Alporquia em plantas de camucamuzeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, W. M. O. do
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: TAVARES, R. F. de M., BANDEIRA NETO, N. C., RAMOS FILHO, F. L. de S.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153113
Resumo: O camucamuzeiro pertence à família Myrtaceae, espécie nativa da Amazônia. Sua propagação é realizada, principalmente, via seminífera, entretanto, esta pode ser propagada vegetativamente pelos métodos de estaquia, enxertia e alporquia. O método da alporquia é indicado, como método de propagação vegetativo alternativo para obtenção de plantas clonadas. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tipos de substratos sobre o enraizamento do camucamuzeiro por alporquia. Os seguintes substratos foram utilizados: vermiculita, sementes de açaí trituradas, serragem, palha de arroz carbonizada e fibra de coco. Os alporques permaneceram ligados à planta mãe durante 120 dias. O delineamento adotado foi em blocos casualizados com quatro repetições de dez plantas por parcelas, em esquema fatorial. Pelos resultados obtidos foram verificados que todos os substratos apresentaram eficiência no enraizamento de camucamuzeiro pelo método da alporquia. Os substratos que apresentaram as melhores condições para o enraizamento dos alporques, aos 120 dias foram sementes de açaí trituradas, palha de arroz carbonizada e vermiculita, com 77,5%, 75% e 67,5% respectivamente. Para a alporquia do camucamuzeiro, o uso do substrato com sementes de açaí trituradas é alternativa viável de baixo custo e de fácil disponibilidade na região amazônica.
id EMBR_52f11fbeb03436b74080c78e71d7efef
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1153113
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Alporquia em plantas de camucamuzeiro.EnraizamentoMyrciaria DubiaPropagação VegetativaMudaProduçãoO camucamuzeiro pertence à família Myrtaceae, espécie nativa da Amazônia. Sua propagação é realizada, principalmente, via seminífera, entretanto, esta pode ser propagada vegetativamente pelos métodos de estaquia, enxertia e alporquia. O método da alporquia é indicado, como método de propagação vegetativo alternativo para obtenção de plantas clonadas. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tipos de substratos sobre o enraizamento do camucamuzeiro por alporquia. Os seguintes substratos foram utilizados: vermiculita, sementes de açaí trituradas, serragem, palha de arroz carbonizada e fibra de coco. Os alporques permaneceram ligados à planta mãe durante 120 dias. O delineamento adotado foi em blocos casualizados com quatro repetições de dez plantas por parcelas, em esquema fatorial. Pelos resultados obtidos foram verificados que todos os substratos apresentaram eficiência no enraizamento de camucamuzeiro pelo método da alporquia. Os substratos que apresentaram as melhores condições para o enraizamento dos alporques, aos 120 dias foram sementes de açaí trituradas, palha de arroz carbonizada e vermiculita, com 77,5%, 75% e 67,5% respectivamente. Para a alporquia do camucamuzeiro, o uso do substrato com sementes de açaí trituradas é alternativa viável de baixo custo e de fácil disponibilidade na região amazônica.WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; ROZANE FRANCI DE MORAES TAVARES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; NAZARO CAVALCANTE BANDEIRA NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; FABIANO LUIS DE SOUSA RAMOS FILHO.NASCIMENTO, W. M. O. doTAVARES, R. F. de M.BANDEIRA NETO, N. C.RAMOS FILHO, F. L. de S.2023-04-13T09:25:47Z2023-04-13T09:25:47Z2023-04-122023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartCap. 3, p. 20-29.In: SILVA-MATOS, R. R. S. da; LOPES, J. A.; FERREIRA, N. R. S. (org.). Ensino, pesquisa e inovação em botânica 3. Ponta Grossa: Atena, 2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-04-13T09:25:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1153113Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-04-13T09:25:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-04-13T09:25:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Alporquia em plantas de camucamuzeiro.
title Alporquia em plantas de camucamuzeiro.
spellingShingle Alporquia em plantas de camucamuzeiro.
NASCIMENTO, W. M. O. do
Enraizamento
Myrciaria Dubia
Propagação Vegetativa
Muda
Produção
title_short Alporquia em plantas de camucamuzeiro.
title_full Alporquia em plantas de camucamuzeiro.
title_fullStr Alporquia em plantas de camucamuzeiro.
title_full_unstemmed Alporquia em plantas de camucamuzeiro.
title_sort Alporquia em plantas de camucamuzeiro.
author NASCIMENTO, W. M. O. do
author_facet NASCIMENTO, W. M. O. do
TAVARES, R. F. de M.
BANDEIRA NETO, N. C.
RAMOS FILHO, F. L. de S.
author_role author
author2 TAVARES, R. F. de M.
BANDEIRA NETO, N. C.
RAMOS FILHO, F. L. de S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; ROZANE FRANCI DE MORAES TAVARES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; NAZARO CAVALCANTE BANDEIRA NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; FABIANO LUIS DE SOUSA RAMOS FILHO.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, W. M. O. do
TAVARES, R. F. de M.
BANDEIRA NETO, N. C.
RAMOS FILHO, F. L. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Enraizamento
Myrciaria Dubia
Propagação Vegetativa
Muda
Produção
topic Enraizamento
Myrciaria Dubia
Propagação Vegetativa
Muda
Produção
description O camucamuzeiro pertence à família Myrtaceae, espécie nativa da Amazônia. Sua propagação é realizada, principalmente, via seminífera, entretanto, esta pode ser propagada vegetativamente pelos métodos de estaquia, enxertia e alporquia. O método da alporquia é indicado, como método de propagação vegetativo alternativo para obtenção de plantas clonadas. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tipos de substratos sobre o enraizamento do camucamuzeiro por alporquia. Os seguintes substratos foram utilizados: vermiculita, sementes de açaí trituradas, serragem, palha de arroz carbonizada e fibra de coco. Os alporques permaneceram ligados à planta mãe durante 120 dias. O delineamento adotado foi em blocos casualizados com quatro repetições de dez plantas por parcelas, em esquema fatorial. Pelos resultados obtidos foram verificados que todos os substratos apresentaram eficiência no enraizamento de camucamuzeiro pelo método da alporquia. Os substratos que apresentaram as melhores condições para o enraizamento dos alporques, aos 120 dias foram sementes de açaí trituradas, palha de arroz carbonizada e vermiculita, com 77,5%, 75% e 67,5% respectivamente. Para a alporquia do camucamuzeiro, o uso do substrato com sementes de açaí trituradas é alternativa viável de baixo custo e de fácil disponibilidade na região amazônica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13T09:25:47Z
2023-04-13T09:25:47Z
2023-04-12
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SILVA-MATOS, R. R. S. da; LOPES, J. A.; FERREIRA, N. R. S. (org.). Ensino, pesquisa e inovação em botânica 3. Ponta Grossa: Atena, 2023.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153113
identifier_str_mv In: SILVA-MATOS, R. R. S. da; LOPES, J. A.; FERREIRA, N. R. S. (org.). Ensino, pesquisa e inovação em botânica 3. Ponta Grossa: Atena, 2023.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Cap. 3, p. 20-29.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503543222173696