Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA SOBRINHO, F. de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: LEDO, F. J. da S., KOPP, M. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913937
https://doi.org/10.1590/S1413-70542011000400006
Resumo: Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar a produtividade de biomassa de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis e a estabilidade de produção ao longo de diferentes cortes, representativos de épocas favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento das forrageiras. Foram avaliadas 118 progênies de B. ruziziensis, juntamente com as testemunhas B. decumbens cv. Basilisk, B. brizantha cv. Marandu, B. ruziziensis cv. Comum e Brachiaria sp., em delineamento de blocos casualisados, com duas repetições. Realizaram-se sete cortes de avaliação com intervalos médios de 60 e 90 dias nas épocas das águas (5 cortes) e das secas (2 cortes). Em cada um deles mensurou-se a altura das plantas (ALT) e as produtividades de biomassa de forragem verde (PBV) e seca (PBS). As médias dos diferentes cortes, nas épocas das águas ou das secas, foram utilizadas para a realização de análises de variância, em esquema fatorial (progênies x épocas), para a avaliação dos efeitos de estacionalidade de produção das progênies. Também foi realizada a avaliação da estabilidade das progênies. Apesar da grande concentração da PBV e PBS na época das águas, detectou-se a existência de variabilidade genética entre progênies de B. ruziziensis para ALT, PBV e PBS, tanto na época das águas como na seca. Alguns materiais avaliados apresentaram estabilidades de produção superiores às principais cultivares comerciais de Brachiaria, indicando ser possível a identificação e seleção de materiais de B. ruziziensis com médias mais elevadas e com produção mais estável ao longo do ano.
id EMBR_577e86c0d0ef2521d5a742a3c98e70ab
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/913937
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.Produção de invernoAdaptabilidadeMelhoramento de forrageirasBrachiariaConduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar a produtividade de biomassa de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis e a estabilidade de produção ao longo de diferentes cortes, representativos de épocas favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento das forrageiras. Foram avaliadas 118 progênies de B. ruziziensis, juntamente com as testemunhas B. decumbens cv. Basilisk, B. brizantha cv. Marandu, B. ruziziensis cv. Comum e Brachiaria sp., em delineamento de blocos casualisados, com duas repetições. Realizaram-se sete cortes de avaliação com intervalos médios de 60 e 90 dias nas épocas das águas (5 cortes) e das secas (2 cortes). Em cada um deles mensurou-se a altura das plantas (ALT) e as produtividades de biomassa de forragem verde (PBV) e seca (PBS). As médias dos diferentes cortes, nas épocas das águas ou das secas, foram utilizadas para a realização de análises de variância, em esquema fatorial (progênies x épocas), para a avaliação dos efeitos de estacionalidade de produção das progênies. Também foi realizada a avaliação da estabilidade das progênies. Apesar da grande concentração da PBV e PBS na época das águas, detectou-se a existência de variabilidade genética entre progênies de B. ruziziensis para ALT, PBV e PBS, tanto na época das águas como na seca. Alguns materiais avaliados apresentaram estabilidades de produção superiores às principais cultivares comerciais de Brachiaria, indicando ser possível a identificação e seleção de materiais de B. ruziziensis com médias mais elevadas e com produção mais estável ao longo do ano.FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; MAURICIO MARINI KOPP, CPPSUL.SOUZA SOBRINHO, F. deLEDO, F. J. da S.KOPP, M. M.2024-02-06T10:41:14Z2024-02-06T10:41:14Z2012-01-312011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência e Agrotecnologia, v. 35, n. 4, p. 685-691, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913937https://doi.org/10.1590/S1413-70542011000400006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-02-06T10:41:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/913937Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542024-02-06T10:41:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-02-06T10:41:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
title Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
spellingShingle Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
SOUZA SOBRINHO, F. de
Produção de inverno
Adaptabilidade
Melhoramento de forrageiras
Brachiaria
title_short Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
title_full Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
title_fullStr Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
title_full_unstemmed Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
title_sort Estacionalidade e estabilidade de produção de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
author SOUZA SOBRINHO, F. de
author_facet SOUZA SOBRINHO, F. de
LEDO, F. J. da S.
KOPP, M. M.
author_role author
author2 LEDO, F. J. da S.
KOPP, M. M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; MAURICIO MARINI KOPP, CPPSUL.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA SOBRINHO, F. de
LEDO, F. J. da S.
KOPP, M. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de inverno
Adaptabilidade
Melhoramento de forrageiras
Brachiaria
topic Produção de inverno
Adaptabilidade
Melhoramento de forrageiras
Brachiaria
description Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar a produtividade de biomassa de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis e a estabilidade de produção ao longo de diferentes cortes, representativos de épocas favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento das forrageiras. Foram avaliadas 118 progênies de B. ruziziensis, juntamente com as testemunhas B. decumbens cv. Basilisk, B. brizantha cv. Marandu, B. ruziziensis cv. Comum e Brachiaria sp., em delineamento de blocos casualisados, com duas repetições. Realizaram-se sete cortes de avaliação com intervalos médios de 60 e 90 dias nas épocas das águas (5 cortes) e das secas (2 cortes). Em cada um deles mensurou-se a altura das plantas (ALT) e as produtividades de biomassa de forragem verde (PBV) e seca (PBS). As médias dos diferentes cortes, nas épocas das águas ou das secas, foram utilizadas para a realização de análises de variância, em esquema fatorial (progênies x épocas), para a avaliação dos efeitos de estacionalidade de produção das progênies. Também foi realizada a avaliação da estabilidade das progênies. Apesar da grande concentração da PBV e PBS na época das águas, detectou-se a existência de variabilidade genética entre progênies de B. ruziziensis para ALT, PBV e PBS, tanto na época das águas como na seca. Alguns materiais avaliados apresentaram estabilidades de produção superiores às principais cultivares comerciais de Brachiaria, indicando ser possível a identificação e seleção de materiais de B. ruziziensis com médias mais elevadas e com produção mais estável ao longo do ano.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-01-31
2024-02-06T10:41:14Z
2024-02-06T10:41:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia, v. 35, n. 4, p. 685-691, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913937
https://doi.org/10.1590/S1413-70542011000400006
identifier_str_mv Ciência e Agrotecnologia, v. 35, n. 4, p. 685-691, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913937
https://doi.org/10.1590/S1413-70542011000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503557474418688