Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952330 |
Resumo: | Este estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição de uma multinacional estrangeira localizada em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a multinacional adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido. |
id |
EMBR_5c59140911b4c4d3d0d0992dc7887c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/952330 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.AviculturaEste estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição de uma multinacional estrangeira localizada em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a multinacional adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido.Karim Marini Thomé, UNB.AZEVEDO, D. B.RENGEL, L. A.MALAFAIA, G. C.THOMÉ, K. M.2013-03-06T11:11:11Z2013-03-06T11:11:11Z2013-03-0620122013-03-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 479-492, set./dez. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:34:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/952330Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:34:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:34:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. |
title |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. |
spellingShingle |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. AZEVEDO, D. B. Avicultura |
title_short |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. |
title_full |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. |
title_fullStr |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. |
title_full_unstemmed |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. |
title_sort |
Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. |
author |
AZEVEDO, D. B. |
author_facet |
AZEVEDO, D. B. RENGEL, L. A. MALAFAIA, G. C. THOMÉ, K. M. |
author_role |
author |
author2 |
RENGEL, L. A. MALAFAIA, G. C. THOMÉ, K. M. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Karim Marini Thomé, UNB. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AZEVEDO, D. B. RENGEL, L. A. MALAFAIA, G. C. THOMÉ, K. M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avicultura |
topic |
Avicultura |
description |
Este estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição de uma multinacional estrangeira localizada em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a multinacional adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-03-06T11:11:11Z 2013-03-06T11:11:11Z 2013-03-06 2013-03-07T11:11:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 479-492, set./dez. 2012. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952330 |
identifier_str_mv |
Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 479-492, set./dez. 2012. |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503376263708672 |