Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRIGOLETTI JUNIOR, A.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: AUER, C. G., MASCHIO, L. M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282156
Resumo: As atuais expectativas de maior demanda do produto e de abertura de novos mercados têm contribuído para o aumento no cultivo da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na região Sul do Brasil. Entretanto, poucos estudos foram realizados sobre a presença e a importância das doenças. Para exemplificar, grande perda de plântulas e de mudas repicadas têm sido notada sem a devida identificação do agente causal. Para melhor caracterizar os aspectos fitopatológicos da espécie, realizou-se um levantamento de doenças em viveiros e, em plantios comerciais nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O diagnóstico das doenças foi feito por meio de observações macro e microscópicas, câmara úmida e isolamento em meio de cultura, a partir de plantas doentes. No viveiro, as doenças fúngicas mais freqüentes foram o tombamento de mudas causado por Rhizoctonia sp., Fusarium sp e Pythium sp.; manchas foliares provocadas por Cylindrocladium spathulatum e Colletotrichum sp. e queda de folhas induzidas por C. spathulatum. Algumas mudas apresentaram galhas em raízes induzidas por Meloidogyne sp. No campo, o principal problema registrado foi a queda de folhas, que pode ter várias causas, dentre elas o ataque de C. spathulatum. Estas doenças diminuem a qualidade das mudas e as perdas na produção das mesmas foram estimadas entre 25 e 30%.
id EMBR_5639a6e7bcb4c8a8adb789d22ffa155a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282156
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.DiseaseGeographic distributionNematodesSurveyDistribuição GeográficaDoençaFusariumLevantamentoNematóideCylindrocladiumAs atuais expectativas de maior demanda do produto e de abertura de novos mercados têm contribuído para o aumento no cultivo da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na região Sul do Brasil. Entretanto, poucos estudos foram realizados sobre a presença e a importância das doenças. Para exemplificar, grande perda de plântulas e de mudas repicadas têm sido notada sem a devida identificação do agente causal. Para melhor caracterizar os aspectos fitopatológicos da espécie, realizou-se um levantamento de doenças em viveiros e, em plantios comerciais nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O diagnóstico das doenças foi feito por meio de observações macro e microscópicas, câmara úmida e isolamento em meio de cultura, a partir de plantas doentes. No viveiro, as doenças fúngicas mais freqüentes foram o tombamento de mudas causado por Rhizoctonia sp., Fusarium sp e Pythium sp.; manchas foliares provocadas por Cylindrocladium spathulatum e Colletotrichum sp. e queda de folhas induzidas por C. spathulatum. Algumas mudas apresentaram galhas em raízes induzidas por Meloidogyne sp. No campo, o principal problema registrado foi a queda de folhas, que pode ter várias causas, dentre elas o ataque de C. spathulatum. Estas doenças diminuem a qualidade das mudas e as perdas na produção das mesmas foram estimadas entre 25 e 30%.Pesquisadores da Embrapa-CNPF.GRIGOLETTI JUNIOR, A.AUER, C. G.MASCHIO, L. M. A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1997-07-1719962015-02-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 32/33, p. 43-51, jan./dez. 1996.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:04:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282156Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:04:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:04:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.
title Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.
spellingShingle Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.
GRIGOLETTI JUNIOR, A.
Disease
Geographic distribution
Nematodes
Survey
Distribuição Geográfica
Doença
Fusarium
Levantamento
Nematóide
Cylindrocladium
title_short Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.
title_full Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.
title_fullStr Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.
title_full_unstemmed Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.
title_sort Doenças em erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na Região Sul do Brasil.
author GRIGOLETTI JUNIOR, A.
author_facet GRIGOLETTI JUNIOR, A.
AUER, C. G.
MASCHIO, L. M. A.
author_role author
author2 AUER, C. G.
MASCHIO, L. M. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pesquisadores da Embrapa-CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv GRIGOLETTI JUNIOR, A.
AUER, C. G.
MASCHIO, L. M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Disease
Geographic distribution
Nematodes
Survey
Distribuição Geográfica
Doença
Fusarium
Levantamento
Nematóide
Cylindrocladium
topic Disease
Geographic distribution
Nematodes
Survey
Distribuição Geográfica
Doença
Fusarium
Levantamento
Nematóide
Cylindrocladium
description As atuais expectativas de maior demanda do produto e de abertura de novos mercados têm contribuído para o aumento no cultivo da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) na região Sul do Brasil. Entretanto, poucos estudos foram realizados sobre a presença e a importância das doenças. Para exemplificar, grande perda de plântulas e de mudas repicadas têm sido notada sem a devida identificação do agente causal. Para melhor caracterizar os aspectos fitopatológicos da espécie, realizou-se um levantamento de doenças em viveiros e, em plantios comerciais nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O diagnóstico das doenças foi feito por meio de observações macro e microscópicas, câmara úmida e isolamento em meio de cultura, a partir de plantas doentes. No viveiro, as doenças fúngicas mais freqüentes foram o tombamento de mudas causado por Rhizoctonia sp., Fusarium sp e Pythium sp.; manchas foliares provocadas por Cylindrocladium spathulatum e Colletotrichum sp. e queda de folhas induzidas por C. spathulatum. Algumas mudas apresentaram galhas em raízes induzidas por Meloidogyne sp. No campo, o principal problema registrado foi a queda de folhas, que pode ter várias causas, dentre elas o ataque de C. spathulatum. Estas doenças diminuem a qualidade das mudas e as perdas na produção das mesmas foram estimadas entre 25 e 30%.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1997-07-17
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 32/33, p. 43-51, jan./dez. 1996.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282156
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 32/33, p. 43-51, jan./dez. 1996.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323119779840