Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDROSO, A. de F.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NUSSIO, L. G., RODRIGUES, A. de A., SANTOS, F. A. P., MOURÃO, G. B., BARIONI JUNIOR, W.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/255963
Resumo: Aditivos são essenciais para redução da fermentação alcoólica e das perdas em silagens de cana-de-açúcar. Dados sobre o valor nutritivo destas silagens são escassos. Este experimento teve o objetivo de avaliar o desempenho de vacas leiteiras alimentadas com silagens de cana-de-açúcar aditivadas. Vinte e quatro vacas holandesas foram agrupadas em blocos de três vacas, de acordo com a ordem do parto e nível de produção de leite, em um delineamento em quadrado latino múltiplo 3 x 3. Cada período de avaliação teve duas semanas de adaptação e uma semana de coleta de dados. Foram avaliados três tipos de ração (63% volumoso e 37% concentrado, base matéria seca - MS): a) ração com silagem aditivada com 0,5% de uréia + 0,05% de benzoato de sódio (na matéria verde); b) ração com silagem inoculada com L. buchneri (5 x 104 ufc/g de forragem); c) ração com cana-de-açúcar fresca. Os tratamentos com rações com silagens aditivadas com uréia + benzoato e L. buchneri resultaram em menor consumo de MS (18,48 kg/d) e menor produção de leite (17,39 kg/d), em relação ao tratamento com a forragem fresca (21,44 kg/d e 18,55 kg/d, respectivamente). O arraçoamento com a silagem inoculada resultou em maior teor de gordura e, consequentemente, produção de leite corrigido para 3,5% de gordura igual ao das vacas alimentadas com a forragem fresca. O tratamento com silagem com uréia + benzoato resultou em teor de gordura intermediário e produção de leite corrigido inferior ao dos animais alimentados com cana fresca.
id EMBR_53e303dd26935e06b765eb3454ce39c8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/255963
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.Benzoato de sódioGado HolandêsUréiaLeiteGorduraGado leiteiroAditivos são essenciais para redução da fermentação alcoólica e das perdas em silagens de cana-de-açúcar. Dados sobre o valor nutritivo destas silagens são escassos. Este experimento teve o objetivo de avaliar o desempenho de vacas leiteiras alimentadas com silagens de cana-de-açúcar aditivadas. Vinte e quatro vacas holandesas foram agrupadas em blocos de três vacas, de acordo com a ordem do parto e nível de produção de leite, em um delineamento em quadrado latino múltiplo 3 x 3. Cada período de avaliação teve duas semanas de adaptação e uma semana de coleta de dados. Foram avaliados três tipos de ração (63% volumoso e 37% concentrado, base matéria seca - MS): a) ração com silagem aditivada com 0,5% de uréia + 0,05% de benzoato de sódio (na matéria verde); b) ração com silagem inoculada com L. buchneri (5 x 104 ufc/g de forragem); c) ração com cana-de-açúcar fresca. Os tratamentos com rações com silagens aditivadas com uréia + benzoato e L. buchneri resultaram em menor consumo de MS (18,48 kg/d) e menor produção de leite (17,39 kg/d), em relação ao tratamento com a forragem fresca (21,44 kg/d e 18,55 kg/d, respectivamente). O arraçoamento com a silagem inoculada resultou em maior teor de gordura e, consequentemente, produção de leite corrigido para 3,5% de gordura igual ao das vacas alimentadas com a forragem fresca. O tratamento com silagem com uréia + benzoato resultou em teor de gordura intermediário e produção de leite corrigido inferior ao dos animais alimentados com cana fresca.ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; LUIZ GUSTAVO NUSSIO, ESALQ/PIRACICABA; ARMANDO DE ANDRADE RODRIGUES, CPPSE; FLÁVIO AUGUSTO PORTELA SANTOS, ESALQ/PIRACICABA; GERSON BARRETO MOURÃ0, ESALQ/PIRACICABA; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE.PEDROSO, A. de F.NUSSIO, L. G.RODRIGUES, A. de A.SANTOS, F. A. P.MOURÃO, G. B.BARIONI JUNIOR, W.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-07-2320092016-05-09T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROMIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringa: SBZ:UEM, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/255963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:15:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/255963Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:15:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.
title Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.
spellingShingle Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.
PEDROSO, A. de F.
Benzoato de sódio
Gado Holandês
Uréia
Leite
Gordura
Gado leiteiro
title_short Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.
title_full Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.
title_fullStr Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.
title_full_unstemmed Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.
title_sort Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com rações produzidas com silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos ou cana-de-açúcar fresca.
author PEDROSO, A. de F.
author_facet PEDROSO, A. de F.
NUSSIO, L. G.
RODRIGUES, A. de A.
SANTOS, F. A. P.
MOURÃO, G. B.
BARIONI JUNIOR, W.
author_role author
author2 NUSSIO, L. G.
RODRIGUES, A. de A.
SANTOS, F. A. P.
MOURÃO, G. B.
BARIONI JUNIOR, W.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; LUIZ GUSTAVO NUSSIO, ESALQ/PIRACICABA; ARMANDO DE ANDRADE RODRIGUES, CPPSE; FLÁVIO AUGUSTO PORTELA SANTOS, ESALQ/PIRACICABA; GERSON BARRETO MOURÃ0, ESALQ/PIRACICABA; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDROSO, A. de F.
NUSSIO, L. G.
RODRIGUES, A. de A.
SANTOS, F. A. P.
MOURÃO, G. B.
BARIONI JUNIOR, W.
dc.subject.por.fl_str_mv Benzoato de sódio
Gado Holandês
Uréia
Leite
Gordura
Gado leiteiro
topic Benzoato de sódio
Gado Holandês
Uréia
Leite
Gordura
Gado leiteiro
description Aditivos são essenciais para redução da fermentação alcoólica e das perdas em silagens de cana-de-açúcar. Dados sobre o valor nutritivo destas silagens são escassos. Este experimento teve o objetivo de avaliar o desempenho de vacas leiteiras alimentadas com silagens de cana-de-açúcar aditivadas. Vinte e quatro vacas holandesas foram agrupadas em blocos de três vacas, de acordo com a ordem do parto e nível de produção de leite, em um delineamento em quadrado latino múltiplo 3 x 3. Cada período de avaliação teve duas semanas de adaptação e uma semana de coleta de dados. Foram avaliados três tipos de ração (63% volumoso e 37% concentrado, base matéria seca - MS): a) ração com silagem aditivada com 0,5% de uréia + 0,05% de benzoato de sódio (na matéria verde); b) ração com silagem inoculada com L. buchneri (5 x 104 ufc/g de forragem); c) ração com cana-de-açúcar fresca. Os tratamentos com rações com silagens aditivadas com uréia + benzoato e L. buchneri resultaram em menor consumo de MS (18,48 kg/d) e menor produção de leite (17,39 kg/d), em relação ao tratamento com a forragem fresca (21,44 kg/d e 18,55 kg/d, respectivamente). O arraçoamento com a silagem inoculada resultou em maior teor de gordura e, consequentemente, produção de leite corrigido para 3,5% de gordura igual ao das vacas alimentadas com a forragem fresca. O tratamento com silagem com uréia + benzoato resultou em teor de gordura intermediário e produção de leite corrigido inferior ao dos animais alimentados com cana fresca.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-23
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-05-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringa: SBZ:UEM, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/255963
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringa: SBZ:UEM, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/255963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695174242861056