Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, C. A. de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GUIMARÃES, M. de C. M., NOGUEIRA, W. de O., SANTOS, M. R. A. dos
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041083
Resumo: O gênero Capsicum pertence à família Solanaceae, é encontrado em ambos os hemisférios, tendo o Brasil ampla diversidade de espécies. Essas plantas são ricas em metabólicos secundários bioativos, incluindo alcalóides, flavonóides, cumarinas, saponinas e óleos essenciais, os quais possuem importância medicinal e econômica. Métodos de cultivo in vitro têm sido utilizados com sucesso para a obtenção de metabólitos secundários de plantas em larga escala, incluindo diversas espécies de Capsicum. O objetivo deste trabalho foi estabelecer um protocolo para a formação de calos in vitro a partir de explantes foliares, segmentos internodais e nodais da cultivar C. annuum var. annuum cv. Iberaba Jalapeño, visando ao posterior determinação de sua curva de crescimento, e estabelecimento de suspensões celulares e produção de princípios ativos de interesse agronômico e pecuário. Explantes foliares de C. annuum foram inoculados em meio Murashige & Skoog suplementado com diferentes concentrações dos reguladores de crescimento BAP e 2,4-D. Foram avaliadas as variáveis de indução de calos (IC) e a área coberta por células de calos (ACCC) do explante. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, pelo teste F a 5% de probabilidade e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott (P < 0,05). Houve formação de calos friáveis e esbranquiçados. O tratamento que resultou em maior porcentagem de IC e ACCC para explante foliar e internodal foi: 0,5 mg L?1 de BAP + 4,0 mg L?1 de 2,4-D; e para o segmento nodal foi o tratamento 0,5 mg L?1 de BAP + 2,0 mg L?1 de 2,4-D.
id EMBR_58b8cc648648ea02da4f186d67af2e32
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1041083
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.Suspensão CelularMetabolitos SecundáriosCalogêneseO gênero Capsicum pertence à família Solanaceae, é encontrado em ambos os hemisférios, tendo o Brasil ampla diversidade de espécies. Essas plantas são ricas em metabólicos secundários bioativos, incluindo alcalóides, flavonóides, cumarinas, saponinas e óleos essenciais, os quais possuem importância medicinal e econômica. Métodos de cultivo in vitro têm sido utilizados com sucesso para a obtenção de metabólitos secundários de plantas em larga escala, incluindo diversas espécies de Capsicum. O objetivo deste trabalho foi estabelecer um protocolo para a formação de calos in vitro a partir de explantes foliares, segmentos internodais e nodais da cultivar C. annuum var. annuum cv. Iberaba Jalapeño, visando ao posterior determinação de sua curva de crescimento, e estabelecimento de suspensões celulares e produção de princípios ativos de interesse agronômico e pecuário. Explantes foliares de C. annuum foram inoculados em meio Murashige & Skoog suplementado com diferentes concentrações dos reguladores de crescimento BAP e 2,4-D. Foram avaliadas as variáveis de indução de calos (IC) e a área coberta por células de calos (ACCC) do explante. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, pelo teste F a 5% de probabilidade e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott (P < 0,05). Houve formação de calos friáveis e esbranquiçados. O tratamento que resultou em maior porcentagem de IC e ACCC para explante foliar e internodal foi: 0,5 mg L?1 de BAP + 4,0 mg L?1 de 2,4-D; e para o segmento nodal foi o tratamento 0,5 mg L?1 de BAP + 2,0 mg L?1 de 2,4-D.Carolina Augusto de Souza, UNIR; Milene de Castro Melo Guimarães, UNIR; Wanessa de Oliveira Nogueira, UNIR; MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO.SOUZA, C. A. deGUIMARÃES, M. de C. M.NOGUEIRA, W. de O.SANTOS, M. R. A. dos2016-03-15T11:11:11Z2016-03-15T11:11:11Z2016-03-1520152016-03-15T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: JORNADA CIENTÍFICA CEDSA, 10., 2015, Porto Velho. [Anais...]. Porto Velho: Unir, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:22:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1041083Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:22:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.
title Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.
spellingShingle Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.
SOUZA, C. A. de
Suspensão Celular
Metabolitos Secundários
Calogênese
title_short Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.
title_full Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.
title_fullStr Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.
title_full_unstemmed Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.
title_sort Avaliação da indução de calos de Capsicum annuum visando ao estabelecimento de suspensões celulares.
author SOUZA, C. A. de
author_facet SOUZA, C. A. de
GUIMARÃES, M. de C. M.
NOGUEIRA, W. de O.
SANTOS, M. R. A. dos
author_role author
author2 GUIMARÃES, M. de C. M.
NOGUEIRA, W. de O.
SANTOS, M. R. A. dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carolina Augusto de Souza, UNIR; Milene de Castro Melo Guimarães, UNIR; Wanessa de Oliveira Nogueira, UNIR; MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, C. A. de
GUIMARÃES, M. de C. M.
NOGUEIRA, W. de O.
SANTOS, M. R. A. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Suspensão Celular
Metabolitos Secundários
Calogênese
topic Suspensão Celular
Metabolitos Secundários
Calogênese
description O gênero Capsicum pertence à família Solanaceae, é encontrado em ambos os hemisférios, tendo o Brasil ampla diversidade de espécies. Essas plantas são ricas em metabólicos secundários bioativos, incluindo alcalóides, flavonóides, cumarinas, saponinas e óleos essenciais, os quais possuem importância medicinal e econômica. Métodos de cultivo in vitro têm sido utilizados com sucesso para a obtenção de metabólitos secundários de plantas em larga escala, incluindo diversas espécies de Capsicum. O objetivo deste trabalho foi estabelecer um protocolo para a formação de calos in vitro a partir de explantes foliares, segmentos internodais e nodais da cultivar C. annuum var. annuum cv. Iberaba Jalapeño, visando ao posterior determinação de sua curva de crescimento, e estabelecimento de suspensões celulares e produção de princípios ativos de interesse agronômico e pecuário. Explantes foliares de C. annuum foram inoculados em meio Murashige & Skoog suplementado com diferentes concentrações dos reguladores de crescimento BAP e 2,4-D. Foram avaliadas as variáveis de indução de calos (IC) e a área coberta por células de calos (ACCC) do explante. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, pelo teste F a 5% de probabilidade e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott (P < 0,05). Houve formação de calos friáveis e esbranquiçados. O tratamento que resultou em maior porcentagem de IC e ACCC para explante foliar e internodal foi: 0,5 mg L?1 de BAP + 4,0 mg L?1 de 2,4-D; e para o segmento nodal foi o tratamento 0,5 mg L?1 de BAP + 2,0 mg L?1 de 2,4-D.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-15T11:11:11Z
2016-03-15T11:11:11Z
2016-03-15
2016-03-15T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA CIENTÍFICA CEDSA, 10., 2015, Porto Velho. [Anais...]. Porto Velho: Unir, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041083
identifier_str_mv In: JORNADA CIENTÍFICA CEDSA, 10., 2015, Porto Velho. [Anais...]. Porto Velho: Unir, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721191657340928