Microvídeos e aplicativo móvel: estratégia comunicacional de apoio à implementação de legislação ambiental e florestal.
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105000 |
Resumo: | RESUMO: Ações de popularização da ciência associadas ao uso de mídias digitais ampliam as oportunidades e os espaços para a divulgação de temas de interesse para a sociedade, imprimindo esforço adicional para maior inteligibilidade do discurso científico pelo público leigo. Na atualidade, em instituições públicas de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as ações de divulgação científica também vêm sendo apoiadas por estratégias comunicacionais na mídia digital, por meio de microvídeos e aplicativos móveis para acesso via celulares, tablets e smartphones. O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada visando à definição de estratégia comunicacional para promover a divulgação de informações e conhecimentos gerados pela Embrapa sobre soluções tecnológicas, em especial, softwares e sistemas de informação, necessárias à adequação da paisagem rural ao Código Florestal brasileiro. Após um processo de identificação e qualificação de produtos de software e sistemas de informação, cujos conteúdos contemplam a temática ambiental e florestal, e dada a inexistência na Embrapa de materiais audiovisuais e aplicativos móveis sobre tais tecnologias, decidiu-se pela produção de dezesseis microvídeos e pelo desenvolvimento de um aplicativo móvel. Com essa estratégia comunicacional, a Embrapa amplia os meios de acesso gratuito ao conhecimento gerado pela pesquisa, utilizando-se de recursos digitais disponibilizados via dispositivos móveis, acessíveis via internet. Esses recursos favorecem a aproximação da Embrapa com a sociedade, contribuindo para a popularização do conhecimento científico. |
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Microvídeos e aplicativo móvel: estratégia comunicacional de apoio à implementação de legislação ambiental e florestal.Divulgação científicaConteúdos digitaisSistemas de informação georreferenciadosAplicação móvelScientific disseminationDigital contentGeoreferenced information systemsMobile applicationTransferência de TecnologiaTechnology transferRESUMO: Ações de popularização da ciência associadas ao uso de mídias digitais ampliam as oportunidades e os espaços para a divulgação de temas de interesse para a sociedade, imprimindo esforço adicional para maior inteligibilidade do discurso científico pelo público leigo. Na atualidade, em instituições públicas de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as ações de divulgação científica também vêm sendo apoiadas por estratégias comunicacionais na mídia digital, por meio de microvídeos e aplicativos móveis para acesso via celulares, tablets e smartphones. O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada visando à definição de estratégia comunicacional para promover a divulgação de informações e conhecimentos gerados pela Embrapa sobre soluções tecnológicas, em especial, softwares e sistemas de informação, necessárias à adequação da paisagem rural ao Código Florestal brasileiro. Após um processo de identificação e qualificação de produtos de software e sistemas de informação, cujos conteúdos contemplam a temática ambiental e florestal, e dada a inexistência na Embrapa de materiais audiovisuais e aplicativos móveis sobre tais tecnologias, decidiu-se pela produção de dezesseis microvídeos e pelo desenvolvimento de um aplicativo móvel. Com essa estratégia comunicacional, a Embrapa amplia os meios de acesso gratuito ao conhecimento gerado pela pesquisa, utilizando-se de recursos digitais disponibilizados via dispositivos móveis, acessíveis via internet. Esses recursos favorecem a aproximação da Embrapa com a sociedade, contribuindo para a popularização do conhecimento científico.MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; NADIR RODRIGUES PEREIRA, CNPTIA; DANIEL RODRIGO DE F APOLINARIO, CNPTIA; MARCOS CEZAR VISOLI, CNPTIA; SILVIO ROBERTO MEDEIROS EVANGELISTA, CNPTIA.SOUZA, M. I. F.TORRES, T. Z.SILVA, J. dos S. V. daPEREIRA, N. R.APOLINÁRIO, D. R. de F.VISOLI, M. C.EVANGELISTA, S. R. M.2019-01-30T23:42:31Z2019-01-30T23:42:31Z2019-01-2920182019-02-04T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTexto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 192-212, set./dez. 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/110500010.17851/1983-3652.11.3.192-212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-01-30T23:42:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1105000Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-01-30T23:42:37falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-01-30T23:42:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
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