Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, R. F.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ZONTA, J. B., ARAUJO, E. F., PINTO, C. M. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138743
Resumo: Objetivou-se estudar o efeito de tratamentos químico e alternativos e do ambiente de armazenamento na qualidade de sementes de pinhão-manso. As sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos: produtos fungicidas, ambiente de armazenamento e tempo de armazenamento. Foram avaliadas as qualidades fisiológica e sanitária das sementes. Sementes tratadas com Carbendazin+Thiram apresentaram menor infestação de patógenos e germinação e vigor superiores àquelas tratadas com produtos alternativos ou sem tratamento, quando armazenadas por 12 meses, em câmara fria. Em câmara fria, os tratamentos alternativos que tiveram melhor desempenho foram alecrim, canela e cravo. Armazenadas em laboratório, aos oito meses, os melhores desempenhos das sementes, quanto à germinação e ao vigor, ocorreram quando foram tratadas com Carbendazin+Thiram, alecrim, canela e cravo; nessas condições, após 12 meses, houve queda drástica na qualidade fisiológica das sementes de todos os tratamentos. Os tratamentos alternativos mais promissores foram com alecrim, canela e cravo.
id EMBR_55631f07f96e39b2065995603e984d8f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1138743
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.Pinhão-mansoJatropha curcas LSanidadeSementesQualidade fisiológicaQualidade sanitáriaCarbendazinArmazenamentoCanelaCravoAlecrimVigorThiramObjetivou-se estudar o efeito de tratamentos químico e alternativos e do ambiente de armazenamento na qualidade de sementes de pinhão-manso. As sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos: produtos fungicidas, ambiente de armazenamento e tempo de armazenamento. Foram avaliadas as qualidades fisiológica e sanitária das sementes. Sementes tratadas com Carbendazin+Thiram apresentaram menor infestação de patógenos e germinação e vigor superiores àquelas tratadas com produtos alternativos ou sem tratamento, quando armazenadas por 12 meses, em câmara fria. Em câmara fria, os tratamentos alternativos que tiveram melhor desempenho foram alecrim, canela e cravo. Armazenadas em laboratório, aos oito meses, os melhores desempenhos das sementes, quanto à germinação e ao vigor, ocorreram quando foram tratadas com Carbendazin+Thiram, alecrim, canela e cravo; nessas condições, após 12 meses, houve queda drástica na qualidade fisiológica das sementes de todos os tratamentos. Os tratamentos alternativos mais promissores foram com alecrim, canela e cravo.ROBERTO FONTES ARAUJO, EPAMIG; JOAO BATISTA ZONTA, CPACP; EDUARDO FONTES ARAUJO, UFV; CLEIDE MARIA FERREIRA PINTO, EPAMIG.ARAUJO, R. F.ZONTA, J. B.ARAUJO, E. F.PINTO, C. M. F.2022-01-05T13:00:53Z2022-01-05T13:00:53Z2022-01-052021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSumma Phytopathol., v. 47, n. 3, p. 173-179, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113874310.1590/0100-5405/251465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-01-05T13:01:02Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1138743Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-01-05T13:01:02falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-01-05T13:01:02Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.
title Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.
spellingShingle Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.
ARAUJO, R. F.
Pinhão-manso
Jatropha curcas L
Sanidade
Sementes
Qualidade fisiológica
Qualidade sanitária
Carbendazin
Armazenamento
Canela
Cravo
Alecrim
Vigor
Thiram
title_short Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.
title_full Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.
title_fullStr Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.
title_full_unstemmed Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.
title_sort Qualidades fisiológica e sanitária de sementes de pinhão-manso submetidas a tratamentos alternativos e químico, e ao armazenamento.
author ARAUJO, R. F.
author_facet ARAUJO, R. F.
ZONTA, J. B.
ARAUJO, E. F.
PINTO, C. M. F.
author_role author
author2 ZONTA, J. B.
ARAUJO, E. F.
PINTO, C. M. F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROBERTO FONTES ARAUJO, EPAMIG; JOAO BATISTA ZONTA, CPACP; EDUARDO FONTES ARAUJO, UFV; CLEIDE MARIA FERREIRA PINTO, EPAMIG.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, R. F.
ZONTA, J. B.
ARAUJO, E. F.
PINTO, C. M. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Pinhão-manso
Jatropha curcas L
Sanidade
Sementes
Qualidade fisiológica
Qualidade sanitária
Carbendazin
Armazenamento
Canela
Cravo
Alecrim
Vigor
Thiram
topic Pinhão-manso
Jatropha curcas L
Sanidade
Sementes
Qualidade fisiológica
Qualidade sanitária
Carbendazin
Armazenamento
Canela
Cravo
Alecrim
Vigor
Thiram
description Objetivou-se estudar o efeito de tratamentos químico e alternativos e do ambiente de armazenamento na qualidade de sementes de pinhão-manso. As sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos: produtos fungicidas, ambiente de armazenamento e tempo de armazenamento. Foram avaliadas as qualidades fisiológica e sanitária das sementes. Sementes tratadas com Carbendazin+Thiram apresentaram menor infestação de patógenos e germinação e vigor superiores àquelas tratadas com produtos alternativos ou sem tratamento, quando armazenadas por 12 meses, em câmara fria. Em câmara fria, os tratamentos alternativos que tiveram melhor desempenho foram alecrim, canela e cravo. Armazenadas em laboratório, aos oito meses, os melhores desempenhos das sementes, quanto à germinação e ao vigor, ocorreram quando foram tratadas com Carbendazin+Thiram, alecrim, canela e cravo; nessas condições, após 12 meses, houve queda drástica na qualidade fisiológica das sementes de todos os tratamentos. Os tratamentos alternativos mais promissores foram com alecrim, canela e cravo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-05T13:00:53Z
2022-01-05T13:00:53Z
2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Summa Phytopathol., v. 47, n. 3, p. 173-179, 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138743
10.1590/0100-5405/251465
identifier_str_mv Summa Phytopathol., v. 47, n. 3, p. 173-179, 2021.
10.1590/0100-5405/251465
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503516347170816