Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, H. L.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CANDEIAS, A. L. B., ACCIOLY, L. J. de O., SOBRAL, M. do C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/661440
Resumo: A interação de ações sustentáveis que integram programas sociais, ambientais e econômicos e procuram quantificar e qualificar o grau de degradação tem importância vital em áreas de risco à desertificação. Este trabalho mostra a aplicação de parâmetros biofísicos e Potencial Natural de Erosão (PNE) na avaliação de processos de degradação e identificação de áreas em risco de desertificação. É uma aproximação empírica e pode ser usada em outras áreas com características biofísicas similares. O desenvolvimento do modelo foi baseado nos seguintes parâmetros: albedo, emissividade, temperatura da superfície, índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI), fluxo de calor no solo e potencial natural de erosão (erodibilidade do solo, erosividade da chuva e fator topográfico). Sua implementação foi feita por meio da Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico (LEGAL), disponível no SPRING ? Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas. Imagens multitemporais do sensor TM da época seca do satélite Landsat foram usadas para aplicar o modelo e mapear a evolução da degradação na área de estudo (Bacia hidrográfica do Rio Brígida). Os resultados mostraram um aumento no grau de degradação (remoção da cobertura vegetal nativa, seguida de erosão), revelando o potencial do modelo em acessar riscos à desertificação.
id EMBR_57c7d34a1e808d673ce310645ed0e000
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/661440
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.Modelagem ambientalDegradação da caatingaIndices de vegetaçãoSensoriamento RemotoA interação de ações sustentáveis que integram programas sociais, ambientais e econômicos e procuram quantificar e qualificar o grau de degradação tem importância vital em áreas de risco à desertificação. Este trabalho mostra a aplicação de parâmetros biofísicos e Potencial Natural de Erosão (PNE) na avaliação de processos de degradação e identificação de áreas em risco de desertificação. É uma aproximação empírica e pode ser usada em outras áreas com características biofísicas similares. O desenvolvimento do modelo foi baseado nos seguintes parâmetros: albedo, emissividade, temperatura da superfície, índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI), fluxo de calor no solo e potencial natural de erosão (erodibilidade do solo, erosividade da chuva e fator topográfico). Sua implementação foi feita por meio da Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico (LEGAL), disponível no SPRING ? Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas. Imagens multitemporais do sensor TM da época seca do satélite Landsat foram usadas para aplicar o modelo e mapear a evolução da degradação na área de estudo (Bacia hidrográfica do Rio Brígida). Os resultados mostraram um aumento no grau de degradação (remoção da cobertura vegetal nativa, seguida de erosão), revelando o potencial do modelo em acessar riscos à desertificação.HELIO LEANDRO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; ANA LUCIA BEZERRA CANDEIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; MARIA DO CARMO SOBRAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.LOPES, H. L.CANDEIAS, A. L. B.ACCIOLY, L. J. de O.SOBRAL, M. do C.2021-09-15T02:17:58Z2021-09-15T02:17:58Z2010-03-162009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Ciências Geodésicas, v. 15, n. 4, p. 652-668, out./dez. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/661440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-09-15T02:18:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/661440Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-09-15T02:18:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-09-15T02:18:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
title Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
spellingShingle Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
LOPES, H. L.
Modelagem ambiental
Degradação da caatinga
Indices de vegetação
Sensoriamento Remoto
title_short Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
title_full Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
title_fullStr Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
title_full_unstemmed Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
title_sort Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
author LOPES, H. L.
author_facet LOPES, H. L.
CANDEIAS, A. L. B.
ACCIOLY, L. J. de O.
SOBRAL, M. do C.
author_role author
author2 CANDEIAS, A. L. B.
ACCIOLY, L. J. de O.
SOBRAL, M. do C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv HELIO LEANDRO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; ANA LUCIA BEZERRA CANDEIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; MARIA DO CARMO SOBRAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, H. L.
CANDEIAS, A. L. B.
ACCIOLY, L. J. de O.
SOBRAL, M. do C.
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem ambiental
Degradação da caatinga
Indices de vegetação
Sensoriamento Remoto
topic Modelagem ambiental
Degradação da caatinga
Indices de vegetação
Sensoriamento Remoto
description A interação de ações sustentáveis que integram programas sociais, ambientais e econômicos e procuram quantificar e qualificar o grau de degradação tem importância vital em áreas de risco à desertificação. Este trabalho mostra a aplicação de parâmetros biofísicos e Potencial Natural de Erosão (PNE) na avaliação de processos de degradação e identificação de áreas em risco de desertificação. É uma aproximação empírica e pode ser usada em outras áreas com características biofísicas similares. O desenvolvimento do modelo foi baseado nos seguintes parâmetros: albedo, emissividade, temperatura da superfície, índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI), fluxo de calor no solo e potencial natural de erosão (erodibilidade do solo, erosividade da chuva e fator topográfico). Sua implementação foi feita por meio da Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico (LEGAL), disponível no SPRING ? Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas. Imagens multitemporais do sensor TM da época seca do satélite Landsat foram usadas para aplicar o modelo e mapear a evolução da degradação na área de estudo (Bacia hidrográfica do Rio Brígida). Os resultados mostraram um aumento no grau de degradação (remoção da cobertura vegetal nativa, seguida de erosão), revelando o potencial do modelo em acessar riscos à desertificação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-03-16
2021-09-15T02:17:58Z
2021-09-15T02:17:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas, v. 15, n. 4, p. 652-668, out./dez. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/661440
identifier_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas, v. 15, n. 4, p. 652-668, out./dez. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/661440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503509333245952