Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, S. A. de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PARRY, M. M., COSTA, J. R. da, MATOS, A. de O.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656858
Resumo: Foi instalado um experimento em casa de vegetação na Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará, em solução nutritiva, com omissão individual de macronutrientes, com o intuito de avaliar os efeitos causados pela omissão sobre algumas características de desenvolvimento em mudas de mogno, como: altura de mudas, diâmetro de caule, número de folhas e folíolos e produção de matéria seca de folhas, caule e raízes. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados. As medições foram feitas inicialmente a cada 15 dias e mensais, após o quinto mês. Aos 240 dias de idade, já com a maioria das plantas apresentando algum sinal de deficiência, foram cortadas, separadas por partes e secas. Verificou-se que os nutrientes cuja omissão mais limitaram a produção de matéria seca foram: de folhas, N > Ca >P; do caule, Ca > N > P; e de raízes Ca > P > N. Os nutrientes omitidos que mais limitaram o crescimento das mudas em: altura, Ca > N > Mg; e diâmetro N > Ca > Mg. O P e o S foram os nutrientes que menos limitaram estes parâmetros, não havendo diferenças entre tratamentos.
id EMBR_5106bc550f3ae6134d4e11ba37ff14d8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/656858
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.Produção de matéria secaCrescimento de matéria secaFoi instalado um experimento em casa de vegetação na Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará, em solução nutritiva, com omissão individual de macronutrientes, com o intuito de avaliar os efeitos causados pela omissão sobre algumas características de desenvolvimento em mudas de mogno, como: altura de mudas, diâmetro de caule, número de folhas e folíolos e produção de matéria seca de folhas, caule e raízes. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados. As medições foram feitas inicialmente a cada 15 dias e mensais, após o quinto mês. Aos 240 dias de idade, já com a maioria das plantas apresentando algum sinal de deficiência, foram cortadas, separadas por partes e secas. Verificou-se que os nutrientes cuja omissão mais limitaram a produção de matéria seca foram: de folhas, N > Ca >P; do caule, Ca > N > P; e de raízes Ca > P > N. Os nutrientes omitidos que mais limitaram o crescimento das mudas em: altura, Ca > N > Mg; e diâmetro N > Ca > Mg. O P e o S foram os nutrientes que menos limitaram estes parâmetros, não havendo diferenças entre tratamentos.STERPHANE ARAÚJO DE MATOS, MPEG; MAURICIO MOLLER PARRY, UFPA; JACIREMA RUSSO DA COSTA, BANCO DO BRASIL; AREOLINO DE OLIVEIRA MATOS, CPATU.MATOS, S. A. dePARRY, M. M.COSTA, J. R. daMATOS, A. de O.2018-11-30T23:30:45Z2018-11-30T23:30:45Z2010-02-0520092018-11-30T23:30:45ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 62-68.In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 9., 2009, Altamira. Exploração dos recursos naturais e sustentabilidade do homem na Amazônia: ameaças e oportunidades: anais. Altamira: UFPA, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-11-30T23:30:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/656858Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-11-30T23:30:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.
title Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.
spellingShingle Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.
MATOS, S. A. de
Produção de matéria seca
Crescimento de matéria seca
title_short Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.
title_full Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.
title_fullStr Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.
title_full_unstemmed Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.
title_sort Omissão individual de macronutrientes em mudas de mogno.
author MATOS, S. A. de
author_facet MATOS, S. A. de
PARRY, M. M.
COSTA, J. R. da
MATOS, A. de O.
author_role author
author2 PARRY, M. M.
COSTA, J. R. da
MATOS, A. de O.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv STERPHANE ARAÚJO DE MATOS, MPEG; MAURICIO MOLLER PARRY, UFPA; JACIREMA RUSSO DA COSTA, BANCO DO BRASIL; AREOLINO DE OLIVEIRA MATOS, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, S. A. de
PARRY, M. M.
COSTA, J. R. da
MATOS, A. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de matéria seca
Crescimento de matéria seca
topic Produção de matéria seca
Crescimento de matéria seca
description Foi instalado um experimento em casa de vegetação na Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará, em solução nutritiva, com omissão individual de macronutrientes, com o intuito de avaliar os efeitos causados pela omissão sobre algumas características de desenvolvimento em mudas de mogno, como: altura de mudas, diâmetro de caule, número de folhas e folíolos e produção de matéria seca de folhas, caule e raízes. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados. As medições foram feitas inicialmente a cada 15 dias e mensais, após o quinto mês. Aos 240 dias de idade, já com a maioria das plantas apresentando algum sinal de deficiência, foram cortadas, separadas por partes e secas. Verificou-se que os nutrientes cuja omissão mais limitaram a produção de matéria seca foram: de folhas, N > Ca >P; do caule, Ca > N > P; e de raízes Ca > P > N. Os nutrientes omitidos que mais limitaram o crescimento das mudas em: altura, Ca > N > Mg; e diâmetro N > Ca > Mg. O P e o S foram os nutrientes que menos limitaram estes parâmetros, não havendo diferenças entre tratamentos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-02-05
2018-11-30T23:30:45Z
2018-11-30T23:30:45Z
2018-11-30T23:30:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 9., 2009, Altamira. Exploração dos recursos naturais e sustentabilidade do homem na Amazônia: ameaças e oportunidades: anais. Altamira: UFPA, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656858
identifier_str_mv In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 9., 2009, Altamira. Exploração dos recursos naturais e sustentabilidade do homem na Amazônia: ameaças e oportunidades: anais. Altamira: UFPA, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 62-68.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721364822327296