Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, M. F.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PROCOPIO, S. de O., BASTOS, D. F. de, MACHADO, T. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013972
Resumo: Objetivou-se neste trabalho identificar alterações na fertilidade química dos solos (FQS) em resposta ao cultivo de mandioca em áreas de produção familiar no Território do Alto Sertão Alagoano. Amostras de solo de sítios cultivados e sob vegetação nativa em 12 propriedades agrícolas foram avaliadas quanto a pH, matéria orgânica (MO), P, K, Ca, Mg, Al+H e CTC. A análise conjunta destas variáveis indicou que a FQS foi associada a fatores inerentes do solo e ao tempo de cultivo. Níveis baixos de P, Ca, Mg, MO e CTC sob cultivo ocorreram mesmo em áreas de fertilidade natural elevada.
id EMBR_504b8092848faafb4c9669d3667f0e4a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1013972
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.Complexo sortivo do soloMandiocaMatéria orgânicaFósforoManihot EsculentaCassavaSoil organic matterPhosphorusObjetivou-se neste trabalho identificar alterações na fertilidade química dos solos (FQS) em resposta ao cultivo de mandioca em áreas de produção familiar no Território do Alto Sertão Alagoano. Amostras de solo de sítios cultivados e sob vegetação nativa em 12 propriedades agrícolas foram avaliadas quanto a pH, matéria orgânica (MO), P, K, Ca, Mg, Al+H e CTC. A análise conjunta destas variáveis indicou que a FQS foi associada a fatores inerentes do solo e ao tempo de cultivo. Níveis baixos de P, Ca, Mg, MO e CTC sob cultivo ocorreram mesmo em áreas de fertilidade natural elevada.Edição contendo os trabalhos apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Mandioca.MARCELO FERREIRA FERNANDES, CPATC; SERGIO DE OLIVEIRA PROCOPIO, CPATC; DIEGO FERNANDES de BASTOS, UFS; THADEU NASCIMENTO MACHADO, UFS.FERNANDES, M. F.PROCOPIO, S. de O.BASTOS, D. F. deMACHADO, T. N.2015-04-23T11:11:11Z2015-04-23T11:11:11Z2015-04-2320092015-04-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Raízes e Amidos Tropicais, São Paulo, v.5, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:14:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1013972Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:14:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:14:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.
title Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.
spellingShingle Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.
FERNANDES, M. F.
Complexo sortivo do solo
Mandioca
Matéria orgânica
Fósforo
Manihot Esculenta
Cassava
Soil organic matter
Phosphorus
title_short Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.
title_full Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.
title_fullStr Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.
title_full_unstemmed Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.
title_sort Alterações na fertilidade química dos solos em áreas de produção familiar de mandioca no Território do Alto Sertão de Alagoas.
author FERNANDES, M. F.
author_facet FERNANDES, M. F.
PROCOPIO, S. de O.
BASTOS, D. F. de
MACHADO, T. N.
author_role author
author2 PROCOPIO, S. de O.
BASTOS, D. F. de
MACHADO, T. N.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO FERREIRA FERNANDES, CPATC; SERGIO DE OLIVEIRA PROCOPIO, CPATC; DIEGO FERNANDES de BASTOS, UFS; THADEU NASCIMENTO MACHADO, UFS.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, M. F.
PROCOPIO, S. de O.
BASTOS, D. F. de
MACHADO, T. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Complexo sortivo do solo
Mandioca
Matéria orgânica
Fósforo
Manihot Esculenta
Cassava
Soil organic matter
Phosphorus
topic Complexo sortivo do solo
Mandioca
Matéria orgânica
Fósforo
Manihot Esculenta
Cassava
Soil organic matter
Phosphorus
description Objetivou-se neste trabalho identificar alterações na fertilidade química dos solos (FQS) em resposta ao cultivo de mandioca em áreas de produção familiar no Território do Alto Sertão Alagoano. Amostras de solo de sítios cultivados e sob vegetação nativa em 12 propriedades agrícolas foram avaliadas quanto a pH, matéria orgânica (MO), P, K, Ca, Mg, Al+H e CTC. A análise conjunta destas variáveis indicou que a FQS foi associada a fatores inerentes do solo e ao tempo de cultivo. Níveis baixos de P, Ca, Mg, MO e CTC sob cultivo ocorreram mesmo em áreas de fertilidade natural elevada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-04-23T11:11:11Z
2015-04-23T11:11:11Z
2015-04-23
2015-04-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Raízes e Amidos Tropicais, São Paulo, v.5, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013972
identifier_str_mv Revista Raízes e Amidos Tropicais, São Paulo, v.5, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503405788463104