Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, C. R. S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LAMEIRA, O. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067190
Resumo: As espécies do gênero Psychotria são frequentemente utilizadas na região amazônica, principalmente pela população ribeirinha, como plantas aromáticas, medicinal e para utilização em consórcios para reflorestamento sob o aspecto econômico principalmente pela utilização de suas folhas. Esse gênero apresenta uma grande complexidade taxonômica, devido às semelhanças morfológicas de suas espécies. Para realização da diafanização as folhas adultas foram seccionados nas regiões basais, mediana e ápice e em seguida fixadas em solução de hidróxido de sódio (NaOH) em escala crescente. Em seguida, as folhas adultas inteiras foram montadas em resina sintética entre lâminas de vidro e o restante do material seccionado foi também montado em resina sintética, entre lâmina e lamínula. Obtive-se dados relativos referentes às amostras que o padrão de venação das folhas é do tipo broquidódromo. Os estudos expostos apontam para a espécie em estudo uma grande contribuição no que tange ao aspecto taxonômico devido haver lacunas que possam possibilitar a distinção das espécies referentes ao mesmo gênero
id EMBR_5a47816ad8148ae7caa5c51a4dd4c83d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1067190
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).IpecaMorfologiaPsychotriaAs espécies do gênero Psychotria são frequentemente utilizadas na região amazônica, principalmente pela população ribeirinha, como plantas aromáticas, medicinal e para utilização em consórcios para reflorestamento sob o aspecto econômico principalmente pela utilização de suas folhas. Esse gênero apresenta uma grande complexidade taxonômica, devido às semelhanças morfológicas de suas espécies. Para realização da diafanização as folhas adultas foram seccionados nas regiões basais, mediana e ápice e em seguida fixadas em solução de hidróxido de sódio (NaOH) em escala crescente. Em seguida, as folhas adultas inteiras foram montadas em resina sintética entre lâminas de vidro e o restante do material seccionado foi também montado em resina sintética, entre lâmina e lamínula. Obtive-se dados relativos referentes às amostras que o padrão de venação das folhas é do tipo broquidódromo. Os estudos expostos apontam para a espécie em estudo uma grande contribuição no que tange ao aspecto taxonômico devido haver lacunas que possam possibilitar a distinção das espécies referentes ao mesmo gêneroCarlos Renato Silva Andrade, UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU.ANDRADE, C. R. S.LAMEIRA, O. A.2017-03-16T11:11:11Z2017-03-16T11:11:11Z2017-03-1620172017-04-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas, v. 9, n. 1, p. 104-110, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:18:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1067190Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:18:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:18:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).
title Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).
spellingShingle Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).
ANDRADE, C. R. S.
Ipeca
Morfologia
Psychotria
title_short Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).
title_full Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).
title_fullStr Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).
title_full_unstemmed Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).
title_sort Padrão de venação de Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes (Rubiaceae).
author ANDRADE, C. R. S.
author_facet ANDRADE, C. R. S.
LAMEIRA, O. A.
author_role author
author2 LAMEIRA, O. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos Renato Silva Andrade, UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, C. R. S.
LAMEIRA, O. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ipeca
Morfologia
Psychotria
topic Ipeca
Morfologia
Psychotria
description As espécies do gênero Psychotria são frequentemente utilizadas na região amazônica, principalmente pela população ribeirinha, como plantas aromáticas, medicinal e para utilização em consórcios para reflorestamento sob o aspecto econômico principalmente pela utilização de suas folhas. Esse gênero apresenta uma grande complexidade taxonômica, devido às semelhanças morfológicas de suas espécies. Para realização da diafanização as folhas adultas foram seccionados nas regiões basais, mediana e ápice e em seguida fixadas em solução de hidróxido de sódio (NaOH) em escala crescente. Em seguida, as folhas adultas inteiras foram montadas em resina sintética entre lâminas de vidro e o restante do material seccionado foi também montado em resina sintética, entre lâmina e lamínula. Obtive-se dados relativos referentes às amostras que o padrão de venação das folhas é do tipo broquidódromo. Os estudos expostos apontam para a espécie em estudo uma grande contribuição no que tange ao aspecto taxonômico devido haver lacunas que possam possibilitar a distinção das espécies referentes ao mesmo gênero
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-16T11:11:11Z
2017-03-16T11:11:11Z
2017-03-16
2017
2017-04-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas, v. 9, n. 1, p. 104-110, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067190
identifier_str_mv Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas, v. 9, n. 1, p. 104-110, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503434019274752