Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, M. C. C.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MOTTA SOBRINHO, M. A., SILVA, A. F., BARBOSA, P. da S., SILVA, P. T. de S. e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140544
Resumo: A produção de farinha de mandioca gera, como efluente, a manipueira. Esta apresenta elevada concentração de matéria orgânica e nutrientes, aspectos que lhe conferem potencial como fonte de bioenergia ou fertilizante. Porém, para seu uso é necessário caracterizar o efluente, por meio de análises físicas, químicas e microbiológicas, para avaliar este potencial, de modo a dimensionar os sistemas, garantindo assim a viabilidade e segurança na sua aplicação. Por conta disso, o objetivo desse estudo foi caracterizar manipueiras oriundas de diferentes casas de farinha e avaliar a biodegradação natural desse efluente, visto que é o tipo de tratamento adotado pela maioria dos produtores. Foram coletadas 17 amostras de manipueira de casas de farinha dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. As análises realizadas foram DBO5, DQO, pH, cianeto, macro e micronutrientes e bactérias heterotróficas. Foi realizado um experimento de degradação natural, que consistiu na digestão da manipueira em três reatores sem refrigeração, em repouso, ao abrigo da luz solar, simulando o que ocorre no campo. Observou-se variabilidade das variáveis físico-químicas, sendo a demanda bioquímica de oxigênio e fósforo as mais relevantes entre as amostras estudadas. Já o estudo da degradação natural revelou baixa eficiência desse tratamento para esse tipo de efluente, sendo necessário estudos de outros tratamentos.
id EMBR_57a709a3246f02e6c4a162aef2973497
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1140544
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.Degradabilidade naturalFarinha de mandiocaManipueiraMandiocaResíduo OrgânicoMatéria OrgânicaBioenergiaResíduo AgrícolaCassavaWastewater treatmentBiodegradabilityAgricultural wastesA produção de farinha de mandioca gera, como efluente, a manipueira. Esta apresenta elevada concentração de matéria orgânica e nutrientes, aspectos que lhe conferem potencial como fonte de bioenergia ou fertilizante. Porém, para seu uso é necessário caracterizar o efluente, por meio de análises físicas, químicas e microbiológicas, para avaliar este potencial, de modo a dimensionar os sistemas, garantindo assim a viabilidade e segurança na sua aplicação. Por conta disso, o objetivo desse estudo foi caracterizar manipueiras oriundas de diferentes casas de farinha e avaliar a biodegradação natural desse efluente, visto que é o tipo de tratamento adotado pela maioria dos produtores. Foram coletadas 17 amostras de manipueira de casas de farinha dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. As análises realizadas foram DBO5, DQO, pH, cianeto, macro e micronutrientes e bactérias heterotróficas. Foi realizado um experimento de degradação natural, que consistiu na digestão da manipueira em três reatores sem refrigeração, em repouso, ao abrigo da luz solar, simulando o que ocorre no campo. Observou-se variabilidade das variáveis físico-químicas, sendo a demanda bioquímica de oxigênio e fósforo as mais relevantes entre as amostras estudadas. Já o estudo da degradação natural revelou baixa eficiência desse tratamento para esse tipo de efluente, sendo necessário estudos de outros tratamentos.MIRIAM CLEIDE CAVALCANTE AMORIM, UNIVASF; MAURICIO ALVES MOTTA SOBRINHO, Universidade Federal de Pernambuco; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; PATRICIA DA SILVA BARBOSA, UNIVASF; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.AMORIM, M. C. C.MOTTA SOBRINHO, M. A.SILVA, A. F.BARBOSA, P. da S.SILVA, P. T. de S. e2022-03-04T02:05:17Z2022-03-04T02:05:17Z2022-03-032021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista GEAMA, Scientific Journal of Environmental Sciences and Biotechnology, v, 7, n.2, p. 4-12, ago. 2021.2447-0740http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-03-04T02:05:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1140544Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-03-04T02:05:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-03-04T02:05:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.
title Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.
spellingShingle Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.
AMORIM, M. C. C.
Degradabilidade natural
Farinha de mandioca
Manipueira
Mandioca
Resíduo Orgânico
Matéria Orgânica
Bioenergia
Resíduo Agrícola
Cassava
Wastewater treatment
Biodegradability
Agricultural wastes
title_short Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.
title_full Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.
title_fullStr Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.
title_full_unstemmed Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.
title_sort Caracterização e potencial de degradabilidade natural da manipueira.
author AMORIM, M. C. C.
author_facet AMORIM, M. C. C.
MOTTA SOBRINHO, M. A.
SILVA, A. F.
BARBOSA, P. da S.
SILVA, P. T. de S. e
author_role author
author2 MOTTA SOBRINHO, M. A.
SILVA, A. F.
BARBOSA, P. da S.
SILVA, P. T. de S. e
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIRIAM CLEIDE CAVALCANTE AMORIM, UNIVASF; MAURICIO ALVES MOTTA SOBRINHO, Universidade Federal de Pernambuco; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; PATRICIA DA SILVA BARBOSA, UNIVASF; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv AMORIM, M. C. C.
MOTTA SOBRINHO, M. A.
SILVA, A. F.
BARBOSA, P. da S.
SILVA, P. T. de S. e
dc.subject.por.fl_str_mv Degradabilidade natural
Farinha de mandioca
Manipueira
Mandioca
Resíduo Orgânico
Matéria Orgânica
Bioenergia
Resíduo Agrícola
Cassava
Wastewater treatment
Biodegradability
Agricultural wastes
topic Degradabilidade natural
Farinha de mandioca
Manipueira
Mandioca
Resíduo Orgânico
Matéria Orgânica
Bioenergia
Resíduo Agrícola
Cassava
Wastewater treatment
Biodegradability
Agricultural wastes
description A produção de farinha de mandioca gera, como efluente, a manipueira. Esta apresenta elevada concentração de matéria orgânica e nutrientes, aspectos que lhe conferem potencial como fonte de bioenergia ou fertilizante. Porém, para seu uso é necessário caracterizar o efluente, por meio de análises físicas, químicas e microbiológicas, para avaliar este potencial, de modo a dimensionar os sistemas, garantindo assim a viabilidade e segurança na sua aplicação. Por conta disso, o objetivo desse estudo foi caracterizar manipueiras oriundas de diferentes casas de farinha e avaliar a biodegradação natural desse efluente, visto que é o tipo de tratamento adotado pela maioria dos produtores. Foram coletadas 17 amostras de manipueira de casas de farinha dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. As análises realizadas foram DBO5, DQO, pH, cianeto, macro e micronutrientes e bactérias heterotróficas. Foi realizado um experimento de degradação natural, que consistiu na digestão da manipueira em três reatores sem refrigeração, em repouso, ao abrigo da luz solar, simulando o que ocorre no campo. Observou-se variabilidade das variáveis físico-químicas, sendo a demanda bioquímica de oxigênio e fósforo as mais relevantes entre as amostras estudadas. Já o estudo da degradação natural revelou baixa eficiência desse tratamento para esse tipo de efluente, sendo necessário estudos de outros tratamentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-04T02:05:17Z
2022-03-04T02:05:17Z
2022-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista GEAMA, Scientific Journal of Environmental Sciences and Biotechnology, v, 7, n.2, p. 4-12, ago. 2021.
2447-0740
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140544
identifier_str_mv Revista GEAMA, Scientific Journal of Environmental Sciences and Biotechnology, v, 7, n.2, p. 4-12, ago. 2021.
2447-0740
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503519124848640