Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARMONA, R.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de, FERREIRA, D. F. N., COSTA, T. E. da, CARVALHO JÚNIOR, L. C., GONCALVES, H. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1144024
Resumo: RESUMO: A propagação seminal de pequizeiro acarreta grande variabilidade na taxa de germinação e no genótipo das mudas produzidas, mostrando a necessidade do desenvolvimento de técnicas para a propagação vegetativa dessa espécie, como a alporquia. Os objetivos deste estudo foram avaliar a eficácia da alporquia, bem como o efeito do diâmetro do caule e da planta-mãe na sobrevivência, no calejamento e no enraizamento de alporques de pequizeiro. O processo de alporquia foi realizado em meados de dezembro de 2019, nos seguintes diâmetros de caule: inferior a 15 mm; 15-19 mm; 20-24 mm; 25-29 mm e superior a 29 mm. Os tratamentos foram testados em quatro repetições de 10 alporques. Após três meses, avaliaram-se as porcentagens de sobrevivência, de calejamento e de enraizamento, além do vigor de enraizamento. As porcentagens de sobrevivência e de calejamento nos alporques, independentemente da planta matriz, foram superiores a 85%, mostrando o grande potencial dessa técnica na reprodução de pequizeiro. A taxa de diferenciação de calos em raízes variou entre as matrizes. Considerando os parâmetros avaliados, diâmetros de caule de 20 a 24 mm são os mais adequados para a alporquia em pequizeiro. Esses resultados indicam o potencial da técnica de alporquia para a produção comercial de mudas de pequizeiro.
id EMBR_5b7e98cc113631526c44c1d4be8d74b2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1144024
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.CalejamentoPequiEnraizamentoPropagação VegetativaDiâmetroCauleRamoRESUMO: A propagação seminal de pequizeiro acarreta grande variabilidade na taxa de germinação e no genótipo das mudas produzidas, mostrando a necessidade do desenvolvimento de técnicas para a propagação vegetativa dessa espécie, como a alporquia. Os objetivos deste estudo foram avaliar a eficácia da alporquia, bem como o efeito do diâmetro do caule e da planta-mãe na sobrevivência, no calejamento e no enraizamento de alporques de pequizeiro. O processo de alporquia foi realizado em meados de dezembro de 2019, nos seguintes diâmetros de caule: inferior a 15 mm; 15-19 mm; 20-24 mm; 25-29 mm e superior a 29 mm. Os tratamentos foram testados em quatro repetições de 10 alporques. Após três meses, avaliaram-se as porcentagens de sobrevivência, de calejamento e de enraizamento, além do vigor de enraizamento. As porcentagens de sobrevivência e de calejamento nos alporques, independentemente da planta matriz, foram superiores a 85%, mostrando o grande potencial dessa técnica na reprodução de pequizeiro. A taxa de diferenciação de calos em raízes variou entre as matrizes. Considerando os parâmetros avaliados, diâmetros de caule de 20 a 24 mm são os mais adequados para a alporquia em pequizeiro. Esses resultados indicam o potencial da técnica de alporquia para a produção comercial de mudas de pequizeiro.RICARDO CARMONA; ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR; DANIEL FRANKLIN NUNES FERREIRA; THIAGO ESTÁCIO DA COSTA; LUÍS CARLOS CARVALHO JÚNIOR; HELENICE MOURA GONCALVES, CPAC.CARMONA, R.OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. deFERREIRA, D. F. N.COSTA, T. E. daCARVALHO JÚNIOR, L. C.GONCALVES, H. M.2022-06-13T20:19:31Z2022-06-13T20:19:31Z2022-06-132022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7 p.Ciência Rural, v. 52, n. 9, e20201040, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1144024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-06-13T20:19:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1144024Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-06-13T20:19:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-06-13T20:19:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.
title Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.
spellingShingle Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.
CARMONA, R.
Calejamento
Pequi
Enraizamento
Propagação Vegetativa
Diâmetro
Caule
Ramo
title_short Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.
title_full Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.
title_fullStr Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.
title_full_unstemmed Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.
title_sort Air layering in Caryocar brasiliense: effect of stem diameter.
author CARMONA, R.
author_facet CARMONA, R.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de
FERREIRA, D. F. N.
COSTA, T. E. da
CARVALHO JÚNIOR, L. C.
GONCALVES, H. M.
author_role author
author2 OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de
FERREIRA, D. F. N.
COSTA, T. E. da
CARVALHO JÚNIOR, L. C.
GONCALVES, H. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RICARDO CARMONA; ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR; DANIEL FRANKLIN NUNES FERREIRA; THIAGO ESTÁCIO DA COSTA; LUÍS CARLOS CARVALHO JÚNIOR; HELENICE MOURA GONCALVES, CPAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARMONA, R.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de
FERREIRA, D. F. N.
COSTA, T. E. da
CARVALHO JÚNIOR, L. C.
GONCALVES, H. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Calejamento
Pequi
Enraizamento
Propagação Vegetativa
Diâmetro
Caule
Ramo
topic Calejamento
Pequi
Enraizamento
Propagação Vegetativa
Diâmetro
Caule
Ramo
description RESUMO: A propagação seminal de pequizeiro acarreta grande variabilidade na taxa de germinação e no genótipo das mudas produzidas, mostrando a necessidade do desenvolvimento de técnicas para a propagação vegetativa dessa espécie, como a alporquia. Os objetivos deste estudo foram avaliar a eficácia da alporquia, bem como o efeito do diâmetro do caule e da planta-mãe na sobrevivência, no calejamento e no enraizamento de alporques de pequizeiro. O processo de alporquia foi realizado em meados de dezembro de 2019, nos seguintes diâmetros de caule: inferior a 15 mm; 15-19 mm; 20-24 mm; 25-29 mm e superior a 29 mm. Os tratamentos foram testados em quatro repetições de 10 alporques. Após três meses, avaliaram-se as porcentagens de sobrevivência, de calejamento e de enraizamento, além do vigor de enraizamento. As porcentagens de sobrevivência e de calejamento nos alporques, independentemente da planta matriz, foram superiores a 85%, mostrando o grande potencial dessa técnica na reprodução de pequizeiro. A taxa de diferenciação de calos em raízes variou entre as matrizes. Considerando os parâmetros avaliados, diâmetros de caule de 20 a 24 mm são os mais adequados para a alporquia em pequizeiro. Esses resultados indicam o potencial da técnica de alporquia para a produção comercial de mudas de pequizeiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-13T20:19:31Z
2022-06-13T20:19:31Z
2022-06-13
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Rural, v. 52, n. 9, e20201040, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1144024
identifier_str_mv Ciência Rural, v. 52, n. 9, e20201040, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1144024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 7 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503524483072000