Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOLFE, E. L.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: BATISTELLA, M., FERREIRA, M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940357
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação entre variáveis espectrais e o estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais da região de Tomé‑Açu, PA. Foram testados 24 índices de vegetação de três grupos (razão simples, diferença normalizada e complexos), gerados a partir de imagens do sensor TM/ Landsat‑5, adquiridas em 2008. As variáveis obtidas foram correlacionadas, por meio de regressão linear simples, ao estoque de carbono de quatro classes de sistemas agroflorestais, de diferentes idades e composições florísticas. As correlações obtidas entre as variáveis espectrais e o estoque de carbono foram significativas em 47% dos índices testados e variaram de acordo com as diferenças de biomassa nos sistemas analisados. As melhores correlações foram obtidas pelos índices de vegetação de razão simples e de diferença normalizada, em sistemas agroflorestais jovens, e pelos índices de vegetação complexos, em sistemas agroflorestais mais antigos.
id EMBR_4e34aad6740b8922c334048d8bd3095b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/940357
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.Integração lavoura-pecuária-florestaUso e cobertura da terraSensoriamento RemotoLandsatO objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação entre variáveis espectrais e o estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais da região de Tomé‑Açu, PA. Foram testados 24 índices de vegetação de três grupos (razão simples, diferença normalizada e complexos), gerados a partir de imagens do sensor TM/ Landsat‑5, adquiridas em 2008. As variáveis obtidas foram correlacionadas, por meio de regressão linear simples, ao estoque de carbono de quatro classes de sistemas agroflorestais, de diferentes idades e composições florísticas. As correlações obtidas entre as variáveis espectrais e o estoque de carbono foram significativas em 47% dos índices testados e variaram de acordo com as diferenças de biomassa nos sistemas analisados. As melhores correlações foram obtidas pelos índices de vegetação de razão simples e de diferença normalizada, em sistemas agroflorestais jovens, e pelos índices de vegetação complexos, em sistemas agroflorestais mais antigos.EDSON LUIS BOLFE, CNPM; MATEUS BATISTELLA, CNPM; MARCOS CÉSAR FERREIRA, UNICAMP.BOLFE, E. L.BATISTELLA, M.FERREIRA, M. C.2012-11-23T11:11:11Z2012-11-23T11:11:11Z2012-11-2320122012-11-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, DF, v. 47, n. 9, p. 1261-1269, set. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:58:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/940357Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:58:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:58:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.
title Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.
spellingShingle Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.
BOLFE, E. L.
Integração lavoura-pecuária-floresta
Uso e cobertura da terra
Sensoriamento Remoto
Landsat
title_short Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.
title_full Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.
title_fullStr Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.
title_full_unstemmed Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.
title_sort Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais.
author BOLFE, E. L.
author_facet BOLFE, E. L.
BATISTELLA, M.
FERREIRA, M. C.
author_role author
author2 BATISTELLA, M.
FERREIRA, M. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EDSON LUIS BOLFE, CNPM; MATEUS BATISTELLA, CNPM; MARCOS CÉSAR FERREIRA, UNICAMP.
dc.contributor.author.fl_str_mv BOLFE, E. L.
BATISTELLA, M.
FERREIRA, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Integração lavoura-pecuária-floresta
Uso e cobertura da terra
Sensoriamento Remoto
Landsat
topic Integração lavoura-pecuária-floresta
Uso e cobertura da terra
Sensoriamento Remoto
Landsat
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação entre variáveis espectrais e o estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais da região de Tomé‑Açu, PA. Foram testados 24 índices de vegetação de três grupos (razão simples, diferença normalizada e complexos), gerados a partir de imagens do sensor TM/ Landsat‑5, adquiridas em 2008. As variáveis obtidas foram correlacionadas, por meio de regressão linear simples, ao estoque de carbono de quatro classes de sistemas agroflorestais, de diferentes idades e composições florísticas. As correlações obtidas entre as variáveis espectrais e o estoque de carbono foram significativas em 47% dos índices testados e variaram de acordo com as diferenças de biomassa nos sistemas analisados. As melhores correlações foram obtidas pelos índices de vegetação de razão simples e de diferença normalizada, em sistemas agroflorestais jovens, e pelos índices de vegetação complexos, em sistemas agroflorestais mais antigos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-23T11:11:11Z
2012-11-23T11:11:11Z
2012-11-23
2012
2012-11-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, DF, v. 47, n. 9, p. 1261-1269, set. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940357
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, DF, v. 47, n. 9, p. 1261-1269, set. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503372544409600