Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, F. N. S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: HÜTHER, C. M., MACHADO, T. de B., LAMEIRA, O. A., PEREIRA, C. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072035
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a brotação de estacas de raiz de plantas de ipecacuanha (Carapichea ipecacuanha) submetida a diferentes períodos do ano e a diferentes composições de substrato. Para a propagação da ipeca foram utilizados fragmentos de raízes com três centímetros de comprimento, alocadas em três diferentes substratos, ou seja, serragem, areia e substrato comercial (Basaplant®). Num primeiro ensaio, dois acessos de ipeca (819 e 825) foram colocados para brotar em substrato areia. Num segundo ensaio, raízes de ipeca sem identificação do acesso foram dispostas para brotar em substrato areia, no período de maio a agosto. Num terceiro ensaio, raízes de ipeca, também sem identificação do acesso (idem segundo ensaio), foram colocadas para brotar nos três substratos, no período de agosto a janeiro. Os ensaios de brotação foram realizados em estufa com sombreamento de 70% e as avaliações compreenderam o período de um ano. Em cada ensaio foi avaliado o número de brotações, o índice de velocidade de brotação e acompanhada a temperatura de cada substrato ao longo do período. As medidas de temperatura foram realizadas três vezes durante a semana de avaliação, em três horários do dia, ou seja, 06, 12 e 18 horas. A ipeca apresentou maior percentagem de brotação bem como maior índice de velocidade de brotação para o substrato areia, para o período de agosto a janeiro. O elemento temperatura influenciou a brotação, embora seu efeito tenha sido diferenciado de acordo com o tipo de acesso.
id EMBR_4cd7447df14b39aa4743b0053e0882f7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1072035
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.IpecaEstaquiaBrotacaoPlanta MedicinalO objetivo deste trabalho foi avaliar a brotação de estacas de raiz de plantas de ipecacuanha (Carapichea ipecacuanha) submetida a diferentes períodos do ano e a diferentes composições de substrato. Para a propagação da ipeca foram utilizados fragmentos de raízes com três centímetros de comprimento, alocadas em três diferentes substratos, ou seja, serragem, areia e substrato comercial (Basaplant®). Num primeiro ensaio, dois acessos de ipeca (819 e 825) foram colocados para brotar em substrato areia. Num segundo ensaio, raízes de ipeca sem identificação do acesso foram dispostas para brotar em substrato areia, no período de maio a agosto. Num terceiro ensaio, raízes de ipeca, também sem identificação do acesso (idem segundo ensaio), foram colocadas para brotar nos três substratos, no período de agosto a janeiro. Os ensaios de brotação foram realizados em estufa com sombreamento de 70% e as avaliações compreenderam o período de um ano. Em cada ensaio foi avaliado o número de brotações, o índice de velocidade de brotação e acompanhada a temperatura de cada substrato ao longo do período. As medidas de temperatura foram realizadas três vezes durante a semana de avaliação, em três horários do dia, ou seja, 06, 12 e 18 horas. A ipeca apresentou maior percentagem de brotação bem como maior índice de velocidade de brotação para o substrato areia, para o período de agosto a janeiro. O elemento temperatura influenciou a brotação, embora seu efeito tenha sido diferenciado de acordo com o tipo de acesso.Fernanda Naiara Santos Ribeiro, DOUTORANDA UFLA; Cristina Moll Hüther, PÓS-DOUTORANDA UFF; Thelma de Barros Machado, UFF; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Carlos Rodrigues Pereira, UFF.RIBEIRO, F. N. S.HÜTHER, C. M.MACHADO, T. de B.LAMEIRA, O. A.PEREIRA, C. R.2017-07-06T11:11:11Z2017-07-06T11:11:11Z2017-07-0620172018-03-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 14, n. 25, p. 1072-1083, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/107203510.18677/EnciBio_2017A86porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:34:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1072035Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:34:22falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:34:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.
title Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.
spellingShingle Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.
RIBEIRO, F. N. S.
Ipeca
Estaquia
Brotacao
Planta Medicinal
title_short Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.
title_full Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.
title_fullStr Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.
title_full_unstemmed Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.
title_sort Propagação de Ipecacuanha por estacas de raiz em diferentes condições ambientais e substratos.
author RIBEIRO, F. N. S.
author_facet RIBEIRO, F. N. S.
HÜTHER, C. M.
MACHADO, T. de B.
LAMEIRA, O. A.
PEREIRA, C. R.
author_role author
author2 HÜTHER, C. M.
MACHADO, T. de B.
LAMEIRA, O. A.
PEREIRA, C. R.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernanda Naiara Santos Ribeiro, DOUTORANDA UFLA; Cristina Moll Hüther, PÓS-DOUTORANDA UFF; Thelma de Barros Machado, UFF; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Carlos Rodrigues Pereira, UFF.
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, F. N. S.
HÜTHER, C. M.
MACHADO, T. de B.
LAMEIRA, O. A.
PEREIRA, C. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Ipeca
Estaquia
Brotacao
Planta Medicinal
topic Ipeca
Estaquia
Brotacao
Planta Medicinal
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a brotação de estacas de raiz de plantas de ipecacuanha (Carapichea ipecacuanha) submetida a diferentes períodos do ano e a diferentes composições de substrato. Para a propagação da ipeca foram utilizados fragmentos de raízes com três centímetros de comprimento, alocadas em três diferentes substratos, ou seja, serragem, areia e substrato comercial (Basaplant®). Num primeiro ensaio, dois acessos de ipeca (819 e 825) foram colocados para brotar em substrato areia. Num segundo ensaio, raízes de ipeca sem identificação do acesso foram dispostas para brotar em substrato areia, no período de maio a agosto. Num terceiro ensaio, raízes de ipeca, também sem identificação do acesso (idem segundo ensaio), foram colocadas para brotar nos três substratos, no período de agosto a janeiro. Os ensaios de brotação foram realizados em estufa com sombreamento de 70% e as avaliações compreenderam o período de um ano. Em cada ensaio foi avaliado o número de brotações, o índice de velocidade de brotação e acompanhada a temperatura de cada substrato ao longo do período. As medidas de temperatura foram realizadas três vezes durante a semana de avaliação, em três horários do dia, ou seja, 06, 12 e 18 horas. A ipeca apresentou maior percentagem de brotação bem como maior índice de velocidade de brotação para o substrato areia, para o período de agosto a janeiro. O elemento temperatura influenciou a brotação, embora seu efeito tenha sido diferenciado de acordo com o tipo de acesso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06T11:11:11Z
2017-07-06T11:11:11Z
2017-07-06
2017
2018-03-13T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 14, n. 25, p. 1072-1083, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072035
10.18677/EnciBio_2017A86
identifier_str_mv Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 14, n. 25, p. 1072-1083, 2017.
10.18677/EnciBio_2017A86
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503438704312320