Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENZEL, A. B. D.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: GUARINO, E. de S. G., NORONHA, A., GOMES, G. C., MIURA, A. K.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133774
Resumo: O Sistema Agroflorestal (SAF) ou Agrofloresta possibilita aliar agricultura à conservação ambiental. Conhecer as motivações de agricultores em redesenhar unidades produtivas por meio de SAFs contribuirá para embasar políticas públicas, programas e projetos relacionados. Portanto, com a finalidade de compreender a racionalidade que motiva os agricultores a optarem pelo desenvolvimento de SAFs em suas propriedades, foram entrevistadas dez famílias de agricultores com experiência agroflorestal na Serra dos Tapes, no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. As entrevistas foram semiestruturadas, com o objetivo de identificar as motivações que levaram as famílias a se dedicarem às agroflorestas e relacionar estas motivações aos conceitos de racionalidade instrumental e substantiva. Concluímos que os SAFs não são a principal fonte de renda agrícola das famílias entrevistadas, reservando ao sistema um papel mais importante no âmbito ecológico, uma vez que a maioria dos agricultores optou pela agrofloresta a fim de restaurar os agroecossistemas degradados, além de produzir alimentos limpos para autoconsumo, porém, o retorno econômico também é esperado. Os agricultores agroflorestais valorizam as boas práticas agrícolas e enxergam na agrofloresta uma alternativa na busca da segurança alimentar e nutricional, geração de renda e conservação dos agroecossistemas.
id EMBR_5c7410fbc106cfd63f7ec39355da558a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1133774
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.Sistema agroflorestalRestauração ecológicaO Sistema Agroflorestal (SAF) ou Agrofloresta possibilita aliar agricultura à conservação ambiental. Conhecer as motivações de agricultores em redesenhar unidades produtivas por meio de SAFs contribuirá para embasar políticas públicas, programas e projetos relacionados. Portanto, com a finalidade de compreender a racionalidade que motiva os agricultores a optarem pelo desenvolvimento de SAFs em suas propriedades, foram entrevistadas dez famílias de agricultores com experiência agroflorestal na Serra dos Tapes, no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. As entrevistas foram semiestruturadas, com o objetivo de identificar as motivações que levaram as famílias a se dedicarem às agroflorestas e relacionar estas motivações aos conceitos de racionalidade instrumental e substantiva. Concluímos que os SAFs não são a principal fonte de renda agrícola das famílias entrevistadas, reservando ao sistema um papel mais importante no âmbito ecológico, uma vez que a maioria dos agricultores optou pela agrofloresta a fim de restaurar os agroecossistemas degradados, além de produzir alimentos limpos para autoconsumo, porém, o retorno econômico também é esperado. Os agricultores agroflorestais valorizam as boas práticas agrícolas e enxergam na agrofloresta uma alternativa na busca da segurança alimentar e nutricional, geração de renda e conservação dos agroecossistemas.ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL, UFPEL; ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO, CPACT; ALBERI NORONHA, CPACT; GUSTAVO CRIZEL GOMES, UFPEL; ADALBERTO KOITI MIURA, CPACT.HENZEL, A. B. D.GUARINO, E. de S. G.NORONHA, A.GOMES, G. C.MIURA, A. K.2021-08-20T19:00:24Z2021-08-20T19:00:24Z2021-08-202021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista IDEAS, Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 15, p. 1-22, e021011, jan./dez. 2021.1984-9834http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-08-20T19:00:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1133774Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-08-20T19:00:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-08-20T19:00:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
title Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
spellingShingle Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
HENZEL, A. B. D.
Sistema agroflorestal
Restauração ecológica
title_short Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
title_full Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
title_fullStr Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
title_full_unstemmed Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
title_sort Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
author HENZEL, A. B. D.
author_facet HENZEL, A. B. D.
GUARINO, E. de S. G.
NORONHA, A.
GOMES, G. C.
MIURA, A. K.
author_role author
author2 GUARINO, E. de S. G.
NORONHA, A.
GOMES, G. C.
MIURA, A. K.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL, UFPEL; ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO, CPACT; ALBERI NORONHA, CPACT; GUSTAVO CRIZEL GOMES, UFPEL; ADALBERTO KOITI MIURA, CPACT.
dc.contributor.author.fl_str_mv HENZEL, A. B. D.
GUARINO, E. de S. G.
NORONHA, A.
GOMES, G. C.
MIURA, A. K.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema agroflorestal
Restauração ecológica
topic Sistema agroflorestal
Restauração ecológica
description O Sistema Agroflorestal (SAF) ou Agrofloresta possibilita aliar agricultura à conservação ambiental. Conhecer as motivações de agricultores em redesenhar unidades produtivas por meio de SAFs contribuirá para embasar políticas públicas, programas e projetos relacionados. Portanto, com a finalidade de compreender a racionalidade que motiva os agricultores a optarem pelo desenvolvimento de SAFs em suas propriedades, foram entrevistadas dez famílias de agricultores com experiência agroflorestal na Serra dos Tapes, no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. As entrevistas foram semiestruturadas, com o objetivo de identificar as motivações que levaram as famílias a se dedicarem às agroflorestas e relacionar estas motivações aos conceitos de racionalidade instrumental e substantiva. Concluímos que os SAFs não são a principal fonte de renda agrícola das famílias entrevistadas, reservando ao sistema um papel mais importante no âmbito ecológico, uma vez que a maioria dos agricultores optou pela agrofloresta a fim de restaurar os agroecossistemas degradados, além de produzir alimentos limpos para autoconsumo, porém, o retorno econômico também é esperado. Os agricultores agroflorestais valorizam as boas práticas agrícolas e enxergam na agrofloresta uma alternativa na busca da segurança alimentar e nutricional, geração de renda e conservação dos agroecossistemas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20T19:00:24Z
2021-08-20T19:00:24Z
2021-08-20
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista IDEAS, Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 15, p. 1-22, e021011, jan./dez. 2021.
1984-9834
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133774
identifier_str_mv Revista IDEAS, Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 15, p. 1-22, e021011, jan./dez. 2021.
1984-9834
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503508752334848