O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, D. N. de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MILAGRES, C. S. F., SOUSA, D. R. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077300
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever as informações necessárias para a formalização de um empreendimento comunitário autogestionário, que tem como caso empírico a Padaria Artesanal Comunitária "Mãos de Fibra", localizada na zona rural de Viçosa ? MG, utilizando do apoio de técnicas participativas. O processo de formalização consistiu nas seguintes etapas: assembleia de fundação, elaboração do Estatuto Social, formação de chapa, ata de fundação, requerimento, registro da Associação no cartório e, por fim, aquisição do CNPJ. Entre os resultados, verificou-se que a formalização do empreendimento coletivo, como organização comunitária, passa a ser uma instituição importante na promoção da participação social dos envolvidos na comunidade e na condução de suas ações e decisões, a fim de promover o desenvolvimento local.
id EMBR_52d23fefe0ef397ff91c8cd7edc389ab
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1077300
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.Empreendimento comunitárioAutogestãoFormalizaçãoAssociativismoDesenvolvimento socialO presente trabalho tem como objetivo descrever as informações necessárias para a formalização de um empreendimento comunitário autogestionário, que tem como caso empírico a Padaria Artesanal Comunitária "Mãos de Fibra", localizada na zona rural de Viçosa ? MG, utilizando do apoio de técnicas participativas. O processo de formalização consistiu nas seguintes etapas: assembleia de fundação, elaboração do Estatuto Social, formação de chapa, ata de fundação, requerimento, registro da Associação no cartório e, por fim, aquisição do CNPJ. Entre os resultados, verificou-se que a formalização do empreendimento coletivo, como organização comunitária, passa a ser uma instituição importante na promoção da participação social dos envolvidos na comunidade e na condução de suas ações e decisões, a fim de promover o desenvolvimento local.DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; CLEITON SILVA FERREIRA MILAGRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DAYANE ROUSE NEVES SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, MG; CLEVERSON SILVA FERREIRA MILAGRES.SOUSA, D. N. deMILAGRES, C. S. F.SOUSA, D. R. N.MILAGRES, C. S. F.2017-10-14T10:27:15Z2017-10-14T10:27:15Z2017-10-1320172017-10-14T10:27:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Desenvolvimento Social, Montes Claros, v. 20, n. 1, p. 115-120, 2017.2179-6807http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-10-14T10:27:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1077300Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-10-14T10:27:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.
title O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.
spellingShingle O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.
SOUSA, D. N. de
Empreendimento comunitário
Autogestão
Formalização
Associativismo
Desenvolvimento social
title_short O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.
title_full O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.
title_fullStr O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.
title_full_unstemmed O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.
title_sort O processo de formalização em um empreendimento de economia solidária.
author SOUSA, D. N. de
author_facet SOUSA, D. N. de
MILAGRES, C. S. F.
SOUSA, D. R. N.
author_role author
author2 MILAGRES, C. S. F.
SOUSA, D. R. N.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; CLEITON SILVA FERREIRA MILAGRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DAYANE ROUSE NEVES SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, MG; CLEVERSON SILVA FERREIRA MILAGRES.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, D. N. de
MILAGRES, C. S. F.
SOUSA, D. R. N.
MILAGRES, C. S. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendimento comunitário
Autogestão
Formalização
Associativismo
Desenvolvimento social
topic Empreendimento comunitário
Autogestão
Formalização
Associativismo
Desenvolvimento social
description O presente trabalho tem como objetivo descrever as informações necessárias para a formalização de um empreendimento comunitário autogestionário, que tem como caso empírico a Padaria Artesanal Comunitária "Mãos de Fibra", localizada na zona rural de Viçosa ? MG, utilizando do apoio de técnicas participativas. O processo de formalização consistiu nas seguintes etapas: assembleia de fundação, elaboração do Estatuto Social, formação de chapa, ata de fundação, requerimento, registro da Associação no cartório e, por fim, aquisição do CNPJ. Entre os resultados, verificou-se que a formalização do empreendimento coletivo, como organização comunitária, passa a ser uma instituição importante na promoção da participação social dos envolvidos na comunidade e na condução de suas ações e decisões, a fim de promover o desenvolvimento local.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-14T10:27:15Z
2017-10-14T10:27:15Z
2017-10-13
2017
2017-10-14T10:27:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social, Montes Claros, v. 20, n. 1, p. 115-120, 2017.
2179-6807
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077300
identifier_str_mv Revista Desenvolvimento Social, Montes Claros, v. 20, n. 1, p. 115-120, 2017.
2179-6807
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695483155447808