vaso e 17,6%, alcançados, respectivamente, com as doses de 145,3 e 180,7 mg/dm3 de N. As respostas quadráticas para produção de MS e teor de PB da B. brizantha indicam a existência de uma faixa ótima de resposta ao nitrogênio abaixo da dose máxima estudada.
id EMBR_4ccef51639122d30e6dd93f77bb400e0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/595708
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.Adubação nitrogenadaperfilhamentotaxa de alongamento de folhasMorfogêneseForam avaliadas, em casa de vegetação, variáveis morfogênicas, a produção de matéria seca e o teor de proteína bruta da Brachiaria brizantha cv. Marandu, submetida a cinco doses de nitrogênio (N): 0, 25, 50, 100 e 200 mg/dm3 . Foi usado delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. O estudo foi realizado durante um período de rebrota de 42 dias, após corte de uniformização aos 30 dias do estabelecimento. As taxas de alongamento e aparecimento de folhas, o comprimento da lâmina foliar e o número de perfilhos por planta responderam positivamente e de forma linear ao N, enquanto o filocrono variou inversamente com as doses de N. A produção de matéria seca (MS) e o teor de proteína bruta (PB) responderam de forma quadrática ao N, com valores máximos de 26,9 g/vaso e 17,6%, alcançados, respectivamente, com as doses de 145,3 e 180,7 mg/dm3 de N. As respostas quadráticas para produção de MS e teor de PB da B. brizantha indicam a existência de uma faixa ótima de resposta ao nitrogênio abaixo da dose máxima estudada.Domingos Sávio Campos Paciullo, Embrapa Gado de Leite; Maria Eloísa Cardoso da Rosa, Universidade Católica de Goiás; Fabíola Garcez Pereira, Universidade Católica de Goiás; Diego de Morais Fuimarães, Universidade Católica de Goiás; Claudimeire de Castro Oliveira, Universidade Católica de Goiás; Núbia Ribeiro Campos, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.PACIULLO, D. S. C.ROSA, M. E. C. daPEREIRA, F. G.GUIMARAES, D. de M.OLIVEIRA, C. de C.CAMPOS, N. R.2024-04-24T20:53:17Z2024-04-24T20:53:17Z2007-09-242007Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: SBZ, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-04-24T20:53:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/595708Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-04-24T20:53:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.
title Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.
spellingShingle Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.
PACIULLO, D. S. C.
Adubação nitrogenada
perfilhamento
taxa de alongamento de folhas
Morfogênese
title_short Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.
title_full Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.
title_fullStr Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.
title_full_unstemmed Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.
title_sort Variáveis morfogênicas, produção de matéria seca e teores de proteína bruta da Brachiaria brizantha submetida a diferentes doses de nitrogênio.
author PACIULLO, D. S. C.
author_facet PACIULLO, D. S. C.
ROSA, M. E. C. da
PEREIRA, F. G.
GUIMARAES, D. de M.
OLIVEIRA, C. de C.
CAMPOS, N. R.
author_role author
author2 ROSA, M. E. C. da
PEREIRA, F. G.
GUIMARAES, D. de M.
OLIVEIRA, C. de C.
CAMPOS, N. R.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos Sávio Campos Paciullo, Embrapa Gado de Leite; Maria Eloísa Cardoso da Rosa, Universidade Católica de Goiás; Fabíola Garcez Pereira, Universidade Católica de Goiás; Diego de Morais Fuimarães, Universidade Católica de Goiás; Claudimeire de Castro Oliveira, Universidade Católica de Goiás; Núbia Ribeiro Campos, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
dc.contributor.author.fl_str_mv PACIULLO, D. S. C.
ROSA, M. E. C. da
PEREIRA, F. G.
GUIMARAES, D. de M.
OLIVEIRA, C. de C.
CAMPOS, N. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Adubação nitrogenada
perfilhamento
taxa de alongamento de folhas
Morfogênese
topic Adubação nitrogenada
perfilhamento
taxa de alongamento de folhas
Morfogênese
description Foram avaliadas, em casa de vegetação, variáveis morfogênicas, a produção de matéria seca e o teor de proteína bruta da Brachiaria brizantha cv. Marandu, submetida a cinco doses de nitrogênio (N): 0, 25, 50, 100 e 200 mg/dm3 . Foi usado delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. O estudo foi realizado durante um período de rebrota de 42 dias, após corte de uniformização aos 30 dias do estabelecimento. As taxas de alongamento e aparecimento de folhas, o comprimento da lâmina foliar e o número de perfilhos por planta responderam positivamente e de forma linear ao N, enquanto o filocrono variou inversamente com as doses de N. A produção de matéria seca (MS) e o teor de proteína bruta (PB) responderam de forma quadrática ao N, com valores máximos de 26,9 g/vaso e 17,6%, alcançados, respectivamente, com as doses de 145,3 e 180,7 mg/dm3 de N. As respostas quadráticas para produção de MS e teor de PB da B. brizantha indicam a existência de uma faixa ótima de resposta ao nitrogênio abaixo da dose máxima estudada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-24
2007
2024-04-24T20:53:17Z
2024-04-24T20:53:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: SBZ, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595708
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: SBZ, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695705898156032