Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVÊDO, D. M. M. R.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: ALVES, A. A., FEITOSA, F. S., MAGALHÃES, J. A., MALHADO, C. H. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70364
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Estação Experimental Octavio Domingues, pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no município de São João do Piauí, no Estado do Piauí, utilizando-se 32 bovinos da raça Pé-Duro. Avaliou-se a temperatura retal (TR) e a freqüência respiratória (FR), relacionando-as ao período do ano, sexo e idade dos bovinos e ao horário do dia. A TR e a FR foram utilizadas no cálculo do coeficiente de tolerância ao calor (CTC) e do coeficiente de adaptabilidade (CA). A temperatura e a umidade relativa do ar foram utilizadas para determinação do índice de temperatura e umidade (ITU). O ITU médio, pela manhã e à tarde foi, respectivamente, no período chuvoso, 76,9 e 78,2 e, no período seco, 77,5 e 80,9, considerados estressantes. O CTC e o CA sugerem estresse térmico. Os resultados para TR e FR mantiveram-se dentro dos valores normais para a espécie bovina, independente do período, sexo, idade e horário, o que indica adaptação da raça Pé-duro às condições experimentais. A disparidade entre os resultados dos parâmetros fisiológicos, CTC e CA e o ITU sugere a necessidade de mais pesquisas para determinação dos valores críticos desses índices para a raça Pé-Duro sob condições do semi-árido.
id EMBR_5b7821ea19e644edfbdc1a94193df679
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/70364
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.Estresse térmicoBovinoTermorregulaçãoEsta pesquisa foi realizada na Estação Experimental Octavio Domingues, pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no município de São João do Piauí, no Estado do Piauí, utilizando-se 32 bovinos da raça Pé-Duro. Avaliou-se a temperatura retal (TR) e a freqüência respiratória (FR), relacionando-as ao período do ano, sexo e idade dos bovinos e ao horário do dia. A TR e a FR foram utilizadas no cálculo do coeficiente de tolerância ao calor (CTC) e do coeficiente de adaptabilidade (CA). A temperatura e a umidade relativa do ar foram utilizadas para determinação do índice de temperatura e umidade (ITU). O ITU médio, pela manhã e à tarde foi, respectivamente, no período chuvoso, 76,9 e 78,2 e, no período seco, 77,5 e 80,9, considerados estressantes. O CTC e o CA sugerem estresse térmico. Os resultados para TR e FR mantiveram-se dentro dos valores normais para a espécie bovina, independente do período, sexo, idade e horário, o que indica adaptação da raça Pé-duro às condições experimentais. A disparidade entre os resultados dos parâmetros fisiológicos, CTC e CA e o ITU sugere a necessidade de mais pesquisas para determinação dos valores críticos desses índices para a raça Pé-Duro sob condições do semi-árido.Danielle Maria Machado Ribeiro Azevêdo, Embrapa Meio-Norte; Arnaud Azevêdo Alves, UFPI; Ferdinand Soares Feitosa, Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Piauí; João Avelar Magalhães, Embrapa Meio-Norte; Carlos Henrique Mendes Malhado, Universidade Estadual Sudoeste da Bahia.AZEVÊDO, D. M. M. R.ALVES, A. A.FEITOSA, F. S.MAGALHÃES, J. A.MALHADO, C. H. M.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-12-1020082012-05-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleArchivos de Zootecnia, v. 57, n. 220, p. 513-523, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:46:59Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/70364Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:46:59falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:46:59Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.
title Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.
spellingShingle Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.
AZEVÊDO, D. M. M. R.
Estresse térmico
Bovino
Termorregulação
title_short Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.
title_full Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.
title_fullStr Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.
title_full_unstemmed Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.
title_sort Adaptabilidade de bovinos da Raça Pé-duro às condições climáticas do Semi-Árido do Estado do Piauí.
author AZEVÊDO, D. M. M. R.
author_facet AZEVÊDO, D. M. M. R.
ALVES, A. A.
FEITOSA, F. S.
MAGALHÃES, J. A.
MALHADO, C. H. M.
author_role author
author2 ALVES, A. A.
FEITOSA, F. S.
MAGALHÃES, J. A.
MALHADO, C. H. M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Danielle Maria Machado Ribeiro Azevêdo, Embrapa Meio-Norte; Arnaud Azevêdo Alves, UFPI; Ferdinand Soares Feitosa, Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Piauí; João Avelar Magalhães, Embrapa Meio-Norte; Carlos Henrique Mendes Malhado, Universidade Estadual Sudoeste da Bahia.
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVÊDO, D. M. M. R.
ALVES, A. A.
FEITOSA, F. S.
MAGALHÃES, J. A.
MALHADO, C. H. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse térmico
Bovino
Termorregulação
topic Estresse térmico
Bovino
Termorregulação
description Esta pesquisa foi realizada na Estação Experimental Octavio Domingues, pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no município de São João do Piauí, no Estado do Piauí, utilizando-se 32 bovinos da raça Pé-Duro. Avaliou-se a temperatura retal (TR) e a freqüência respiratória (FR), relacionando-as ao período do ano, sexo e idade dos bovinos e ao horário do dia. A TR e a FR foram utilizadas no cálculo do coeficiente de tolerância ao calor (CTC) e do coeficiente de adaptabilidade (CA). A temperatura e a umidade relativa do ar foram utilizadas para determinação do índice de temperatura e umidade (ITU). O ITU médio, pela manhã e à tarde foi, respectivamente, no período chuvoso, 76,9 e 78,2 e, no período seco, 77,5 e 80,9, considerados estressantes. O CTC e o CA sugerem estresse térmico. Os resultados para TR e FR mantiveram-se dentro dos valores normais para a espécie bovina, independente do período, sexo, idade e horário, o que indica adaptação da raça Pé-duro às condições experimentais. A disparidade entre os resultados dos parâmetros fisiológicos, CTC e CA e o ITU sugere a necessidade de mais pesquisas para determinação dos valores críticos desses índices para a raça Pé-Duro sob condições do semi-árido.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-10
2008
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2012-05-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Archivos de Zootecnia, v. 57, n. 220, p. 513-523, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70364
identifier_str_mv Archivos de Zootecnia, v. 57, n. 220, p. 513-523, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503363477372928