Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, C. V. B.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CARVALHO, H. F. S., SILVA, M. J., MOURA, M. S. B. de, GALVINCIO, J. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123628
Resumo: Pesquisas com o foco na criação de modelos para analisar a temperatura da superfície com sensoriamento remoto são muito importantes, pois servem como base de informações que auxiliarão no gerenciamento hidrológico, agrícola e ambiental. O presente estudo utilizou dados remotos na estimativa de temperatura da superfície em áreas de florestas secas, e seu objetivo foi verificar qual entre os produtos MODIS melhor representa a temperatura da superfície em áreas de caatinga. A área de estudo compreende uma caatinga preservada e outra em sucessão ecológica. Foram utilizadas como base espacial, dados de temperatura da superfície e de NDVI obtidos a partir do sensor MODIS e dados de temperatura do ar mensuradas por meio de estações agrometeorológicas de superfície. A análise se deu por regressão linear e coeficiente de correlação de Pearson entre a temperatura estimada pelo satélite e do ar na superfície. Os resultados apresentaram variações temporais nas estimativas pelo MODIS, sendo que os produtos diurnos do Terra e noturnos do Aqua foram os que melhor representaram a temperatura máxima e mínima. Para isso, equações de ajustes são propostas para áreas de caatinga com diferentes tipos de cobertura. As variações na temperatura estavam de acordo com a sazonalidade do NDVI da floresta e, ao longo dos dezessete anos, foi verificado aumento nos valores de temperatura nas áreas de estudo.
id EMBR_575c35a4f3472228db778acc4d0ca98c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1123628
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.Bioma CaatingaLSTNDVIMODISFlorestas secasSensoriamento RemotoCaatingaFloresta TropicalRemote sensingPesquisas com o foco na criação de modelos para analisar a temperatura da superfície com sensoriamento remoto são muito importantes, pois servem como base de informações que auxiliarão no gerenciamento hidrológico, agrícola e ambiental. O presente estudo utilizou dados remotos na estimativa de temperatura da superfície em áreas de florestas secas, e seu objetivo foi verificar qual entre os produtos MODIS melhor representa a temperatura da superfície em áreas de caatinga. A área de estudo compreende uma caatinga preservada e outra em sucessão ecológica. Foram utilizadas como base espacial, dados de temperatura da superfície e de NDVI obtidos a partir do sensor MODIS e dados de temperatura do ar mensuradas por meio de estações agrometeorológicas de superfície. A análise se deu por regressão linear e coeficiente de correlação de Pearson entre a temperatura estimada pelo satélite e do ar na superfície. Os resultados apresentaram variações temporais nas estimativas pelo MODIS, sendo que os produtos diurnos do Terra e noturnos do Aqua foram os que melhor representaram a temperatura máxima e mínima. Para isso, equações de ajustes são propostas para áreas de caatinga com diferentes tipos de cobertura. As variações na temperatura estavam de acordo com a sazonalidade do NDVI da floresta e, ao longo dos dezessete anos, foi verificado aumento nos valores de temperatura nas áreas de estudo.Cloves V. B. Santos; Herica F. S. Carvalho; Marcelo J. Silva; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; Josiclêda D. Galvíncio.SANTOS, C. V. B.CARVALHO, H. F. S.SILVA, M. J.MOURA, M. S. B. deGALVINCIO, J. D.2020-07-07T11:11:05Z2020-07-07T11:11:05Z2020-07-062020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Geografia Física, v. 13, n. 3, p. 941-953, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-07-07T11:11:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1123628Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-07-07T11:11:11falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-07-07T11:11:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.
title Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.
spellingShingle Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.
SANTOS, C. V. B.
Bioma Caatinga
LST
NDVI
MODIS
Florestas secas
Sensoriamento Remoto
Caatinga
Floresta Tropical
Remote sensing
title_short Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.
title_full Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.
title_fullStr Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.
title_full_unstemmed Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.
title_sort Uso de sensoriamento remoto na análise da temperatura da superfície em áreas de floresta tropical sazonalmente seca.
author SANTOS, C. V. B.
author_facet SANTOS, C. V. B.
CARVALHO, H. F. S.
SILVA, M. J.
MOURA, M. S. B. de
GALVINCIO, J. D.
author_role author
author2 CARVALHO, H. F. S.
SILVA, M. J.
MOURA, M. S. B. de
GALVINCIO, J. D.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cloves V. B. Santos; Herica F. S. Carvalho; Marcelo J. Silva; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; Josiclêda D. Galvíncio.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, C. V. B.
CARVALHO, H. F. S.
SILVA, M. J.
MOURA, M. S. B. de
GALVINCIO, J. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Bioma Caatinga
LST
NDVI
MODIS
Florestas secas
Sensoriamento Remoto
Caatinga
Floresta Tropical
Remote sensing
topic Bioma Caatinga
LST
NDVI
MODIS
Florestas secas
Sensoriamento Remoto
Caatinga
Floresta Tropical
Remote sensing
description Pesquisas com o foco na criação de modelos para analisar a temperatura da superfície com sensoriamento remoto são muito importantes, pois servem como base de informações que auxiliarão no gerenciamento hidrológico, agrícola e ambiental. O presente estudo utilizou dados remotos na estimativa de temperatura da superfície em áreas de florestas secas, e seu objetivo foi verificar qual entre os produtos MODIS melhor representa a temperatura da superfície em áreas de caatinga. A área de estudo compreende uma caatinga preservada e outra em sucessão ecológica. Foram utilizadas como base espacial, dados de temperatura da superfície e de NDVI obtidos a partir do sensor MODIS e dados de temperatura do ar mensuradas por meio de estações agrometeorológicas de superfície. A análise se deu por regressão linear e coeficiente de correlação de Pearson entre a temperatura estimada pelo satélite e do ar na superfície. Os resultados apresentaram variações temporais nas estimativas pelo MODIS, sendo que os produtos diurnos do Terra e noturnos do Aqua foram os que melhor representaram a temperatura máxima e mínima. Para isso, equações de ajustes são propostas para áreas de caatinga com diferentes tipos de cobertura. As variações na temperatura estavam de acordo com a sazonalidade do NDVI da floresta e, ao longo dos dezessete anos, foi verificado aumento nos valores de temperatura nas áreas de estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T11:11:05Z
2020-07-07T11:11:05Z
2020-07-06
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, v. 13, n. 3, p. 941-953, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123628
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, v. 13, n. 3, p. 941-953, 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503493761892352