Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, M. V. G. B.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: TASSELL, C. P. V., SONSTEGARD, T. S., MATUKUMALLI, L., SCHROEDER, S., VANRADEN, P., WIGGANS, G.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596763
Resumo: A seleção genômica é a forma de seleção assistida em que os marcadores genéticos distribuídos ao longo de todo o genoma são usados na avaliação genética, esperando-se que os quantitative trait loci (QTL) estejam em desequilíbrio de ligação com pelo menos um marcador. O uso da seleção genômica tornou-se possível graças ao grande número de SNPs descorbertos durante o seqüenciamento do genoma bovino e aos novos métodos de genotipagem de SNPs em larga escala, como o novo Illumina iSelect Bovine 50K Chip. Na seleção genômica, a escolha dos indivíduos é baseada na soma das estimativas dos efeitos de todos os marcadores ao longo do genoma, ajustados como efeitos aleatórios. O objetivo desse trabalho foi usar a ridge regression para predizer o valor genético genômico de 474 touros jovens holandeses nascidos após 2000, a partir de grande número de marcadores simples em todo o genoma. Para tanto, foram usados os valores genéticos de 2.378 touros da raça Holandesa nascidos antes de 2000, publicados em Agosto/2003. Os efeitos dos marcadores foram estimados por ridge regression (solução BLUP) por meio de programas escritos nas linguagens Fortran e R environment. Pode-se concluir que a ridge regression não é metodologia mais adequada para estimação dos valores genômicos e que, provavelmente, métodos bayesianos que assumam distribuição a priori das variâncias associadas com os segmentos cromossômicos possam fornecer estimativas mais confiáveis dos valores genômicos.
id EMBR_4f2ff250bfce154f3db2245b0ab91911
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/596763
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.BovinosSeleção genômicaSNPMarcador GenéticoA seleção genômica é a forma de seleção assistida em que os marcadores genéticos distribuídos ao longo de todo o genoma são usados na avaliação genética, esperando-se que os quantitative trait loci (QTL) estejam em desequilíbrio de ligação com pelo menos um marcador. O uso da seleção genômica tornou-se possível graças ao grande número de SNPs descorbertos durante o seqüenciamento do genoma bovino e aos novos métodos de genotipagem de SNPs em larga escala, como o novo Illumina iSelect Bovine 50K Chip. Na seleção genômica, a escolha dos indivíduos é baseada na soma das estimativas dos efeitos de todos os marcadores ao longo do genoma, ajustados como efeitos aleatórios. O objetivo desse trabalho foi usar a ridge regression para predizer o valor genético genômico de 474 touros jovens holandeses nascidos após 2000, a partir de grande número de marcadores simples em todo o genoma. Para tanto, foram usados os valores genéticos de 2.378 touros da raça Holandesa nascidos antes de 2000, publicados em Agosto/2003. Os efeitos dos marcadores foram estimados por ridge regression (solução BLUP) por meio de programas escritos nas linguagens Fortran e R environment. Pode-se concluir que a ridge regression não é metodologia mais adequada para estimação dos valores genômicos e que, provavelmente, métodos bayesianos que assumam distribuição a priori das variâncias associadas com os segmentos cromossômicos possam fornecer estimativas mais confiáveis dos valores genômicos.Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva Embrapa Gado de Leite / USDA USA; Curtis Van Tassell USDA USA; Tad S. Sonstegard USDA USA; Lakshmi Matukumalli George Mason University USA; Steven Schroeder USDA USA; Paul VanRaden USDA USA; George Wiggans USDA USA.SILVA, M. V. G. B.TASSELL, C. P. V.SONSTEGARD, T. S.MATUKUMALLI, L.SCHROEDER, S.VANRADEN, P.WIGGANS, G.2024-04-25T11:53:44Z2024-04-25T11:53:44Z2009-02-272008Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-04-25T11:53:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/596763Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-04-25T11:53:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.
title Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.
spellingShingle Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.
SILVA, M. V. G. B.
Bovinos
Seleção genômica
SNP
Marcador Genético
title_short Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.
title_full Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.
title_fullStr Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.
title_full_unstemmed Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.
title_sort Predição do valor genético total de touros da raça Holandesa por meio de mapas densos de marcadores.
author SILVA, M. V. G. B.
author_facet SILVA, M. V. G. B.
TASSELL, C. P. V.
SONSTEGARD, T. S.
MATUKUMALLI, L.
SCHROEDER, S.
VANRADEN, P.
WIGGANS, G.
author_role author
author2 TASSELL, C. P. V.
SONSTEGARD, T. S.
MATUKUMALLI, L.
SCHROEDER, S.
VANRADEN, P.
WIGGANS, G.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva Embrapa Gado de Leite / USDA USA; Curtis Van Tassell USDA USA; Tad S. Sonstegard USDA USA; Lakshmi Matukumalli George Mason University USA; Steven Schroeder USDA USA; Paul VanRaden USDA USA; George Wiggans USDA USA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, M. V. G. B.
TASSELL, C. P. V.
SONSTEGARD, T. S.
MATUKUMALLI, L.
SCHROEDER, S.
VANRADEN, P.
WIGGANS, G.
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinos
Seleção genômica
SNP
Marcador Genético
topic Bovinos
Seleção genômica
SNP
Marcador Genético
description A seleção genômica é a forma de seleção assistida em que os marcadores genéticos distribuídos ao longo de todo o genoma são usados na avaliação genética, esperando-se que os quantitative trait loci (QTL) estejam em desequilíbrio de ligação com pelo menos um marcador. O uso da seleção genômica tornou-se possível graças ao grande número de SNPs descorbertos durante o seqüenciamento do genoma bovino e aos novos métodos de genotipagem de SNPs em larga escala, como o novo Illumina iSelect Bovine 50K Chip. Na seleção genômica, a escolha dos indivíduos é baseada na soma das estimativas dos efeitos de todos os marcadores ao longo do genoma, ajustados como efeitos aleatórios. O objetivo desse trabalho foi usar a ridge regression para predizer o valor genético genômico de 474 touros jovens holandeses nascidos após 2000, a partir de grande número de marcadores simples em todo o genoma. Para tanto, foram usados os valores genéticos de 2.378 touros da raça Holandesa nascidos antes de 2000, publicados em Agosto/2003. Os efeitos dos marcadores foram estimados por ridge regression (solução BLUP) por meio de programas escritos nas linguagens Fortran e R environment. Pode-se concluir que a ridge regression não é metodologia mais adequada para estimação dos valores genômicos e que, provavelmente, métodos bayesianos que assumam distribuição a priori das variâncias associadas com os segmentos cromossômicos possam fornecer estimativas mais confiáveis dos valores genômicos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-02-27
2024-04-25T11:53:44Z
2024-04-25T11:53:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596763
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695705957924864