Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATTOS, P. P. de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: SEITZ, R. A., SALIS, S. M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311866
Resumo: Atualmente, o uso de informações provenientes de estudos com anéis de crescimento é crescente em florestas tropicais. O Pantanal da Nhecolândia pode ser visto como uma dessas regiões, pois apresenta fatores edafoclimáticos que induzem a formação de anéis anuais. Esse estudo tem por objetivo determinar a correlação entre a precipitação pluviométrica e o crescimento, pela análise dos anéis de crescimento de Tabebuia heptaphylla, uma espécie arbórea decídua que ocorre naturalmente na região. Foram coletados discos à altura do solo e a cada metro de uma árvore com boa formação de copa. Em cada disco foram contados e medidos os anéis de crescimento em oito raios. Foi utilizado o coeficiente de Pearson para mostrar a correlação entre os anéis de crescimento e a precipitação. A idade da árvore foi estimada em 16 anos. A correlação do incremento radial com a precipitação foi significativa em nível de 5% para os discos de 1 a 5 metros de altura. Para os discos acima de 6 metros os resultados não foram significativos, provavelmente devido ao menor número de pares testados. A espécie T. heptaphylla apresenta grande potencial para ser utilizada em estudos dendroecológicos, sendo também importante ampliar os estudos sobre a dinâmica de crescimento dessa espécie.
id EMBR_4e26dc894869d70ff9515fb0d99cc12b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311866
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.Tabebuia heptaphyllaDendrocronologiaIncremento diamétricoAnel de crescimentoAtualmente, o uso de informações provenientes de estudos com anéis de crescimento é crescente em florestas tropicais. O Pantanal da Nhecolândia pode ser visto como uma dessas regiões, pois apresenta fatores edafoclimáticos que induzem a formação de anéis anuais. Esse estudo tem por objetivo determinar a correlação entre a precipitação pluviométrica e o crescimento, pela análise dos anéis de crescimento de Tabebuia heptaphylla, uma espécie arbórea decídua que ocorre naturalmente na região. Foram coletados discos à altura do solo e a cada metro de uma árvore com boa formação de copa. Em cada disco foram contados e medidos os anéis de crescimento em oito raios. Foi utilizado o coeficiente de Pearson para mostrar a correlação entre os anéis de crescimento e a precipitação. A idade da árvore foi estimada em 16 anos. A correlação do incremento radial com a precipitação foi significativa em nível de 5% para os discos de 1 a 5 metros de altura. Para os discos acima de 6 metros os resultados não foram significativos, provavelmente devido ao menor número de pares testados. A espécie T. heptaphylla apresenta grande potencial para ser utilizada em estudos dendroecológicos, sendo também importante ampliar os estudos sobre a dinâmica de crescimento dessa espécie.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-01-1620042015-02-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 93-103, jan./jul. 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311866porMATTOS, P. P. deSEITZ, R. A.SALIS, S. M. deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2015-02-10T09:05:46Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311866Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542015-02-10T09:05:46falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542015-02-10T09:05:46Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.
title Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.
spellingShingle Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.
MATTOS, P. P. de
Tabebuia heptaphylla
Dendrocronologia
Incremento diamétrico
Anel de crescimento
title_short Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.
title_full Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.
title_fullStr Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.
title_full_unstemmed Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.
title_sort Potencial dendroecológico de Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo.
author MATTOS, P. P. de
author_facet MATTOS, P. P. de
SEITZ, R. A.
SALIS, S. M. de
author_role author
author2 SEITZ, R. A.
SALIS, S. M. de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MATTOS, P. P. de
SEITZ, R. A.
SALIS, S. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Tabebuia heptaphylla
Dendrocronologia
Incremento diamétrico
Anel de crescimento
topic Tabebuia heptaphylla
Dendrocronologia
Incremento diamétrico
Anel de crescimento
description Atualmente, o uso de informações provenientes de estudos com anéis de crescimento é crescente em florestas tropicais. O Pantanal da Nhecolândia pode ser visto como uma dessas regiões, pois apresenta fatores edafoclimáticos que induzem a formação de anéis anuais. Esse estudo tem por objetivo determinar a correlação entre a precipitação pluviométrica e o crescimento, pela análise dos anéis de crescimento de Tabebuia heptaphylla, uma espécie arbórea decídua que ocorre naturalmente na região. Foram coletados discos à altura do solo e a cada metro de uma árvore com boa formação de copa. Em cada disco foram contados e medidos os anéis de crescimento em oito raios. Foi utilizado o coeficiente de Pearson para mostrar a correlação entre os anéis de crescimento e a precipitação. A idade da árvore foi estimada em 16 anos. A correlação do incremento radial com a precipitação foi significativa em nível de 5% para os discos de 1 a 5 metros de altura. Para os discos acima de 6 metros os resultados não foram significativos, provavelmente devido ao menor número de pares testados. A espécie T. heptaphylla apresenta grande potencial para ser utilizada em estudos dendroecológicos, sendo também importante ampliar os estudos sobre a dinâmica de crescimento dessa espécie.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2006-01-16
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 93-103, jan./jul. 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311866
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 93-103, jan./jul. 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324178841600