Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEMATTÊ, J. A. M.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: TERRA, F. DA S., QUARTAROLI, C. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951395
Resumo: O sensoriamento remoto representa um importante potencial na avaliação do ambiente, contudo, ainda existe a necessidade de entender melhor as relações entre atributos do solo e dados espectrais. O objetivo do trabalho foi analisar descritivamente o comportamento espectral de alguns perfis de solos da região de Piracicaba, Estado de São Paulo, utilizando o espectrorradiômetro de laboratório (400 a 2500 nm). Procurou-se ainda, avaliar as relações entre energia eletromagnética refletida com atributos químicos, físicos e mineralógicos dos solos, verificando as variações espectrais das amostras ao longo dos perfis e suas relações com classificação e discriminação dos solos. Observou-se que solos mais arenosos refletiram mais, com curvas espectrais de aspecto ascendente, ao contrário dos solos argilosos. A banda centrada em 1900 nm discriminou solos com mineralogia 2:1 dos de 1:1 e oxídicos. Foi possível detectar a presença de caulinita, gibbsita e dos óxidos de ferro (hematita e goethita) presentes nos solos pelos aspectos descritivos das curvas, feições de absorção e intensidade de reflectância; e que existe uma relação entre níveis de intemperismo e informações espectrais. A avaliação dos dados espectrais de amostras dos horizontes superficiais e subsuperficiais permitiu caracterizar e discernir a variabilidade analítica do perfil, auxiliando na discriminação e classificação dos solos.
id EMBR_593e3e5cb81baa6f2dfe4c648879357c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/951395
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.Reflectância do soloAtributos do soloClassificação do SoloO sensoriamento remoto representa um importante potencial na avaliação do ambiente, contudo, ainda existe a necessidade de entender melhor as relações entre atributos do solo e dados espectrais. O objetivo do trabalho foi analisar descritivamente o comportamento espectral de alguns perfis de solos da região de Piracicaba, Estado de São Paulo, utilizando o espectrorradiômetro de laboratório (400 a 2500 nm). Procurou-se ainda, avaliar as relações entre energia eletromagnética refletida com atributos químicos, físicos e mineralógicos dos solos, verificando as variações espectrais das amostras ao longo dos perfis e suas relações com classificação e discriminação dos solos. Observou-se que solos mais arenosos refletiram mais, com curvas espectrais de aspecto ascendente, ao contrário dos solos argilosos. A banda centrada em 1900 nm discriminou solos com mineralogia 2:1 dos de 1:1 e oxídicos. Foi possível detectar a presença de caulinita, gibbsita e dos óxidos de ferro (hematita e goethita) presentes nos solos pelos aspectos descritivos das curvas, feições de absorção e intensidade de reflectância; e que existe uma relação entre níveis de intemperismo e informações espectrais. A avaliação dos dados espectrais de amostras dos horizontes superficiais e subsuperficiais permitiu caracterizar e discernir a variabilidade analítica do perfil, auxiliando na discriminação e classificação dos solos.JOSÉ ALEXANDRE MELO DEMATTÊ, USP; FABRÍCIO DA SILVA TERRA, USP; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM.DEMATTÊ, J. A. M.TERRA, F. DA S.QUARTAROLI, C. F.2013-02-27T11:11:11Z2013-02-27T11:11:11Z2013-02-2720122013-02-27T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBragantia, Campinas, v. 71, n. 3, p. 413-423, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:56:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/951395Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:56:41falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:56:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.
title Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.
spellingShingle Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.
DEMATTÊ, J. A. M.
Reflectância do solo
Atributos do solo
Classificação do Solo
title_short Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.
title_full Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.
title_fullStr Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.
title_full_unstemmed Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.
title_sort Spectral behavior of some modal soil profiles from São Paulo State, Brazil.
author DEMATTÊ, J. A. M.
author_facet DEMATTÊ, J. A. M.
TERRA, F. DA S.
QUARTAROLI, C. F.
author_role author
author2 TERRA, F. DA S.
QUARTAROLI, C. F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSÉ ALEXANDRE MELO DEMATTÊ, USP; FABRÍCIO DA SILVA TERRA, USP; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv DEMATTÊ, J. A. M.
TERRA, F. DA S.
QUARTAROLI, C. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Reflectância do solo
Atributos do solo
Classificação do Solo
topic Reflectância do solo
Atributos do solo
Classificação do Solo
description O sensoriamento remoto representa um importante potencial na avaliação do ambiente, contudo, ainda existe a necessidade de entender melhor as relações entre atributos do solo e dados espectrais. O objetivo do trabalho foi analisar descritivamente o comportamento espectral de alguns perfis de solos da região de Piracicaba, Estado de São Paulo, utilizando o espectrorradiômetro de laboratório (400 a 2500 nm). Procurou-se ainda, avaliar as relações entre energia eletromagnética refletida com atributos químicos, físicos e mineralógicos dos solos, verificando as variações espectrais das amostras ao longo dos perfis e suas relações com classificação e discriminação dos solos. Observou-se que solos mais arenosos refletiram mais, com curvas espectrais de aspecto ascendente, ao contrário dos solos argilosos. A banda centrada em 1900 nm discriminou solos com mineralogia 2:1 dos de 1:1 e oxídicos. Foi possível detectar a presença de caulinita, gibbsita e dos óxidos de ferro (hematita e goethita) presentes nos solos pelos aspectos descritivos das curvas, feições de absorção e intensidade de reflectância; e que existe uma relação entre níveis de intemperismo e informações espectrais. A avaliação dos dados espectrais de amostras dos horizontes superficiais e subsuperficiais permitiu caracterizar e discernir a variabilidade analítica do perfil, auxiliando na discriminação e classificação dos solos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-27T11:11:11Z
2013-02-27T11:11:11Z
2013-02-27
2013-02-27T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bragantia, Campinas, v. 71, n. 3, p. 413-423, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951395
identifier_str_mv Bragantia, Campinas, v. 71, n. 3, p. 413-423, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503375863152640