Adubação química e calagem em erva-baleeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRIGONI-BLANK, M. de F.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: FAQUIN, V., PINTO, J. E. B. P., BLANK, A. F., LAMEIRA, O. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/400410
Resumo: Cordia verbenacea, popularmente conhecida como erva-baleeira, é uma planta medicinal perene com propriedade antiinflamatória. O trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da adubação química e da calagem no crescimento e na nutrição da erva-baleeira, mediante a técnica da diagnose por subtração. Foram utilizados no experimento mudas com 40 dias de idade após a emergência das sementes e, cultivadas em vasos com capacidade para 5 dm3 em condições de casa de vegetação. Os tratamentos usados foram: completo (adubado com N, P, K, S, B, Cu, Fe, Zn e calagem); completo sem calagem; completo exceto cada nutriente (N, P, K, S, B, Cu, Fe, Zn) e testemunha (solo natural). Após 120 dias do transplantio observou-se que, no cultivo da erva-baleeira em solos ácidos e de baixa fertilidade, a calagem e a adubação são essenciais para o seu crescimento. No solo utilizado, os nutrientes que apresentaram maiores respostas quanto ao crescimento e nutrição da espécie foram o N, K e B, bem como a calagem.
id EMBR_4d31891561e4d845cc8ce8b53837cf8b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/400410
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Adubação química e calagem em erva-baleeira.Erva baleeiraDrug plantsNutrição mineralAdubaçãoCalagemPlanta Medicinalfertilizer applicationlimingCordia verbenacea, popularmente conhecida como erva-baleeira, é uma planta medicinal perene com propriedade antiinflamatória. O trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da adubação química e da calagem no crescimento e na nutrição da erva-baleeira, mediante a técnica da diagnose por subtração. Foram utilizados no experimento mudas com 40 dias de idade após a emergência das sementes e, cultivadas em vasos com capacidade para 5 dm3 em condições de casa de vegetação. Os tratamentos usados foram: completo (adubado com N, P, K, S, B, Cu, Fe, Zn e calagem); completo sem calagem; completo exceto cada nutriente (N, P, K, S, B, Cu, Fe, Zn) e testemunha (solo natural). Após 120 dias do transplantio observou-se que, no cultivo da erva-baleeira em solos ácidos e de baixa fertilidade, a calagem e a adubação são essenciais para o seu crescimento. No solo utilizado, os nutrientes que apresentaram maiores respostas quanto ao crescimento e nutrição da espécie foram o N, K e B, bem como a calagem.Maria de Fátima Arrigoni-Blank, UFS-DFS; Valdemar Faquin, UFLA; José Eduardo B. P. Pinto, UFLA; Arie F. Blank, UFS/DFS; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU.ARRIGONI-BLANK, M. de F.FAQUIN, V.PINTO, J. E. B. P.BLANK, A. F.LAMEIRA, O. A.2013-04-19T23:31:14Z2013-04-19T23:31:14Z2001-06-2219992013-04-19T23:31:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHorticultura Brasileira, v. 17, n. 3, p. 211-215, nov. 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/400410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:17:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/400410Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:17:55falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:17:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Adubação química e calagem em erva-baleeira.
title Adubação química e calagem em erva-baleeira.
spellingShingle Adubação química e calagem em erva-baleeira.
ARRIGONI-BLANK, M. de F.
Erva baleeira
Drug plants
Nutrição mineral
Adubação
Calagem
Planta Medicinal
fertilizer application
liming
title_short Adubação química e calagem em erva-baleeira.
title_full Adubação química e calagem em erva-baleeira.
title_fullStr Adubação química e calagem em erva-baleeira.
title_full_unstemmed Adubação química e calagem em erva-baleeira.
title_sort Adubação química e calagem em erva-baleeira.
author ARRIGONI-BLANK, M. de F.
author_facet ARRIGONI-BLANK, M. de F.
FAQUIN, V.
PINTO, J. E. B. P.
BLANK, A. F.
LAMEIRA, O. A.
author_role author
author2 FAQUIN, V.
PINTO, J. E. B. P.
BLANK, A. F.
LAMEIRA, O. A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria de Fátima Arrigoni-Blank, UFS-DFS; Valdemar Faquin, UFLA; José Eduardo B. P. Pinto, UFLA; Arie F. Blank, UFS/DFS; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRIGONI-BLANK, M. de F.
FAQUIN, V.
PINTO, J. E. B. P.
BLANK, A. F.
LAMEIRA, O. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Erva baleeira
Drug plants
Nutrição mineral
Adubação
Calagem
Planta Medicinal
fertilizer application
liming
topic Erva baleeira
Drug plants
Nutrição mineral
Adubação
Calagem
Planta Medicinal
fertilizer application
liming
description Cordia verbenacea, popularmente conhecida como erva-baleeira, é uma planta medicinal perene com propriedade antiinflamatória. O trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da adubação química e da calagem no crescimento e na nutrição da erva-baleeira, mediante a técnica da diagnose por subtração. Foram utilizados no experimento mudas com 40 dias de idade após a emergência das sementes e, cultivadas em vasos com capacidade para 5 dm3 em condições de casa de vegetação. Os tratamentos usados foram: completo (adubado com N, P, K, S, B, Cu, Fe, Zn e calagem); completo sem calagem; completo exceto cada nutriente (N, P, K, S, B, Cu, Fe, Zn) e testemunha (solo natural). Após 120 dias do transplantio observou-se que, no cultivo da erva-baleeira em solos ácidos e de baixa fertilidade, a calagem e a adubação são essenciais para o seu crescimento. No solo utilizado, os nutrientes que apresentaram maiores respostas quanto ao crescimento e nutrição da espécie foram o N, K e B, bem como a calagem.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2001-06-22
2013-04-19T23:31:14Z
2013-04-19T23:31:14Z
2013-04-19T23:31:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Horticultura Brasileira, v. 17, n. 3, p. 211-215, nov. 1999.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/400410
identifier_str_mv Horticultura Brasileira, v. 17, n. 3, p. 211-215, nov. 1999.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/400410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503377927798784