Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, K. A. de P.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: FRANÇA, A. F. de S., OLIVEIRA, I. P. de, MONTEIRO, F. A., BARRIGOSSI, J. A. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/194965
Resumo: O experimento foi realizado na Fazenda Modelo do Departamento de Produção Animal da Escola de Veterinária, com o objetivo de foi avaliar a composição bromatológica e química do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio (N), potássio (K) e enxofre (S). Foram aplicados em cobertura 150, 300 e 450 kg/ha da formulação N:K, com 20, 40 e 60 kg/ha de S. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso em esquema fatorial 3 x 3 com três repetições. O período de avaliação da forrageira foi de um ano. Foram realizados três cortes no período das águas e dois cortes no período da seca. As coletas das amostras foram realizadas com auxílio de um quadrado de ferro de 1m2, e a forragem foi cortada a uma altura de 30 cm acima do solo. O material, após ser identificado e pesado, foi enviado ao laboratório, onde foram realizadas as análises bromatológicas para determinação de PB, MS, FDN e FDA e análise química para determinação do S, P, K, Ca, Mg, Zn, Cu, Mn e Fe . Os teores PB e FDN não foram influenciados pelas doses aplicadas de N:K e S nos períodos avaliados. A percentagem de MS variou com as doses de N:K aplicadas no período da seca e a FDA na época das águas. O P e o Mg e Cu foram influenciados pelas doses de N:K no período das águas e apenas o S na época da seca. O K foi influenciado pelas doses de S nas águas e na seca, e o K e Fe foram influenciados pela interação N:K x S.
id EMBR_4f019697670f9682f114d8e41376bc42
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/194965
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.Composição bromatológicaMacronutrienteMicronutrienteAbsorçãoBromatologiaNitrogênioEnxofrePotássioO experimento foi realizado na Fazenda Modelo do Departamento de Produção Animal da Escola de Veterinária, com o objetivo de foi avaliar a composição bromatológica e química do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio (N), potássio (K) e enxofre (S). Foram aplicados em cobertura 150, 300 e 450 kg/ha da formulação N:K, com 20, 40 e 60 kg/ha de S. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso em esquema fatorial 3 x 3 com três repetições. O período de avaliação da forrageira foi de um ano. Foram realizados três cortes no período das águas e dois cortes no período da seca. As coletas das amostras foram realizadas com auxílio de um quadrado de ferro de 1m2, e a forragem foi cortada a uma altura de 30 cm acima do solo. O material, após ser identificado e pesado, foi enviado ao laboratório, onde foram realizadas as análises bromatológicas para determinação de PB, MS, FDN e FDA e análise química para determinação do S, P, K, Ca, Mg, Zn, Cu, Mn e Fe . Os teores PB e FDN não foram influenciados pelas doses aplicadas de N:K e S nos períodos avaliados. A percentagem de MS variou com as doses de N:K aplicadas no período da seca e a FDA na época das águas. O P e o Mg e Cu foram influenciados pelas doses de N:K no período das águas e apenas o S na época da seca. O K foi influenciado pelas doses de S nas águas e na seca, e o K e Fe foram influenciados pela interação N:K x S.KATIA APARECIDA DE PINHO COSTA; ALDI FERNANDES DE SOUZA FRANÇA, UFG; ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF; FRANCISCO ANTONIO MONTEIRO, ESALQ; JOSE ALEXANDRE F BARRIGOSSI, CNPAF.COSTA, K. A. de P.FRANÇA, A. F. de S.OLIVEIRA, I. P. deMONTEIRO, F. A.BARRIGOSSI, J. A. F.2020-08-06T11:11:04Z2020-08-06T11:11:04Z2006-09-052004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Animal Brasileira, v. 5, n. 2, p. 83-91, abr./jun. 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/194965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-08-06T11:11:10Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/194965Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-08-06T11:11:10falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-08-06T11:11:10Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.
title Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.
spellingShingle Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.
COSTA, K. A. de P.
Composição bromatológica
Macronutriente
Micronutriente
Absorção
Bromatologia
Nitrogênio
Enxofre
Potássio
title_short Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.
title_full Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.
title_fullStr Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.
title_full_unstemmed Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.
title_sort Composição química-bromatológica do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio, potássio e enxofre.
author COSTA, K. A. de P.
author_facet COSTA, K. A. de P.
FRANÇA, A. F. de S.
OLIVEIRA, I. P. de
MONTEIRO, F. A.
BARRIGOSSI, J. A. F.
author_role author
author2 FRANÇA, A. F. de S.
OLIVEIRA, I. P. de
MONTEIRO, F. A.
BARRIGOSSI, J. A. F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv KATIA APARECIDA DE PINHO COSTA; ALDI FERNANDES DE SOUZA FRANÇA, UFG; ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF; FRANCISCO ANTONIO MONTEIRO, ESALQ; JOSE ALEXANDRE F BARRIGOSSI, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, K. A. de P.
FRANÇA, A. F. de S.
OLIVEIRA, I. P. de
MONTEIRO, F. A.
BARRIGOSSI, J. A. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Composição bromatológica
Macronutriente
Micronutriente
Absorção
Bromatologia
Nitrogênio
Enxofre
Potássio
topic Composição bromatológica
Macronutriente
Micronutriente
Absorção
Bromatologia
Nitrogênio
Enxofre
Potássio
description O experimento foi realizado na Fazenda Modelo do Departamento de Produção Animal da Escola de Veterinária, com o objetivo de foi avaliar a composição bromatológica e química do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio (N), potássio (K) e enxofre (S). Foram aplicados em cobertura 150, 300 e 450 kg/ha da formulação N:K, com 20, 40 e 60 kg/ha de S. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso em esquema fatorial 3 x 3 com três repetições. O período de avaliação da forrageira foi de um ano. Foram realizados três cortes no período das águas e dois cortes no período da seca. As coletas das amostras foram realizadas com auxílio de um quadrado de ferro de 1m2, e a forragem foi cortada a uma altura de 30 cm acima do solo. O material, após ser identificado e pesado, foi enviado ao laboratório, onde foram realizadas as análises bromatológicas para determinação de PB, MS, FDN e FDA e análise química para determinação do S, P, K, Ca, Mg, Zn, Cu, Mn e Fe . Os teores PB e FDN não foram influenciados pelas doses aplicadas de N:K e S nos períodos avaliados. A percentagem de MS variou com as doses de N:K aplicadas no período da seca e a FDA na época das águas. O P e o Mg e Cu foram influenciados pelas doses de N:K no período das águas e apenas o S na época da seca. O K foi influenciado pelas doses de S nas águas e na seca, e o K e Fe foram influenciados pela interação N:K x S.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2006-09-05
2020-08-06T11:11:04Z
2020-08-06T11:11:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Animal Brasileira, v. 5, n. 2, p. 83-91, abr./jun. 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/194965
identifier_str_mv Ciência Animal Brasileira, v. 5, n. 2, p. 83-91, abr./jun. 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/194965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503494313443328