Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, A. de M.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: REBELO, V. S. M., MARTORANO, L. G., GIACON, V. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159314
Resumo: Na Amazônia, o principal potencial de contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está no aproveitamento de resíduos da agroindústria para uso na construção civil, como alternativa de novos materiais sustentáveis. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar o potencial uso de partículas de resíduos de açaí (Euterpe oleracea e Euterpe precatoria) caracterizando-as física, química, térmica e morfologicamente. Foram realizados ensaios de densidade por picnometria, verificação de teor de umidade, e dos teores de lignina, celulose e extrativos, de acordo com os parâmetros normativos da TAPPI 204, 211 e 222. O resultado da densidade média das partículas é de 1,49 g.cm-3, com teor de umidade variando de 2 a 6%. Em relação à composição química, observou-se maiores teores de lignina e extrativos, e redução de celulose em relação à outras fibras vegetais. Através da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), observou-se a presença somente do endocarpo do caroço de açaí nas partículas de 8 e 14 Tyler, e maior predominância de fibras nas partículas de 48, 100 e 200 Tyler. O conhecimento das características físico-químicas das partículas de resíduo de açaí faz-se necessário para subsidiar etapas de processamento de compósitos com uso destes materiais. Além disso, a utilização de um resíduo como o caroço do açaí potencializa a redução dos impactos ambientais, fornecendo, principalmente para a construção civil, a possibilidade de produção de novos materiais mais ecológicos, gerando indicadores de sustentabilidade nas edificações da Amazônia.
id EMBR_4da7093eb4ccf89f585d9843e016c962
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1159314
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.Resíduos agroindustriaisConstrução sustentávelConstrução civilAçaíResíduoMaterial de ConstruçãoEuterpe OleraceaNa Amazônia, o principal potencial de contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está no aproveitamento de resíduos da agroindústria para uso na construção civil, como alternativa de novos materiais sustentáveis. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar o potencial uso de partículas de resíduos de açaí (Euterpe oleracea e Euterpe precatoria) caracterizando-as física, química, térmica e morfologicamente. Foram realizados ensaios de densidade por picnometria, verificação de teor de umidade, e dos teores de lignina, celulose e extrativos, de acordo com os parâmetros normativos da TAPPI 204, 211 e 222. O resultado da densidade média das partículas é de 1,49 g.cm-3, com teor de umidade variando de 2 a 6%. Em relação à composição química, observou-se maiores teores de lignina e extrativos, e redução de celulose em relação à outras fibras vegetais. Através da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), observou-se a presença somente do endocarpo do caroço de açaí nas partículas de 8 e 14 Tyler, e maior predominância de fibras nas partículas de 48, 100 e 200 Tyler. O conhecimento das características físico-químicas das partículas de resíduo de açaí faz-se necessário para subsidiar etapas de processamento de compósitos com uso destes materiais. Além disso, a utilização de um resíduo como o caroço do açaí potencializa a redução dos impactos ambientais, fornecendo, principalmente para a construção civil, a possibilidade de produção de novos materiais mais ecológicos, gerando indicadores de sustentabilidade nas edificações da Amazônia.Andrezza de Melo Barbosa, UFAM; Viviane Siqueira Magalhães Rebelo, UFAM; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Virginia Mansanares Giacon, UFAM.BARBOSA, A. de M.REBELO, V. S. M.MARTORANO, L. G.GIACON, V. M.2023-12-07T18:32:21Z2023-12-07T18:32:21Z2023-12-072019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Matéria, v. 34, n. 3, artigo e-12435, 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115931410.1590/S1517-707620190003.0750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-12-07T18:32:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1159314Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-12-07T18:32:21falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-12-07T18:32:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.
title Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.
spellingShingle Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.
BARBOSA, A. de M.
Resíduos agroindustriais
Construção sustentável
Construção civil
Açaí
Resíduo
Material de Construção
Euterpe Oleracea
title_short Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.
title_full Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.
title_fullStr Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.
title_full_unstemmed Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.
title_sort Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil.
author BARBOSA, A. de M.
author_facet BARBOSA, A. de M.
REBELO, V. S. M.
MARTORANO, L. G.
GIACON, V. M.
author_role author
author2 REBELO, V. S. M.
MARTORANO, L. G.
GIACON, V. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrezza de Melo Barbosa, UFAM; Viviane Siqueira Magalhães Rebelo, UFAM; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Virginia Mansanares Giacon, UFAM.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, A. de M.
REBELO, V. S. M.
MARTORANO, L. G.
GIACON, V. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos agroindustriais
Construção sustentável
Construção civil
Açaí
Resíduo
Material de Construção
Euterpe Oleracea
topic Resíduos agroindustriais
Construção sustentável
Construção civil
Açaí
Resíduo
Material de Construção
Euterpe Oleracea
description Na Amazônia, o principal potencial de contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está no aproveitamento de resíduos da agroindústria para uso na construção civil, como alternativa de novos materiais sustentáveis. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar o potencial uso de partículas de resíduos de açaí (Euterpe oleracea e Euterpe precatoria) caracterizando-as física, química, térmica e morfologicamente. Foram realizados ensaios de densidade por picnometria, verificação de teor de umidade, e dos teores de lignina, celulose e extrativos, de acordo com os parâmetros normativos da TAPPI 204, 211 e 222. O resultado da densidade média das partículas é de 1,49 g.cm-3, com teor de umidade variando de 2 a 6%. Em relação à composição química, observou-se maiores teores de lignina e extrativos, e redução de celulose em relação à outras fibras vegetais. Através da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), observou-se a presença somente do endocarpo do caroço de açaí nas partículas de 8 e 14 Tyler, e maior predominância de fibras nas partículas de 48, 100 e 200 Tyler. O conhecimento das características físico-químicas das partículas de resíduo de açaí faz-se necessário para subsidiar etapas de processamento de compósitos com uso destes materiais. Além disso, a utilização de um resíduo como o caroço do açaí potencializa a redução dos impactos ambientais, fornecendo, principalmente para a construção civil, a possibilidade de produção de novos materiais mais ecológicos, gerando indicadores de sustentabilidade nas edificações da Amazônia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-12-07T18:32:21Z
2023-12-07T18:32:21Z
2023-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Matéria, v. 34, n. 3, artigo e-12435, 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159314
10.1590/S1517-707620190003.0750
identifier_str_mv Revista Matéria, v. 34, n. 3, artigo e-12435, 2019.
10.1590/S1517-707620190003.0750
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503553247608832