Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ORELLANA, B. B. M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: VALE, A. T. do, GONÇALVEZ, J. G., GUEDES, M. C., ORELLANA, J. B. P., LIMA, C. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104773
https://doi.org/10.31413/nativa.v6i0.5130
Resumo: Este artigo visa analisar a produtividade energética de dois plantios experimentais de Tachigali vulgaris no Amapá, em ecossistemas e idades distintos, a partir da diferença de classes diamétricas. Foram coletadas 21 árvores (por plantio) distribuídas em 7 classes de diâmetro. Coletaram-se amostras de seções transversais do tronco para analisar a umidade máxima e densidade básica em diferentes posições axiais (base, meio e topo). O poder calorífico superior, densidade energética, materiais voláteis, teor de cinzas e biomassa seca foram analisados por classe diamétrica. Os dados foram avaliados por meio de análise de variância, teste de médias e relações lineares. A média da densidade básica nos plantios foi 581 kg/m³ (cerrado) e 562 kg/m³ (terra-firme). Houve efeito significativo na posição axial apenas no plantio de terra-firme. Somente neste ambiente não houve diferença significativa em materiais voláteis e PCS. No cerrado, a produtividade energética foi superior à terra-firme em todas as classes, devido à diferença de idade e ausência de competição. Em ambos os plantios a produtividade energética foi maior no diâmetro de 22 a 25 cm (classe 4), indicando ser esta a classe diamétrica ideal para colheita da madeira quando o objetivo for o manejo para bioenergia.
id EMBR_57e6c687b334629b443257a2687f5f66
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104773
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.MadeiraBiomassaRecurso EnergéticoProdução FlorestalEste artigo visa analisar a produtividade energética de dois plantios experimentais de Tachigali vulgaris no Amapá, em ecossistemas e idades distintos, a partir da diferença de classes diamétricas. Foram coletadas 21 árvores (por plantio) distribuídas em 7 classes de diâmetro. Coletaram-se amostras de seções transversais do tronco para analisar a umidade máxima e densidade básica em diferentes posições axiais (base, meio e topo). O poder calorífico superior, densidade energética, materiais voláteis, teor de cinzas e biomassa seca foram analisados por classe diamétrica. Os dados foram avaliados por meio de análise de variância, teste de médias e relações lineares. A média da densidade básica nos plantios foi 581 kg/m³ (cerrado) e 562 kg/m³ (terra-firme). Houve efeito significativo na posição axial apenas no plantio de terra-firme. Somente neste ambiente não houve diferença significativa em materiais voláteis e PCS. No cerrado, a produtividade energética foi superior à terra-firme em todas as classes, devido à diferença de idade e ausência de competição. Em ambos os plantios a produtividade energética foi maior no diâmetro de 22 a 25 cm (classe 4), indicando ser esta a classe diamétrica ideal para colheita da madeira quando o objetivo for o manejo para bioenergia.BRUNA BÁRBARA MACIEL ORELLANA, UnBAILTON TEIXEIRA DO VALE, UnBJOAQUIM GONÇALVEZ, UnBMARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-APJORGE BRENO PALHETA ORELLANA, UnBCLARISSA MELO LIMA, UnB.ORELLANA, B. B. M.VALE, A. T. doGONÇALVEZ, J. G.GUEDES, M. C.ORELLANA, J. B. P.LIMA, C. M.2019-01-25T23:53:43Z2019-01-25T23:53:43Z2019-01-2420182019-08-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNativa, v. 6, p. 773-781, dez. 2018. Número especial.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104773https://doi.org/10.31413/nativa.v6i0.5130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-01-25T23:53:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104773Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-01-25T23:53:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-01-25T23:53:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.
title Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.
spellingShingle Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.
ORELLANA, B. B. M.
Madeira
Biomassa
Recurso Energético
Produção Florestal
title_short Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.
title_full Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.
title_fullStr Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.
title_full_unstemmed Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.
title_sort Produtividade energética da madeira de Tachigali vulgaris por classe diamétrica em plantios experimentais na Amazônia.
author ORELLANA, B. B. M.
author_facet ORELLANA, B. B. M.
VALE, A. T. do
GONÇALVEZ, J. G.
GUEDES, M. C.
ORELLANA, J. B. P.
LIMA, C. M.
author_role author
author2 VALE, A. T. do
GONÇALVEZ, J. G.
GUEDES, M. C.
ORELLANA, J. B. P.
LIMA, C. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRUNA BÁRBARA MACIEL ORELLANA, UnB
AILTON TEIXEIRA DO VALE, UnB
JOAQUIM GONÇALVEZ, UnB
MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP
JORGE BRENO PALHETA ORELLANA, UnB
CLARISSA MELO LIMA, UnB.
dc.contributor.author.fl_str_mv ORELLANA, B. B. M.
VALE, A. T. do
GONÇALVEZ, J. G.
GUEDES, M. C.
ORELLANA, J. B. P.
LIMA, C. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Madeira
Biomassa
Recurso Energético
Produção Florestal
topic Madeira
Biomassa
Recurso Energético
Produção Florestal
description Este artigo visa analisar a produtividade energética de dois plantios experimentais de Tachigali vulgaris no Amapá, em ecossistemas e idades distintos, a partir da diferença de classes diamétricas. Foram coletadas 21 árvores (por plantio) distribuídas em 7 classes de diâmetro. Coletaram-se amostras de seções transversais do tronco para analisar a umidade máxima e densidade básica em diferentes posições axiais (base, meio e topo). O poder calorífico superior, densidade energética, materiais voláteis, teor de cinzas e biomassa seca foram analisados por classe diamétrica. Os dados foram avaliados por meio de análise de variância, teste de médias e relações lineares. A média da densidade básica nos plantios foi 581 kg/m³ (cerrado) e 562 kg/m³ (terra-firme). Houve efeito significativo na posição axial apenas no plantio de terra-firme. Somente neste ambiente não houve diferença significativa em materiais voláteis e PCS. No cerrado, a produtividade energética foi superior à terra-firme em todas as classes, devido à diferença de idade e ausência de competição. Em ambos os plantios a produtividade energética foi maior no diâmetro de 22 a 25 cm (classe 4), indicando ser esta a classe diamétrica ideal para colheita da madeira quando o objetivo for o manejo para bioenergia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-25T23:53:43Z
2019-01-25T23:53:43Z
2019-01-24
2019-08-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nativa, v. 6, p. 773-781, dez. 2018. Número especial.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104773
https://doi.org/10.31413/nativa.v6i0.5130
identifier_str_mv Nativa, v. 6, p. 773-781, dez. 2018. Número especial.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104773
https://doi.org/10.31413/nativa.v6i0.5130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503469938245632