Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, C. L. T. de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: BORGES JUNIOR, J. C. F., FERREIRA, P. A.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490359
Resumo: Técnicas que permitam avaliar os riscos procedentes de incertezas inerentes à atividade agrícola devem acompanhar os estudos de planejamento. A análise de risco pode ser desempenhada por meio de simulação de risco, utilizando técnicas como o Método de Monte Carlo. Na agricultura irrigada, as incertezas quanto ao requerimento de irrigação são particularmente importantes. Objetivou-se, nesta Parte 2 do trabalho, aplicar análise de risco associada ao modelo de programação linear descrito na Parte I do mesmo. Na análise de risco observou-se que todos os valores resultantes das simulações, para a variável de saída valor presente líquido total U, foram positivos. Contudo, a média foi consideravelmente inferior ao valor máximo de U obtido no modelo de programação linear. Constatou-se, também, que o empreendimento estará frente a expressivo risco de escassez de água no mês de abril, se o padrão de cultivo relativo ao valor máximo de U for adotado. Por outro lado, padrões de cultivo obtidos com a minimização do requerimento de irrigação nos meses de abril dos quatro anos não estão sujeitos a esse risco. A análise de cenário indicou que o preço de venda para a cultura do maracujá exerce expressiva influência sobre o desempenho financeiro do empreendimento.
id EMBR_56ce8e6dd60e7bf90e5e4d79ac801cb0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/490359
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.Simulação de riscoMétodo de monte carloRequerimento de irrigaçãoTécnicas que permitam avaliar os riscos procedentes de incertezas inerentes à atividade agrícola devem acompanhar os estudos de planejamento. A análise de risco pode ser desempenhada por meio de simulação de risco, utilizando técnicas como o Método de Monte Carlo. Na agricultura irrigada, as incertezas quanto ao requerimento de irrigação são particularmente importantes. Objetivou-se, nesta Parte 2 do trabalho, aplicar análise de risco associada ao modelo de programação linear descrito na Parte I do mesmo. Na análise de risco observou-se que todos os valores resultantes das simulações, para a variável de saída valor presente líquido total U, foram positivos. Contudo, a média foi consideravelmente inferior ao valor máximo de U obtido no modelo de programação linear. Constatou-se, também, que o empreendimento estará frente a expressivo risco de escassez de água no mês de abril, se o padrão de cultivo relativo ao valor máximo de U for adotado. Por outro lado, padrões de cultivo obtidos com a minimização do requerimento de irrigação nos meses de abril dos quatro anos não estão sujeitos a esse risco. A análise de cenário indicou que o preço de venda para a cultura do maracujá exerce expressiva influência sobre o desempenho financeiro do empreendimento.CONBEA 2006.CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS.ANDRADE, C. L. T. deBORGES JUNIOR, J. C. F.FERREIRA, P. A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-11-2020062018-05-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 35., 2006, João Pessoa. Agroenergia e desenvolvimento tecnológico: anais. João Pessoa: SBEA, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:32:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/490359Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:32:54falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:32:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.
title Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.
spellingShingle Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.
ANDRADE, C. L. T. de
Simulação de risco
Método de monte carlo
Requerimento de irrigação
title_short Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.
title_full Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.
title_fullStr Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.
title_full_unstemmed Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.
title_sort Planejamento de padrão de cultivo em agricultura irrigada. Parte 2: Análise de risco.
author ANDRADE, C. L. T. de
author_facet ANDRADE, C. L. T. de
BORGES JUNIOR, J. C. F.
FERREIRA, P. A.
author_role author
author2 BORGES JUNIOR, J. C. F.
FERREIRA, P. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, C. L. T. de
BORGES JUNIOR, J. C. F.
FERREIRA, P. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação de risco
Método de monte carlo
Requerimento de irrigação
topic Simulação de risco
Método de monte carlo
Requerimento de irrigação
description Técnicas que permitam avaliar os riscos procedentes de incertezas inerentes à atividade agrícola devem acompanhar os estudos de planejamento. A análise de risco pode ser desempenhada por meio de simulação de risco, utilizando técnicas como o Método de Monte Carlo. Na agricultura irrigada, as incertezas quanto ao requerimento de irrigação são particularmente importantes. Objetivou-se, nesta Parte 2 do trabalho, aplicar análise de risco associada ao modelo de programação linear descrito na Parte I do mesmo. Na análise de risco observou-se que todos os valores resultantes das simulações, para a variável de saída valor presente líquido total U, foram positivos. Contudo, a média foi consideravelmente inferior ao valor máximo de U obtido no modelo de programação linear. Constatou-se, também, que o empreendimento estará frente a expressivo risco de escassez de água no mês de abril, se o padrão de cultivo relativo ao valor máximo de U for adotado. Por outro lado, padrões de cultivo obtidos com a minimização do requerimento de irrigação nos meses de abril dos quatro anos não estão sujeitos a esse risco. A análise de cenário indicou que o preço de venda para a cultura do maracujá exerce expressiva influência sobre o desempenho financeiro do empreendimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-20
2006
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-05-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 35., 2006, João Pessoa. Agroenergia e desenvolvimento tecnológico: anais. João Pessoa: SBEA, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490359
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 35., 2006, João Pessoa. Agroenergia e desenvolvimento tecnológico: anais. João Pessoa: SBEA, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503363419701248