Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRE, J. N. T.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALENCAR, S. de S., PASSOS, T. O., MATIAS, J. R., SILVA, F. F. S. da, DANTAS, B. F.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109059
Resumo: Considerando-se a importância da espécie Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan para a manutenção da biodiversidade do bioma Caatinga, faz-se necessário a conservação desses recursos genéticos através da técnica de crioconservação. Objetivou-se ajustar a técnica de descongelamento de sementes de A. colubrina, conservadas em nitrogênio líquido. Foram utilizadas quatro condições de descongelamento rápido e lento, após 72h em nitrogênio líquido (-196ºC) e comparadas com sementes recém-colhidas não congeladas. As sementes foram submetidas ao teste de germinação em quatro repetições de 50 sementes, distribuídas em rolo de três folhas de papel germitest, que foram umedecidos com água destilada com volume equivalente ao seu peso multiplicado por 2,5. Os rolos de germinação obtidos foram embalados em sacos plásticos e colocados para germinar a 25 °C durante 10 dias. Os métodos de descongelamento resultaram em porcentagens de germinação acima de 90% e o descongelamento lento (8 horas em freezer -20oC, 48h em geladeira 10 oC e 1h em temperatura ambiente) das sementes induziu 97% de germinação e 91,5% de plântulas normais, maior que das sementes recém-colhidas (93,5% e 90%, respectivamente). Conclui-se que o descongelamento lento é o melhor método para manutenção da qualidade fisiológica de sementes criopreservadas de A. colubrina.
id EMBR_52d983e722eb0bdc80fd0d6b1b756960
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1109059
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.CrioconservaçãoAngicoBioma CaatingaRecurso FlorestalDescongelamentoSementeCaatingaBiodiversidadeRecurso GenéticoAnadenanthera colubrinaConsiderando-se a importância da espécie Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan para a manutenção da biodiversidade do bioma Caatinga, faz-se necessário a conservação desses recursos genéticos através da técnica de crioconservação. Objetivou-se ajustar a técnica de descongelamento de sementes de A. colubrina, conservadas em nitrogênio líquido. Foram utilizadas quatro condições de descongelamento rápido e lento, após 72h em nitrogênio líquido (-196ºC) e comparadas com sementes recém-colhidas não congeladas. As sementes foram submetidas ao teste de germinação em quatro repetições de 50 sementes, distribuídas em rolo de três folhas de papel germitest, que foram umedecidos com água destilada com volume equivalente ao seu peso multiplicado por 2,5. Os rolos de germinação obtidos foram embalados em sacos plásticos e colocados para germinar a 25 °C durante 10 dias. Os métodos de descongelamento resultaram em porcentagens de germinação acima de 90% e o descongelamento lento (8 horas em freezer -20oC, 48h em geladeira 10 oC e 1h em temperatura ambiente) das sementes induziu 97% de germinação e 91,5% de plântulas normais, maior que das sementes recém-colhidas (93,5% e 90%, respectivamente). Conclui-se que o descongelamento lento é o melhor método para manutenção da qualidade fisiológica de sementes criopreservadas de A. colubrina.Edição Especial. 6 Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, Juazeiro-BA/Petrolina-PE, jul./ago. 2018.Jasmine Novaes Tavares Freire; Sara de Souza Alencar; Taise Oliveira Passos; Janete Rodrigues Matias; Fabrício Francisco Santos da Silva; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.FREIRE, J. N. T.ALENCAR, S. de S.PASSOS, T. O.MATIAS, J. R.SILVA, F. F. S. daDANTAS, B. F.2019-05-17T00:33:21Z2019-05-17T00:33:21Z2019-05-1620182019-05-17T00:33:21ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInformativo Abrates, v. 28, n. 1, p. 85-88, 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-05-17T00:33:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1109059Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-05-17T00:33:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
title Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
spellingShingle Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
FREIRE, J. N. T.
Crioconservação
Angico
Bioma Caatinga
Recurso Florestal
Descongelamento
Semente
Caatinga
Biodiversidade
Recurso Genético
Anadenanthera colubrina
title_short Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
title_full Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
title_fullStr Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
title_full_unstemmed Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
title_sort Descongelamento e qualidade fisiológica de sementes de Anadenanthera colubrina congeladas em temperatura ultrabaixa.
author FREIRE, J. N. T.
author_facet FREIRE, J. N. T.
ALENCAR, S. de S.
PASSOS, T. O.
MATIAS, J. R.
SILVA, F. F. S. da
DANTAS, B. F.
author_role author
author2 ALENCAR, S. de S.
PASSOS, T. O.
MATIAS, J. R.
SILVA, F. F. S. da
DANTAS, B. F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jasmine Novaes Tavares Freire; Sara de Souza Alencar; Taise Oliveira Passos; Janete Rodrigues Matias; Fabrício Francisco Santos da Silva; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIRE, J. N. T.
ALENCAR, S. de S.
PASSOS, T. O.
MATIAS, J. R.
SILVA, F. F. S. da
DANTAS, B. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Crioconservação
Angico
Bioma Caatinga
Recurso Florestal
Descongelamento
Semente
Caatinga
Biodiversidade
Recurso Genético
Anadenanthera colubrina
topic Crioconservação
Angico
Bioma Caatinga
Recurso Florestal
Descongelamento
Semente
Caatinga
Biodiversidade
Recurso Genético
Anadenanthera colubrina
description Considerando-se a importância da espécie Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan para a manutenção da biodiversidade do bioma Caatinga, faz-se necessário a conservação desses recursos genéticos através da técnica de crioconservação. Objetivou-se ajustar a técnica de descongelamento de sementes de A. colubrina, conservadas em nitrogênio líquido. Foram utilizadas quatro condições de descongelamento rápido e lento, após 72h em nitrogênio líquido (-196ºC) e comparadas com sementes recém-colhidas não congeladas. As sementes foram submetidas ao teste de germinação em quatro repetições de 50 sementes, distribuídas em rolo de três folhas de papel germitest, que foram umedecidos com água destilada com volume equivalente ao seu peso multiplicado por 2,5. Os rolos de germinação obtidos foram embalados em sacos plásticos e colocados para germinar a 25 °C durante 10 dias. Os métodos de descongelamento resultaram em porcentagens de germinação acima de 90% e o descongelamento lento (8 horas em freezer -20oC, 48h em geladeira 10 oC e 1h em temperatura ambiente) das sementes induziu 97% de germinação e 91,5% de plântulas normais, maior que das sementes recém-colhidas (93,5% e 90%, respectivamente). Conclui-se que o descongelamento lento é o melhor método para manutenção da qualidade fisiológica de sementes criopreservadas de A. colubrina.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-17T00:33:21Z
2019-05-17T00:33:21Z
2019-05-16
2019-05-17T00:33:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informativo Abrates, v. 28, n. 1, p. 85-88, 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109059
identifier_str_mv Informativo Abrates, v. 28, n. 1, p. 85-88, 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695556226514944