Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCON, A. R.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CARNEILI, G. J., DUTRA, S. V., SPINELLI, F., ADAMI, L., LEONARDELLI, S., WEBBER, V., ZANUS, M. C., VANDERLINDE, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904435
Resumo: A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país e está diretamente relacionada com a qualidade da uva utilizada. Identificar os componentes e precursores aromáticos é importante para o desenvolvimento de produtos a partir de novas variedades. Para se obter um bom vinho, deve-se conhecer quais são os aromas mais pronunciados e seu desenvolvimento durante a fermentação. Destaca-se a importância do estudo dos compostos terpênicos em variedades de aroma primário pronunciado, que influenciam no perfil aromático dos vinhos. Este trabalho teve como objetivo identificar e quantificar os principais compostos aromáticos (terpenos) e verificar sua influência na constituição aromática dos vinhos da variedade Lorena elaborados com diferentes tempos de maceração. A análise dos terpenos foi realizada por cromatografia gasosa com espectrometria de massa. Nos vinhos sem maceração são encontrados somente linalol e limoneno e com três dias de maceração observa-se uma quantidade elevada de alfa-terpineol. Todos os teores de terpenos encontrados são superiores aos níveis de percepção olfativa em mostos e os vinhos que se destacam pela melhor nota são os vinhos elaborados sem maceração.
id EMBR_509810a790ce57ec9ffc08bf89db0ccd
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/904435
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.Composto aromáticoTerpenoLorenaLinalolCitronelolEnologiaVinhoAnálise químicaAromageraniolA produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país e está diretamente relacionada com a qualidade da uva utilizada. Identificar os componentes e precursores aromáticos é importante para o desenvolvimento de produtos a partir de novas variedades. Para se obter um bom vinho, deve-se conhecer quais são os aromas mais pronunciados e seu desenvolvimento durante a fermentação. Destaca-se a importância do estudo dos compostos terpênicos em variedades de aroma primário pronunciado, que influenciam no perfil aromático dos vinhos. Este trabalho teve como objetivo identificar e quantificar os principais compostos aromáticos (terpenos) e verificar sua influência na constituição aromática dos vinhos da variedade Lorena elaborados com diferentes tempos de maceração. A análise dos terpenos foi realizada por cromatografia gasosa com espectrometria de massa. Nos vinhos sem maceração são encontrados somente linalol e limoneno e com três dias de maceração observa-se uma quantidade elevada de alfa-terpineol. Todos os teores de terpenos encontrados são superiores aos níveis de percepção olfativa em mostos e os vinhos que se destacam pela melhor nota são os vinhos elaborados sem maceração.Ângela Rossi Marcon, IBRAVIN; Gilberto João Carneili, IBRAVIN; Sandra Valduga Dutra, IBRAVIN; Fernanda Spinelli, IBRAVIN; Laurien Adami, IBRAVIN; Susiane Leonardelli, IBRAVIN; Vanessa Webber, IBRAVIN; MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; Regina Vanderlinde, UCS/IBRAVIN.MARCON, A. R.CARNEILI, G. J.DUTRA, S. V.SPINELLI, F.ADAMI, L.LEONARDELLI, S.WEBBER, V.ZANUS, M. C.VANDERLINDE, R.2019-04-13T00:54:23Z2019-04-13T00:54:23Z2011-10-3120112019-04-13T00:54:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Viticultura e Enologia, Bento Gonçalves, v. 3, n. 3, p. 52-56, set. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-04-13T00:54:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/904435Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-04-13T00:54:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-04-13T00:54:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.
title Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.
spellingShingle Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.
MARCON, A. R.
Composto aromático
Terpeno
Lorena
Linalol
Citronelol
Enologia
Vinho
Análise química
Aroma
geraniol
title_short Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.
title_full Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.
title_fullStr Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.
title_full_unstemmed Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.
title_sort Caracterização terpênica de vinhos da variedade Lorena.
author MARCON, A. R.
author_facet MARCON, A. R.
CARNEILI, G. J.
DUTRA, S. V.
SPINELLI, F.
ADAMI, L.
LEONARDELLI, S.
WEBBER, V.
ZANUS, M. C.
VANDERLINDE, R.
author_role author
author2 CARNEILI, G. J.
DUTRA, S. V.
SPINELLI, F.
ADAMI, L.
LEONARDELLI, S.
WEBBER, V.
ZANUS, M. C.
VANDERLINDE, R.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ângela Rossi Marcon, IBRAVIN; Gilberto João Carneili, IBRAVIN; Sandra Valduga Dutra, IBRAVIN; Fernanda Spinelli, IBRAVIN; Laurien Adami, IBRAVIN; Susiane Leonardelli, IBRAVIN; Vanessa Webber, IBRAVIN; MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; Regina Vanderlinde, UCS/IBRAVIN.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCON, A. R.
CARNEILI, G. J.
DUTRA, S. V.
SPINELLI, F.
ADAMI, L.
LEONARDELLI, S.
WEBBER, V.
ZANUS, M. C.
VANDERLINDE, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Composto aromático
Terpeno
Lorena
Linalol
Citronelol
Enologia
Vinho
Análise química
Aroma
geraniol
topic Composto aromático
Terpeno
Lorena
Linalol
Citronelol
Enologia
Vinho
Análise química
Aroma
geraniol
description A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país e está diretamente relacionada com a qualidade da uva utilizada. Identificar os componentes e precursores aromáticos é importante para o desenvolvimento de produtos a partir de novas variedades. Para se obter um bom vinho, deve-se conhecer quais são os aromas mais pronunciados e seu desenvolvimento durante a fermentação. Destaca-se a importância do estudo dos compostos terpênicos em variedades de aroma primário pronunciado, que influenciam no perfil aromático dos vinhos. Este trabalho teve como objetivo identificar e quantificar os principais compostos aromáticos (terpenos) e verificar sua influência na constituição aromática dos vinhos da variedade Lorena elaborados com diferentes tempos de maceração. A análise dos terpenos foi realizada por cromatografia gasosa com espectrometria de massa. Nos vinhos sem maceração são encontrados somente linalol e limoneno e com três dias de maceração observa-se uma quantidade elevada de alfa-terpineol. Todos os teores de terpenos encontrados são superiores aos níveis de percepção olfativa em mostos e os vinhos que se destacam pela melhor nota são os vinhos elaborados sem maceração.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
2011
2019-04-13T00:54:23Z
2019-04-13T00:54:23Z
2019-04-13T00:54:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, Bento Gonçalves, v. 3, n. 3, p. 52-56, set. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904435
identifier_str_mv Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, Bento Gonçalves, v. 3, n. 3, p. 52-56, set. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503473974214656